Português (Brasil)

Diretores de escolas e PM se reúnem para definir ações de segurança nas instituições de ensino em Santos Dumont

Diretores de escolas e PM se reúnem para definir ações de segurança nas instituições de ensino em Santos Dumont

Data de Publicação: 12 de abril de 2023 17:20:00 Controle de entrada e saída, rede de comunicação e rondas da Polícia Militar nas escolas do município são algumas das medidas imediatas definidas na reunião realizada na noite dessa terça-feira (11)

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

 

Em busca de mais segurança nas instituições de ensino de Santos Dumont, diretores de escolas, Secretaria de Educação e Polícia Militar se reuniram na noite dessa terça-feira (11), no auditório da Fundação Educacional São José (FESJ), para discutirem o tema. 

Representada pelo tenente Caio César e pela cabo Juliane Guimarães, a PMMG fez uma apresentação das ações que podem ser implementadas no município, como um plano de contingência nas instituições inspirado em países que sofrem com ataques de forma mais frequente, assim como medidas que já estão em curso. 

"Desde a segunda-feira a PM já tem implementado ações para restabelecer a sensação de segurança da população escolar. Nós estamos mais presentes nas escolas, estamos visitando todas de Santos Dumont. Além disso, aqueles casos em que as pessoas estão sugerindo algum ataque às escolas, nós estamos apurando se há fundamento, e essas pessoas serão responsabilizadas na forma da lei", disse o tenente Caio.

O município tem atualmente cerca de 40 instituições de ensino. Durante a reunião, algumas diretoras expressaram a preocupação de pais e responsáveis de alunos sobre eventuais ataques nas escolas sandumonenses. No entanto, a PMMG disse que em meio ao cenário de insegurança, algumas fake news (notícias falsas) contribuem para propagar o caos, mas não há nada de concreto na cidade, até o momento.

"Todos os casos que chegaram ao nosso conhecimento foram devidamente apurados e nenhum deles houve confirmação de um possível ataque. Em todos os casos os indivíduos, na maioria das vezes crianças, estavam tentando gerar o pânico como uma forma de talvez impedir o dia a dia da escola. Mas estamos atentos e todos os casos que chegam ao noso conhecimento, aprofundamos para ver se há fundamento", explicou o tenente. 

O encontro serviu também para traçar algumas medidas imediatas, como a criação de uma rede de comuicação entre as instituições e o órgão de segurança pública. Além disso, ficou estabelecida uma série de orientações a serem tomadas internamente nas escolas, de acordo com Bárbara Vieira Marques, secretária municipal de Educação.

"Essa reunião foi muito importante para que a gente possa traçar as estratégias e melhorar a segurança nas escolas. A Secretaria de Educação juntamente com a PM e o Ministério Público têm traçado algumas ações, uma delas é a passagem da PM nas escolas; estamos também orientando os profissionais pedindo para que tenha sempre alguém no portão na entrada e na saída das escolas", disse. 

"Saio daqui mais tranquila", diz diretora do Caic

Uma das diretoras presentes foi Inah Lige Ribeiro, representando a Escola Municipal Malaque Neif Haddad (Caic), do Bairro Córrego do Ouro, que diz ter saído mais aliviada da reunião, após os esclarecimentos e instruções.  

"Hoje saio mais calma, saio com mais fluência no que vou poder dizer, com mais segurança no que a gente vai passar para os pais, os filhos são os maiores tesouros dos pais. Eu sou diretora, tenho funcionários, professores, a minha vida, a vida de todos, principalmente dos alunos está em jogo. O balanço que eu faço é que saio com mais tranquilidade para acalmar os pais, que é o que estamos precisando no momento. Vamos levar essa calmaria para a escola para que possamos continuar nosso ano letivo da melhor forma", declarou.

Vigilância armada fica de stand-by

Na segunda-feira (10), o Portal 14B mostrou que a Secretaria de Educação planejava estudar a implementação de uma vigilância armada nas escolas de Santos Dumont. No entanto, o projeto ainda precisaria passar por análises técnicas antes de avançar.

Depois da reunião, a secretária da pasta, Bárbara Vieira Marques, afirmou que por ora prefere esperar os efeitos da medida adotada pela PM de efetuar uma rondas nas escolas.

"Nós estamos estudando essa possibilidade sim, mas diante da PM se disponibilizar a estar fazendo essa vigilância nas escolas, estamos analisando se há essa necessidade. Estamos verificando o que podemos investir na segurança física da escola, nos profissionais, já que a PM se disponibilizou a fazer essa ronda nas escolas", disse.


Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário