Português (Brasil)

Sandumonense Raphael Novaes participa de missão oficial da Marinha na Antártida

Sandumonense Raphael Novaes participa de missão oficial da Marinha na Antártida

Data de Publicação: 19 de dezembro de 2022 15:31:00 Missão do militar tem como objetivo apoiar o Programa Antártico Brasileiro na região. Raphael conversou com o Portal 14B e deu detalhes sobre a experiência

Compartilhe este conteúdo:

Por Isabella Sad - Repórter... 

 

A Antártida, conhecida como o continente mais frio e seco do planeta, está abrigando atualmente o sandumonense Raphael Novaes de Paula, de 37 anos. O militar está em missão oficial pela Marinha do Brasil em apoio ao Programa Antártico Brasileiro, como mecânico de manutenção aeronáutica.

A missão do 2º Sargento Aviador Naval da Marinha do Brasil, com duração de seis meses, tem como objetivo executar a logística de pessoal e materiais envolvidos nas diversas pesquisas do Programa Antártico Brasileiro e apoiar a Estação Antártica Almirante Ferraz.

"A viagem está em execução. Basicamente, são empregados dois navios polares e um destacamento aéreo embarcado, o qual pertenço, com dois helicópteros", conta Raphael, que embarcou para o Polo Sul no início de outubro na companhia de outros militares e civis.

Conforme o 2º Sargento, esta experiência lhe proporciona conhecer diversas pesquisas que vêm sendo realizadas na região.

"São estudos com relevâncias para todo o nosso planeta. Além disso, tem o belíssimo visual da navegação pelos canais chilenos e das geleiras da Antártica, sensacionais", destaca.

Apesar das aprendizagens e conhecimentos que vêm desenvolvendo na Antártida, Raphael também está tendo que lidar com a saudade que sente da família, mas que com a ajuda da tecnologia consegue diminuir um pouco a distância que o separa da esposa, Priscilla, e da filha, Cecília.

Outra adversidade que Raphael teve que apreender a lidar foi o frio. Segundo o site MetSul Meteorologia, no ano passado a Antártida contou com temperaturas médias entre -61°C e 1°C.

"Fiz questão de sentir o impacto da baixa temperatura, mas logo me rendi aos diversos equipamentos especiais disponíveis (macacões, máscaras, luvas e botas) para suportar o frio e a sensação térmica, ainda mais baixa, principalmente nos dias de ventos fortes", explica o militar.

Raphael que serve na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, tem previsão de voltar ao Brasil em abril de 2023, mês em que a missão na Antártida será finalizada.

 

Fotos: Arquivo pessoal

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário