Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 16 de março de 2023 09:39:00 15 de março de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  ANIVERSÁRIO - I

No último domingo (12), o vereador Felipe da Silva Chaves (Cidadania) comemorou juntamente com sua família o aniversário de seu tio Mário Luiz e sua tia Fátima. Na foto vemos o parlamentar Felipe, ladeado por Mário Luiz, sua mãe Joana e sua tia Fátima também aniversariante. Faço votos de muitas realizações a todos.

  ANIVERSÁRIO - II

Nesta quinta-feira (16), um querido amigo e irmão de armas, Paulo Ribeiro, completa mais um ano de vida. Faço votos de plena felicidade a este amigo de longa data. Com certeza este também é o desejos de todos os amigos do tempo de 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada. Paulo certamente vai receber os abraços de parentes e amigos por ocasião desta importante data. Abraços, caro amigo.

  LITERATURA

No próximo dia 08 de abril, a amiga Jane Orlando Abdallah Ferreira, terá uma noite de autógrafos para lançar seu novo livro “Águas Claras -= Andanças”. O lançamento vai acontecer na Câmara Municipal de Santos Dumont às 19 horas.

Nesta importante noite, a escritora vai receber parentes, amigos, e toda uma legião de admiradores para conhecer o seu mais novo lançamento. Faço votos de muito sucesso nesta nova publicação, que vai estar disponível ao público em breve.

  FALECIMENTO

No último final de semana, Santos Dumont foi surpreendida com o falecimento prematuro da senhora Tidora Coimbra. Ela que era muito simpática, alegre e descontraída, além de ter tido uma participação ativa no Parlamento da Terceira Idade, no Legislativo da cidade.

Aqui manifesto o meu pesar, por ocasião de uma pessoa tão distinta. Deixo aos familiares minha solidariedade. Sei que Deus tem um plano para cada pessoa, e com certeza ela está em um bom lugar.

  DOAÇÕES

No dia 1 de março a direção do Presídio de Santos Dumont, fez a doação de alguns cestos de legumes para o Lar São Miguel. O diretor Thiago e o vice-diretor Alexandre têm mantido regularmente as doações, que enriquecem a alimentação diária dos idosos internados na unidade.

  PAULA SANTOS

A empresária Paula Santos esteve na segunda-feira na Câmara Municipal discutindo com os vereadores melhorias no transporte público. Diante da necessidade de se equilibrar despesas e receita, ela apontou que as gratuidades no transporte público tem deixado a atividade em uma situação bastante difícil. Ela expôs a situação de uma forma bastante clara, dizendo que na Mantiqueira costuma transportar em média 150 passageiros por dia, mas que 80 deles não pagam passagem. O desequilíbrio é gritante. Com esta situação as empresas correm riscos de parar com a atividade caso a situação perdure.

  VIPLAM

Outra importante personalidade é o senhor Marcos Geraldo de Oliveira, proprietário da Celeste Viplam. Ele por gerenciar uma empresa ainda maior, tem um ônus proibitivo para os padrões de sustentabilidade. Com a pandemia de 2020 a 2022, a empresa perdeu muitos clientes. Gastos como manutenção de frota, pneus, combustível, folha de pagamento, encargos sociais frequentemente reajustados. Naturalmente a empresa com apoio público vai pedir subsídio à Prefeitura a fim de equilibrar as contas. Faço votos para que a Celeste Viplam e a viação Paula Santos consigam, e que o prefeito Betinho se sensibilize com o justo pleito. Mesmo diante da pandemia o empresário não demitiu ninguém.  

MINAS

O governador de Minas Romeu Zema (Novo) e o vice-presidente do país Geraldo Alckmin (PSB) participaram na segunda-feira (13) do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O vice-presidente não fez nenhum anúncio para Minas e nem mesmo citou Zema em seu discurso. Acho que isso é um desrespeito do vice-presidente para com as autoridades constituídas de nosso estado, sobretudo com o povo mineiro.

CANDIDATO A VICE

No meio político dos prefeitáveis em Santos Dumont, muito tem se discutido a questão de um bom nome a vice-prefeito. Não vou dizer o nome, mas ele é uma liderança religiosa de grande peso, possui grande afinidade com o Poder Legislativo e possui muito talento para obras, além de ter o dom da oratória. Quem é ele?

ECONOMIA

O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) prevê que texto da reforma tributária seja aprovado até outubro e diz à imprensa que a ideia é eliminar desonerações ‘completamente arbitrárias’. Segundo ele, o imposto único é um caminho natural. Tem pessoas que comemoram a possibilidade do imposto único, em detrimentos dos cinco existentes atualmente. Meu maior temor para a dita “reforma”, é o aumento da carga tributária. Se a Receita Federal é tida como o Leão, pela tamanha voracidade, o Estado é um verdadeiro dragão. Com a economia não dá para brincar.

PREOCUPANTE

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou essa semana que o Poder Executivo trabalha em uma proposta de regulamentação das plataformas digitais, como redes sociais. O texto, que está em fase de elaboração, será ainda apresentado ao presidente Lula (PT) e depois enviado ao Congresso, onde deve ir diretamente ao deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator de outro projeto que trata sobre fake news. Já existem tantas leis responsabilizando possíveis infratores, que agora eu entendo que querem criar uma nova lei, que deva engessar os produtores de conteúdo.

INTERESSANTE

A prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão (PT) foi destacada nominalmente pelo presidente em Lula, na solenidade de lançamento do Programa da Alimentação Escolar. Com isso a prefeita Margarida estendeu sua permanência em Brasília, visando agilizar o financiamento para grandes obras e um novo programa que tem como objetivo destravar obras paradas, como a BR-040, na região do bairro São Pedro.

Passado dois anos à frente do Executivo Municipal, Margarida começa avaliar nos bastidores a possibilidade de disputar a reeleição. 

15 MINUTOS

Essa questão já virou bagunça há muito tempo. Os bancos fingem que cumprem e algumas autoridades fingem que fiscalizam, mas quem arca com o prejuízo é a população.

Reconhecida pela corte superior do TJMG, a Lei 11.023, que regula o tempo máximo de espera nas filas de banco (15 minutos nos dias normais e 30 em vésperas ou logo após feriado) continua sendo desrespeitada. A situação é tão grave, que agora para tudo há uma fila, mercados, padarias, unidades básicas de saúde e muito mais. Assim não dá.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário