Português (Brasil)

Governo de MG diz que instalação de câmeras na farda da PM 'será nos próximos dias'

Governo de MG diz que instalação de câmeras na farda da PM 'será nos próximos dias'

Data de Publicação: 25 de novembro de 2022 23:24:00 Executivo informou que 1.040 dispositivos já foram comprados. Promessa de campanha de 2018 do governador Romeu Zema (Novo) ainda não foi cumprida

Compartilhe este conteúdo:

 Redação...

O vice-governador eleito de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), disse, nesta quinta-feira (24), em entrevista em Belo Horizonte, que a instalação de câmeras em fardas de policiais militares será implementada nos "próximos dias", mas não disse exatamente qual seria a data.

“Serão mais de 4 mil policiais militares que estarão nas ruas a partir dos próximos dias portando as 'body cams'. Elas são coladas ao colete, que vão acompanhar em tempo integral a ação policial, facilitando a apuração dos crimes, porque aquilo que o policial viu estará registrado para que possa ser utilizado nos processos criminais", disse.

Em entrevista ao g1 Minas em agosto deste ano, o governador Romeu Zema (Novo) já havia dito que os equipamentos seriam instalados "nos próximos dias".

Por volta do meio-dia, o governo de Minas Gerais enviou nota informando que a instalação será até o dia 8 de dezembro (veja o comunicado completo abaixo)

Ainda na entrevista, Simões destacou a segurança dos equipamentos.

 

"Ela não permite interrupção de filmagem, ela não permite manipulação ou baixar fora do próprio sistema. Então, a gente está falando de um sistema à prova de manipulação, a fraude, que vai garantir mais segurança para o agente policial porque as acusações que muitas vezes são absolutamente distorcidas sobre possíveis abusos vão estar documentadas e vão nos ajudar na apuração de crimes efetivamente".

Neste primeiro momento, segundo ele, serão 1.040 câmeras e 4 mil PMs usarão em diferentes turnos, em todas as regiões de Minas Gerais. Atualmente, 2 mil policiais já foram treinados para usar as câmeras.

Com relação à divulgação das imagens, o político explicou que elas serão disponibilizadas para as polícias e à Justiça.

"[As câmeras] podem ser usadas pela polícia ou pela Justiça. Podem ser requisitadas por outros órgãos de segurança, mas não podem ser franqueadas ao público porque elas poderiam comprometer, inclusive, as ações de segurança que são estruturadas, por exemplo, em processos de investigação, colocando em risco até o resultado efetivo de grandes operações. Então, o uso dela é um uso controlado, não é para qualquer pessoa, mas qualquer juiz, qualquer promotor vai poder ter acesso a elas e, obviamente, as outras forças de segurança vão poder discutir o uso das imagens e nada impede que a gente faça convênios ao longo do tempo para usos ampliados".

O que diz o governo de Minas Gerais

Leia a íntegra da nota:

"A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa que a utilização das câmeras nos uniformes dos policiais militares será implementada até o dia 8 de dezembro. Atualmente, são 1.040 equipamentos adquiridos, que foram entregues à instituição em outubro. Desta forma, mais de 4 mil policiais serão contemplados com o uso da tecnologia. O planejamento de distribuição das câmeras para as unidades foi realizado de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da PMMG. Os equipamentos já estão sendo entregues."

 

Foto: Marco Evangelista

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário