Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 19 de abril de 2023 15:45:00 19 de abril de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  SURPRESA

Fui surpreendido nesta quarta-feira (19) com a publicação de uma foto de uma Comissão de Carnaval durante o governo José Antônio Pedro. Nela está meu saudoso pai Gilberto Freire Filho, que na época compôs a comissão, sendo ele abraçado por Sr. Zé Pedro. À esquerda está o meu amigo José Candido da Silva, popular Bizuca, que na época emprestava todo seu talento. Parabéns, Bizuca, pela bela publicação.   

  FELICITAÇÕES

Parabéns ao senhor Antônio Dória e sua esposa Maria Aparecida Barreto Dória, por ocasião de suas Bodas de Vidro, comemorando 58 anos de um casamento duradouro e feliz. A data foi comemorada no último dia 14 de abril. Desejo ao casal e toda família muitos anos de alegrias.  

  ANIVERSÁRIO

No próximo sábado dia 22, a comunidade musical de Santos Dumont vai comemorar no “Calçadão da Rua Antônio Ladeira”, o aniversário do amigo Antônio Fagundes Faria. A comemoração vai contar com a participação da Orquestra Veja. Parabéns Toninho Faria.

  FELIPE

O vereador Felipe da Silva Chaves (União Brasil) se queixou aos secretários pela não execução de algumas obras já autorizadas pela União. O montante a ser aplicado no município ultrapassa os R$ 1,5 milhão. Essa é uma situação que deve ser observada pelo Executivo.

  INÁCIO

O secretário polivalente do governo, Inácio Barbosa, conseguiu responder aos questionamentos dos vereadores. Explicou vários deles mas não conseguiu convencer. As constantes idas e vindas à Brasília, para estender a validade dos projetos cuja as datas de execução expiraram, mostra que o cacife financeiro da Prefeitura anda por um fio. Porém, há muita vontade de não se perder os recursos federais. O secretário mostrou bastante presença e persuasão. 

  OSCAR TOLEDO

O secretário de Obras Oscar Toledo frequentemente é convidado a se explicar na Câmara Municipal. E sempre que vai, tem a justificativa de que teria novo compromisso na Promotoria de Justiça. Os vereadores suspeitam de que a desculpa é para se esquivar de temas embaraçosos. Naturalmente ele refutaria esta suspeita.

CONVITE

Oscar convidou o vereador Conrado a ir a seu escritório na Secretaria de Obras para discutir uma pauta de reivindicações do parlamentar. Conrado não ficou muito satisfeito entendendo que os vários compromissos assumidos pelo secretário Oscar que não foram honrados. Neste caso, novas reuniões para discutir temas que serão postergados não faz sentido.

COMPROMISSO E PROMESSAS

Oscar Toledo, ao ser cobrado pelo vereador Conrado, disse que tinha com ele compromisso e não promessas, e que o atenderia em suas solicitações.

Em pesquisa ao Google conseguimos sanar essa dúvida. Compromisso significa: “obrigação assumida por uma ou diversas partes”. Promessa: “Substantivo feminino de se fazer alguma coisa. Aquele que promete algo quer dizer que está comprometido com aquilo”.

Neste caso Oscar está compromissado em sua promessa ao vereador. Prometeu tem que cumprir. Quem promete tem que honrar sua palavra.

No jargão político moderno, entretanto, quem assume um compromisso, empenha sua palavra no compromisso assumido. Já quanto as promessas, não espere que sejam cumpridas, pois não serão. Neste caso especifico acredito que Oscar vai se empenhar nos compromissos assumidos. Viver e aprender.

  VALQUÍRIA

A secretária Valquíria Carvalho que fez um excelente trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social assume o novo desafio na Secretaria de Modernização. Ainda que tenha pouca afinidade com a pasta, acredito que terá desenvoltura para aprender rápido o novo oficio. Faço votos de sucesso e realizações.

  MAGISTÉRIO

Ao tomar conhecimento de que a Prefeitura enviaria à Câmara Municipal o projeto da correção do Piso Salarial dos profissionais de Magistério, o vereador Flávio Faria mão perdeu tempo e foi buscá-lo para acelerar a votação da matéria. Com a aprovação do texto na última sexta-feira (14), o parlamentar disse após a votação que a Câmara não se furta em cumprir o seu papel perante a sociedade sandumonense. Flávio Faria e os demais Edis, sempre pautaram suas condutas de olho no interesse público de nossa sociedade, mesmo diante de críticas. A aprovação do texto que concede reajuste de 14,95% aos profissionais de Magistério é uma prova disso.

  NEGOCIAÇÃO

Para conseguir a aprovação dos projetos relacionados aos profissionais de Magistério, o prefeito Betinho e seu staff foram à Câmara discutir o projeto. Na ocasião, explicaram a necessidade da aprovação do texto entregue pelo Executivo ao Legislativo. Com a nova composição de seu secretariado, fica a pergunta, quem será o articulador do Betinho. Seu líder de governo ou a secretária de Administração?

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário