Português (Brasil)

Vídeo: secretária de Educação fala sobre segurança das escolas e creches em Santos Dumont

Vídeo: secretária de Educação fala sobre segurança das escolas e creches em Santos Dumont

Data de Publicação: 7 de abril de 2023 14:34:00 Segundo Bárbara Vieira Marques, a pasta estuda se reunir com diretores na próxima semana para tratar das questões relacionadas à segurança das instituições de ensino

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo e agora Blumenau, em Santa Catarina. A dor imensurável de perder alguém próximo. São exemplos trágicos de uma estatística alarmante. De 2002 a 2023 foram contabilizados 22 ataques em escolas do Brasil, sendo 12 deles somente nos últimos dois anos.

Depois de casos como esses, é ligado o sinal de alerta na cabeça dos pais, responsáveis e educadores; e surge a seguinte questão: as escolas e creches em Santos Dumont estão preparadas para evitar situações como essas?

Segundo Bárbara Vieira Marques, secretária municipal de Educação, o tema já vem sendo tratado há algum tempo, embora a cidade não tenha registro de ocorrências do gênero.

"Desde que estou à frente da Secretaria no governo Betinho, tentamos recuperar a valorização e a segurança das escolas, já reformamos sete delas e inauguramos a creche. Isso tudo para que as crianças e os pais possam ter segurança naquele local", disse. 

Com os acontecimentos recentes e a imprevisibilidade do surgimento de casos como esses tipos de ataques, a pasta pretende tomar atitudes no município.

"A gente tem tentado com os educadores, os supervisores, que eles identifiquem o mais rápido possível pra que isso não ocorra. Estamos montando um projeto para que isso seja trabalhado e todos tenham consciência do quão ofensivo é o bullying, do quão prejudicial isso vai ser para a vida dos colegas. A gente tem que trabalhar isso como forma de educação, não só coibir, mas educar" afirma Bárbara.

A secretária continua: "A gente sabe que não adianta uma atitude isolada da Secretaria, nós precisamos conversar com todas as escolas, com os pais. Estamos tentando marcar na próxima semana uma reunião com todos os diretores, porque eu gostaria de ajudar todas as escolas, não só as municipais, mas sim as escolas estaduais, particulares, tem que ter o envolvimento de todos".

A cidade atualmente tem mais de 30 instituições de ensino entre creches, escolas municipais e estaduais. Quem deixa o filho em alguma delas, não esconde a preocupação.

"O sentimento é de muita insegurança. Hoje quando eu vi a reportagem na televisão, fiquei muito emocionada, até chorei. Quando uma mãe perde um filho, todas as mães perdem", disse Angela Cristina, mãe do Paulo Ricardo de 11 anos.

Angela se referiu ao caso de Blumenau, em que quatro crianças foram assassinadas depois de um homem invadir uma creche. 

As escolas que possuem monitoramento por câmeras se segurança em Santos Dumont tinham como objetivo coibir furtos e invasões. Mas a pasta não descarta que esses equipamentos sejam implementados nas demais instituições para evitar possíveis ataques.

 

Imagens e edição: Marcos Evangelista

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário