Português (Brasil)

Gabriel Luís, professor do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont, divulga obra em João Pessoa-PB

Gabriel Luís, professor do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont, divulga obra em João Pessoa-PB

Data de Publicação: 16 de outubro de 2023 11:57:00 "Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação" é o título do livro publicado pela editora Appris; veja como adquirir a obra apresentada no Congresso Nacional de Educação (CONEDU)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

Gabriel Luís da Conceição, que atua como professor no IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont, divulgou sua obra "Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação" no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 12 e 14 de outubro.

O livro Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação apresenta uma análise sobre a possibilidade de inserção das ideias elementares da Geometria Riemanniana, articulando matemática e geografia de forma interdisciplinar, para alunos da educação básica. 

“Foi uma excelente experiência, rica de contatos de trocas de saberes e de possibilidades de parcerias para nossas atividades no IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont. Com participação de professores e pesquisadores de diversas partes do país, além de convidados internacionais, pudemos divulgar o nosso trabalho", disse o professor.

Além de Gabriel, o também professor do IF Sudeste, Sandro Baldo, e a estudante de licenciatura em matémática e egressa da Pós Graduação em Educação Contemporânea, Valquíria Carvalho, estiveram no evento. 

"Sandro Baldo e eu publicamos juntos no e-book do evento um capítulo do livro, já Valquíria Carvalho publicou dois trabalhos: um em coautoria comigo e com o professor Márcio Delgado e outro em coautoria com o professor José Ronaldo Alves Araújo”, conta.

O texto do "Geometria Riemanniana, segundo o autor, foi norteado pelas seguintes questões: se a Geometria Riemanniana está presente em nosso dia a dia, por que não abordamos as suas ideias elementares, identificando algumas aplicações nas escolas da educação básica? Mais especificamente: como podemos explorar esses conceitos em sala de aula de maneira interdisciplinar? Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo experimental, utilizando a metodologia de pesquisa-ação. 

As construções e interações dos alunos na realização das atividades levaram à análise de como a introdução da Geometria Riemanniana contribui para a aprendizagem desses conceitos e quais de suas aplicações lhes são intrínsecas, permitindo melhor compreensão sobre alguns conteúdos estudados nas aulas de geografia.

O livro encontra-se disponível para venda no site editoraappris.com.br 

 


Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário