Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 9 de setembro de 2022 17:22:00 09 de setembro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá  - Colunista

 

Brasil, Vinte Anos de Atraso Em Vinte Anos

Esse título foi publicado no jornal O Globo (28/08/2022) e se referia ao destino da Amazônia. Essa firmação tem tudo a ver com o futuro do Brasil, que, segundo a pesquisadora Anália Camargo, funcionária do IPA, terá uma redução de 10 anos. Ele não vai mais figurar como sendo o país de futuro, aquele que seria o mais importante do mundo no Século XXI, como previa o ex-presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson.

Depois de enfrentar essa terrível pandemia do coronavírus, seis meses dessa guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que figuram como maiores exportadores de petróleo e seus derivados, principalmente o gás, para diversos países da Europa, grãos e fertilizantes para diversos países do mundo, o Brasil ainda enfrenta uma grave crise financeira, com mais de vinte milhões de pessoas na pobreza, milhões de desempregados, crise na saúde pública e baixa escolaridade. O país vive momentos de muita expectativa sobre o seu futuro nos próximos dez anos.

 Segundo alguns especialistas em economia, o Brasil vai envelhecer uma década mais cedo; vai ter a sua população reduzida de 220 milhões para 198 milhões e, em cada grupo de quatro pessoas, uma estará com a idade acima de sessenta anos. Isso equivale dizer que na próxima década o Brasil vai ser um país envelhecido demograficamente.

Esses dados mostram que os futuros governantes terão que ter, após 200 anos de nossa Independência, completada no dia 07 de Setembro, muito trabalho e competência para sanear os nossos problemas.

Uma apurada avaliação em nossa pirâmide etária nos mostra esse elevado grau de envelhecimento da população, e os gráficos mostram ainda o nosso avanço nos setores da miséria, ganho de até US$1,90 por dia, e de pobreza, US$5,50 por dia.

Já passou a hora de mudarmos o modo de pensar e agir em termos de política. É preciso construir mais pontes e menos muros. Vamos dar um paradeiro nessa política rasteira que tomou conta do país e nos unirmos em torno de projetos que possam promover de fato o desenvolvimento do Brasil e a qualidade de vida do seu povo.

Os nossos dirigentes precisam se conscientizar de que a desigualdade social só vai ser reduzida se dermos mais ênfase ao setor educação. Para que isso ocorra, seria necessário desenvolver no país em grande programa envolvendo os governos (federal, estaduais e municipais), parlamentares, Justiça, empresários, religiões e entidades de classes. Todos caminhando no mesmo sentido: o Brasil e o seu povo.

O nosso país precisa de produtividade, bom senso dos políticos, idealismo por parte dos empresários, grandes investimentos no setor educacional, aprimoramento no atendimento médico da população e mais atenção aos setores que de fato geram empregos.

A missão é penosa, mas necessária. Exige prazo, muito trabalho, dedicação, idealismo e espírito público dos nossos governantes nos próximos 50 anos. Essa é a única saída, precisamos começar agir agora e já.

Clézio Paulo de Sá

 

Médico Idealista

No dia 04 de setembro o dedicado médico Dr. Carlos Frederico da Silva teve um caloroso encontro com seus familiares e amigos por um motivo muito especial: estava comemorando mais um ano de vida. Sua esposa Silvia estava na maior alegria.

Torcida calibrada

Na Copa do Mundo, a ser realizada no Qatar, os torcedores vão chegar aos jogos bem calibrados. Beberão tudo que têm direito antes dos jogos em bares situados em torno dos estádios. Bebidas no interior das arenas, nem pensar.

Candidato

O empresário e cantor Marcello Guerra está em campanha. Ele é candidato a deputado estadual e está contando com muito apoio dos seus amigos.

Abriu Espaço

Aos 41 anos, a genial Serena Willians vai se aposentar. Ela se consagrou como uma das maiores tenistas do mundo. Mostrou a capacidade da mulher negra ao mundo. Conquistou 73 títulos em simples e 23 nas duplas no período de 1999 a 2022. Subiu ao pódio Olímpico quatro vezes e deixou o seu nome gravado na história do tênis a no cobiçado Grand Slam’s.

Comportamento Estranho

Nesse início do século XXI, ter um grande número de pessoas se posicionando contra a vacinação da poliomielite e o sarampo é inexplicável. A campanha de vacinação atingiu apenas 1/3 da meta programada pelo Ministério da Saúde. Saúde é coisa séria.

Empresário Nato

O comunicativo empresário Mário Sérgio Barra Couri tem seu nome gravado no comércio e na indústria dessa cidade. Ele se destacou como secretário municipal e mantém uma casa comercial especializada em materiais de construção na Rua Afonso Pena, a Casa Canal. Ele foi o aniversariante do dia 05 de setembro.

Níver

Josiane Tavares reuniu a família, no dia 08 de setembro, para festejar o seu aniversário. Ela tem presença marcante nessa cidade.

Operação tapa buracos

Tenho certeza de que o prefeito Carlos Alberto de Azevedo, ao passar pela estrada da Ponte Preta – Campo Alegre, vai providenciar o reparo na camada asfáltica, principalmente no trecho situado entre a Escola Ozório de Azevedo e a Praça Antônio Gonçalves Viana. Alí não tem mais jeito: você desvia de um buraco e cai no outro.

Muitos abraços

Foi o que recebeu a professora Ana Maria Marques Dias, no dia 03 de setembro, pela passagem do seu aniversário. Ela é muito querida pelos seus alunos da Escola Estadual Padre Antônio Vieira. Ana está sempre colaborando com os movimentos sociais dessa cidade.

Varíola dos Macacos

Apesar do Brasil manter um plano estratégico para combater à varíola dos macacos, o povo começa a procurar postos de saúde em busca de vacina. Há poucas informações sobre as causas, os efeitos e as providências a serem tomadas em caso de suspeita de contaminação.

Proteção dos Mananciais

A Prefeitura deveria procurar identificar os principais mananciais de água no município e estabelecer um programa rigoroso para a preservação das mesmas, protegendo as matas e punindo aqueles que provocam desmatamento nas proximidades das nascentes e nas margens dos rios. A natureza pertence à humanidade.

Ciclo vicioso

Enquanto houver excesso de consumo de drogas haverá traficantes e elevação do número de crimes contra a vida. A campanha contra o uso de drogas deve ser intensa, eficaz e objetiva.

Hipocrisia

Com muito cinismo, candidatos a cargos eletivos falam da preocupação em acabar com a fome, a miséria e a exclusão social no Brasil. E tem gente que ainda acredita nisso...

Demagogia

Muitos candidatos falam que, se eleitos, o pobre vai poder comer picanha, ter três refeições por dia, fazer churrascos nos finais de semana, andar de avião, curtir férias viajando pelo Brasil e ter todos os filhos cursando uma faculdade. E o povão continua acreditando nessas promessas absurdas para o Brasil em que estamos vivendo.

Tem Sentido

O famoso humorista e cantor, Juca Chaves, declarou em bom tom: “No Brasil, a imprensa é muito séria. Se você pagar, ela até publica a verdade”. Ele é um gozador nato.

Boca fechada

Candidato cai no ridículo ao prometer que, se eleito, será implacável no combate à corrupção desde o primeiro dia de seu governo. O melhor que poderia fazer diante dos fatos, seria ficar calado.

Culpa do Bolsonaro

O PIB no Brasil cresce 1,2% no trimestre e melhora expectativa para 2023. Bolsonaro continua aprontando nesse país.

Estabilidade social em cheque

Chile e Argentina estão vivendo clima de muita agitação política e social. Nesses países o governo é de esquerda e seus governantes ganharam prometendo paz, progresso e melhor qualidade de vida e segurança. O povo está esperando essas promessas se concretizarem até hoje.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário