Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 11 de janeiro de 2023 17:05:00 11 de janeiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  TERRORISMO

Todos nós fomos surpreendidos no último domingo com a ação dos manifestantes bolsonaristas que praticaram terrorismo contra a República Federativa do Brasil. Em uma ação coordenada pelo grupo de Brasília, foram invadidos o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Não há como não reconhecer que o grupo foi audacioso com essa ação. Ainda hoje as autoridades tentam explicar a falta de ação dos policiais do Distrito Federal, digo de passagem os mais bem pagos do país.

O que vimos acontecer no domingo é inadmissível para o Brasil.

   BGP

Com a invasão dos prédios dos três poderes onde estava o Batalhão da Guarda Presidencial, responsável pela guarda do Palácio do Planalto e do próprio presidente da República? Essa é uma pergunta até o momento sem resposta. Durante os atos em Brasília a guarda tinha apenas um pequeno efetivo que nada pôde fazer, retomou suas funções apenas após a liberação do prédio por parte da Polícia Militar do Distrito Federal.

  AUSÊNCIA

É de surpreender que nos três poderes não houvesse nenhuma autoridade, pois se lá estivesse não teria como conter a fúria dos terroristas. Ainda bem que o prejuízo foi apenas material, pois não houve mortes. Mas é lamentável que tenhamos presenciado através das transmissões de TVs tantos prejuízos. Graças a Deus que vidas foram preservadas daquilo que poderia vir a acontecer.

  RICARDO CAPPELI

Tão logo o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tomou conhecimento do que acontecia na capital da nação, ele optou por uma intervenção federal na segurança pública do distrito. Foi nomeado como interventor Ricardo Garcia Capelli que é secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Jornalista, Pós Graduado em Administração Pública pela FGV.

Ele ainda no domingo começou a articular as forças de segurança sob seu poder para prender e identificar os responsáveis.

  IBANEIS ROCHA

Não adiantou o governador Ibaneis Rocha ir a publico pedir desculpas. Por mais que tentasse se desculpar o governador conseguiu avaliar a situação de forma errada, tanto é que depois de tudo que aconteceu ele acabou sendo afastado de seu cargo pelo então ministro do STF Alexandre de Moraes. Não se sabe ainda se o governador afastado por 90 dias, foi incompetente ou conivente com a situação. 

  ANDERSON TORRES

Ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, ex-ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública do Brasil, delegado de Polícia Federal, acabou vendo o chão sumir sob seus pés.

O cara era ministro de Bolsonaro não que isso seja crime. Tomou posse como secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e uma semana no cargo tira férias. Isso é Brasil.

Anderson Torres subestimou o que poderia acontecer em Brasília, infelizmente o que aconteceu acabou caindo em sua conta. Sua ausência do cargo permitiu que a Polícia Militar do Distrito Federal não tivesse uma cadeia de comando eficiente, prejudicando a tomada de decisão de alguns comandantes. Infelizmente vai pagar o pato. 

DEPUTADO LUIZ FERNANDO

O deputado federal eleito Luiz Fernando Faria manifestou sobre o ataque aos três poderes em seu Twitter afirmando: “Condeno veementemente os absurdos ataques antidemocráticos que estão ocorrendo em Brasília. Que os responsáveis por tais atos sejam rapidamente responsabilizados e que a ordem seja restaurada”.

  EVANDRO SARUBBI

Na próxima sexta-feira (13) o amigo e empresário Evandro Sarubbi completa mais um ano de vida. Ele que foi o grande destaque político do ano de 2021, vai receber os abraços carinhosos de sua esposa Geane Mendes, de seus filhos, familiares e amigos. Forte abraço caro amigo.

  SÃO SILVESTRE

O amigo e atleta Cláudio Batista Rezende, mais uma vez fez bonito, levando o nome de Santos Dumont em um dos maiores evento de atletismo do mundo. Ele participou da 97º São Silvestre realizada no dia 31 de dezembro de 2022. Ciente da responsabilidade de levar o nome de nossa cidade para estas competições de alto nível, Cláudio recebe o apoio das empresas Contabilidade Barbosa, Planeta Animal, Metalgráfica Palmira, Açougue do Bananeira, Léo Peças, Academia Vida Ativa, Moriá Turismo e o apoio incondicional de Rafael Germano.

  REAL DIGITAL

O real digital, versão criptográfica da moeda brasileira, prevista para estrear entre o fim de 2024 e o início de 2025, valerá apenas para grandes transações de bancos no atacado. Mas o cidadão comum também poderá operar uma moeda digital. Só que ela não será do Banco Central, e sim uma “stablecoin”, emitida

por instituições financeiras e lastreada pelo real. Assim como o PIX que foi um grande sucesso no Brasil a proposta é que o novo sistema funcione.

  ROBERTO DIMANITE

O adeus ao grande craque vascaíno Roberto Dinamite. O futebol está perdendo os seus ídolos, sua alegria e toda sua glória para um novo estilo de futebol. O amor ao time e à camisa, tem dado lugar às cifras e aos clubes empresas. O futebol mudou, mas ainda há de reverenciar seus craques como Roberto Dinamite, Pelé, Garrincha e tantos outros que se imortalizaram com a bola no pé. Fica a saudade, e a descoberta de que odiamos amar o bom futebol de Roberto Dinamite. Sem ele o Flamengo, principal rival do Vasco, nunca seria o que é. Roberto Dinamite merece todas as glórias de um grande craque. 

  BRAZILIAN JAZZ – INSTRUMENTAL

Acontece na noite de amanhã no Cap Jack às 20 horas, a 3º Edição do Brazilian Jazz – Instrumental com participação de Tiago Guimarães, Juninho de Sá, Luiz Fernando e Conrado. Assim como nas temporadas anteriores, o evento vai se consagrar de grande sucesso. Parabéns aos músicos que participarão e ao empresário Túlio Caetano por também proporcionar com seus parceiros momentos aprazíveis com este evento.

  CAMPO ALEGRE

Com as chuvas dos últimos dias o secretário de Agricultura Pedro Paulo dos Reis realizou o patrolamento da estrada de Campo Alegre, colocando cascalho em toda sua extensão. A medida foi acertada e chega em bom momento. Este trabalho não passou despercebido pelo vereador Altamir Moisés de carvalho (Rede) que elogiou publicamente nas redes sociais a medida. Agora é aguardar as chuvas cessarem.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário