Português (Brasil)

Cidade em foco

Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2023 18:09:00 24 de fevereiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista...

 

Carnaval

Com o cancelamento do Carnaval em Santos Dumont, muita gente escolheu buscar sítios e granjas para descansar neste feriado com boas companhias, cerveja gelada e aquela carninha assada.

Estava difícil conseguir um sítio ou casa na zona rural para alugar em Santos Dumont.

Aracitaba

O Carnaval de Aracitaba foi muito concorrido, recebendo muita gente de Santos Dumont, inclusive o Bloco do Cremoso.

Parte da população achou meio precipitado o cancelamento do Carnaval este ano, mas só quem está dentro da Prefeitura sabe os reais motivos que levam a uma decisão desta, principalmente com relação à capacidade de investimento nas áreas mais afetadas.

Passeando na Terrinha

Bombou nas redes sociais um vídeo mostrando uma capivara andando tranquilamente pelo ‘Passeio de Cima’ na madrugada do dia 23.

Por certo, esta não queria o barulho do Carnaval e veio curtir o sossego na ‘Terra do Pai da Aviação’.

Esta é a segunda aparição de uma capivara no centro da cidade em menos de um mês, coisa rara até o presente momento.

120 Anos do Hospital

No próximo de 01 de março o Hospital Misericórdia de Santos Dumont comemora 120 anos de fundação. Data que deve ser registrada e celebrada, pois apesar de muitas crises, nosso único hospital se mantém firme e num caminho muito promissor.

Cachorros nas Ruas

Continua o problema do grande número de cachorros soltos nas ruas da cidade. Apesar de termos muitas pessoas que cuidam com carinho destes bichinhos, a cidade precisa de um local apropriado para cuidar, castrar e só depois soltá-los novamente nas ruas.

O ideal seria a Prefeitura firmar uma parceria com um dos grupos de proteção aos animais. A Prefeitura entraria com a estrutura e os recursos, e os abnegados defensores da causa animal cuidariam do bem estar e da saúde dos bichinhos.

Gastro

A jovem Olívia Amorim, filha do casal Ivan e Didi, concluiu sua especialização em gastroenterologia pelo Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro. Ela agora planeja novos desafios em sua bem sucedida carreira na medicina.

Renan Souza

Um abraço para o amigo e grande incentivador do Portal 14B, Renan Souza, que comemorou aniversário no dia 22 de fevereiro.

Renan é um entusiasta pelas causas da cidade e tem atuação destacada nas áreas de educação e cultura em nosso município.

Transporte, Segurança, Saúde...

Quem também festejou aniversário esta semana foi o multifuncional Clésio Santos. Além de grande amigo, Clésio tem uma disposição incrível de participar das causas de nossa comunidade, tendo participação ativa nas áreas de saúde, segurança pública, cultura e transportes.

Grande abraço, meu amigo, e sucesso sempre...

 

 

Trânsito

Recém empossado secretário de Transporte e Trânsito, Renan Garcia vem desenvolvendo um trabalho dinâmico, colocando em prática várias decisões já tomadas mas ainda não efetivadas, inclusive buscando um maior alinhamento com o Ministério Público, que tem várias ações relacionadas ao setor.

A licitação dos táxis, a regulamentação do transporte por aplicativos e mudanças no trânsito já estão em andamento.

Eleições 2024

Em conversa com amigos e populares pelas ruas da cidade já dá para perceber uma certa ansiedade por parte dos eleitores quanto à sucessão municipal de 2024.

Muitos nomes estão sendo especulados como prováveis candidatos, mas a maioria destes nomes não anda empolgando os sandumonenses.

Avenida Dalton Abud

Uma justíssima homenagem por parte da Câmara Municipal dará o nome do ex-vice prefeito Dalton José Abud, meu saudoso amigo, à antiga Rua 15 de Fevereiro.

Além de amar nossa cidade e ter tido participação ativa na política local, ele foi um empresário que gerou muitos empregos e renda para nossa cidade, tendo também contribuído de forma efetiva na Associação Comercial. Ele foi ainda o fundador da Agência de Desenvolvimento – ADESAN, e membro ativo do Rotary Club.

A iniciativa foi do vereador Keilon Mazilão e obteve aprovação unânime dos demais vereadores.

15 de Fevereiro

Após a notícia sobre a mudança de nome da Rua 15 de Fevereiro, buscamos relembrar o porquê da rua ter este nome, já que esta data passa despercebida pela maioria absoluta da população e realmente não justifica dar nome a uma via tão importante.

Somente após uma pesquisa, descobrimos que 15 de Fevereiro foi a data de implantação do governo municipal na cidade, no longínquo ano de 1890. A história de nossa cidade é rica e interessante, sendo que a data de criação do município foi 10 de fevereiro, mas só no dia 15 o governo foi implantado.

Estes e outros fatos históricos de nossa cidade podem ser pesquisados no livro ‘Eles Fizeram a História de Santos Dumont’, de autoria de Clézio Sá.

Trecho

O trecho da Rua 15 de Fevereiro que passará a se chamar ‘Avenida Dalton José Abud’ fica entre a Praça Rotary Club, na entrada pelo trevo sul da cidade, e a Rua Professor Américo, em frente ao 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. O trecho entre a 63ª Cia. PM e o pontilhão de acesso ao 4º Depósito continua com o antigo nome.

Avenida Dr. Guilherme de Castro

Outra mudança em nomenclatura de rua aprovada esta semana pela Câmara foi a mudança da Rua Dr. Guilherme de Castro para Avenida Dr. Guilherme de Castro. Esta rua fica entre o antigo Lactário e o 4º Esquadrão.

Orgulho do ‘Nosso Cabangu’

 

Um vídeo produzido pela RMJ mostra a beleza e os atrativos que o ‘Cabangu Campestre Clube’ oferece àqueles que têm o prazer de desfrutar de sua linda sede.

As opções de lazer, a estrutura do clube e as atividades recreativas implantadas pela atual diretoria nos enchem de orgulho e mostram que este é um dos melhores clubes de todo o estado de Minas Gerais.

Lá, certamente, é um local que levamos nossas ‘visitas’ para conhecer na certeza de que elas voltarão para suas cidades com uma linda impressão de Santos Dumont.

Cidade Parada

Em conversa com o amigo Paulo Vieira esta semana, ele pontuou sua preocupação com o baixo movimento apresentado pelo comércio da cidade e nos bares e restaurantes nas noites sandumonenses.

Esta preocupação é geral e esperamos que seja temporal, reflexo das incertezas econômicas do momento e do período pós covid; e não uma tendência que pode piorar ainda mais a economia e a qualidade de vida de nossa população.

Esquecidos

Mais de uma semana após a conclusão das obras, estes dois cavaletes da Prefeitura continuavam ‘estacionados’ em frente ao Fórum da Rua Afonso Pena na manhã desta sexta-feira.

Às vezes eles ficarão mesmo permanentes sinalizando o local.

Revitalização

Uma completa revitalização do “Calçadão” da Antônio Ladeira e da Avenida Rui Barbosa estão entre as metas apresentadas em projeto elaborado pela ADESAN e Associação de Catadores de Recicláveis do município.

O projeto já foi aprovado pelo prefeito Betinho e aguarda trâmites burocráticos para sair do papel. A limpeza, paisagismo, instalação de lixeiras e arborização são os pontos a serem atacados nestas vias.

Nostalgia

Boas lembranças. É isso que esta foto nos traz com a dona Eny no caixa da Distribuidora de Jornais e Revistas Vitória Régia, localizada na Rua Luiz Cunha.

Pioneiro no ramo de venda de jornais e revistas, seu Moacyr por muitos anos nos trouxe informação, cultura e entretenimento. Me lembro como se fosse hoje de visitar a distribuidora e ‘namorar’ os gibis cuidadosamente expostos ao longo das prateleiras que contornavam o estabelecimento.

Rádio Cultura FM

A Rádio Cultura, patrimônio da cidade, está agora na frequência FM. A frequência é 90,1, e agora os programas da nossa ‘Princesinha de Minas’ estão indo ainda mais longe e com muito mais qualidade.

Isso é fruto de muito trabalho dos diretores Sérgio Rodrigues e João Begatti, além do time formado por Tóta Meneguel, Alessandra Batista, João Batista, Edson Palma, Willian Silva, Luciano Leite e Maristela Ferreira.

Tangará Tênis Clube

Ainda não conseguimos em Santos Dumont ter um projeto viável para o Tangará Tênis Clube. Antes pertencente ao Governo de Minas, o Tangará, após o fechamento do clube social, teve seu patrimônio doado ao município, mas desde então vive no ostracismo, funcionando apenas com a quadra coberta e como depósito da Prefeitura.

O patrimônio já foi oferecido ao SESC, SENAC, SESI e outras entidades de classe, mas nenhuma se animou a assumir o antigo ‘Gigante da Colina’.

O atual vice-prefeito Gonzagão está com expectativa de que consiga recursos para uma mega reforma no local e disse ainda que já tem um projeto pronto para buscar verbas públicas.

Vamos torcer para que este patrimônio da cidade seja finalmente destinado à população com seu pleno potencial.

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Muito boa a coluna Parabens a escolha ldo Abud para o nome dax av