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MRS Logística e vereadores discutem melhorias na malha ferroviária em Santos Dumont

MRS Logística e vereadores discutem melhorias na malha ferroviária em Santos Dumont

Data de Publicação: 23 de agosto de 2023 16:35:00 Caderno de obrigações da empresa prevê colocação de cancelas nas Passagens de Nível

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 Por Gilberto Freire - Repórter...

Na tarde da última segunda-feira (21) representantes da MRS Logística estiveram na Câmara Municipal de Santos Dumont para informar aos vereadores as melhorias na malha ferroviária no trecho que passa pelo município. 

Estiveram presentes Carla Costa, gerente de Relacionamento Institucional da MRS, e Rhian Cabral, técnico da empresa, que foram recepcionados pelo vereador presidente Flávio Faria (PTB), pelo vice-presidente Niltinho (PDT), pelo secretário em exercício Luciano Gomes (Cidadania) e por todos os demais vereadores.

Todos os parlamentares fizeram considerações sobre os problemas que a população tem com a ferrovia. O alto índice de acidentes em toda a malha ferroviária sob concessão da MRS é um fator de alerta que preocupa autoridades políticas e a direção da concessionária.

Em toda a área de concessão da empresa, o trecho de Santos Dumont figura como um dos mais problemáticos em que a MRS está presente. Carla Costa apontou que muitos dos acidentes de uma maneira geral poderiam ser evitados, pois na maioria dos casos a imprudência e a desatenção são as causas mais frequentes.

O site da empresa aponta que em 2022, dos 104 acidentes na área da concessionária, 102 foram causados por terceiros e apenas 02 apresentaram falhas técnicas. 

No início de agosto, o Portal 14B mostrou que Santos Dumont lidera o ranking de acidentes envolvendo trem no estado de Minas Gerais na área de atuação da MRS Logística. Os dados levam em consideração os registro no primeiro semestre de 2023.

Melhorias estão previstas no caderno de obrigações da MRS 

O Caderno de Obrigações em que a MRS apresentou à União, por ocasião da renovação da concessão por 30 anos, prevê a instalação de sinalização ativa nas Passagens de Níveis nos seguintes trechos:

- Travessia do Fritz, Rua Manoel Rosa Machado, Sinalização Ativa tipo 01; cada uma com previsão de custo de R$ 550.455,53. 

- Estação Ferroviária, na Rodoviária, e no Bairro Vila Esperança, Sinalização Ativa Tipo 02, cada uma com o custo previsto em R$ 752.318,62. 

Os trechos da Passagem de Nível para pedestres da Estação Ferroviária, Travessia do Fritz, Rua Joana Cunha e Rodoviária ainda terão melhorias com investimentos previstos de R$ 95.257,88 cada.  

A concessionária ainda se comprometeu a implantar nova Passagem de Nível para pedestres nas seguintes localidades: 

Três no Bairro Água Espraiada ao custo de R$ 334.620,93, duas no bairro das Graças ao custo R$ 223.080,62 e uma na Mantiqueira no valor de R$ 111,540,31. 

Na tentativa de impedir o acesso da população que passa diariamente a pé pela linha férrea, a MRS prevê a criação de obstáculo com a construção de muros ou reparos. Serão investidos ao todo R$ 1.242.014,89 na construção de muros na sua área de domínio. 

Diante ao exposto pelos parlamentares, Carla Costa e Rhian Cabral buscaram da melhor forma explicar a atual situação da concessionária, e quanto às pendências diversas, os funcionários ficaram de manter contato com os parlamentares na tentativa de resolvê-las.

 

Fotos: Gilberto Freire

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