Português (Brasil)

Museu Cabangu tem visitação liberada de terça-feira a domingo em Santos Dumont

Museu Cabangu tem visitação liberada de terça-feira a domingo em Santos Dumont

Data de Publicação: 25 de julho de 2022 11:44:00 Funcionamento acontece de 10h às 17h. Fundação planeja implementar em breve parceria com guias turísticos e montar estrutura para alimentação

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Uma antiga opção de lazer e de conhecimento sobre a história de Alberto Santos Dumont está de volta na cidade. Situado a cerca de 16 km do centro, o Museu Casa de Cabangu está novamente apto a receber visitantes. O local estará aberto ao público de terça-feira a domingo, de 10h às 17h. 

A reabertura oficial de um dos principais centros turísticos de Santos Dumont aconteceu nesse domingo (24), depois de três anos fechado. Diversas famílias aproveitaram a oportunidade para conhecer ou voltar a frequentar o espaço.

"É muito gratificante para nós, não só como integrantes da diretoria da Fundação mas como cidadãos sandumonenses, fazer parte desse momento histórico", disse Tatiana Emídio, vice-presidente da Fundação Casa de Cabangu, que atualmente administra o museu.

O ambiente como um todo está liberado para visitação, exceto a parte dos pavilhões, quer permanece interditada a espera de uma liberação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) para que possa ser restaurada.  

Grupos escolares ou turmas em grande número que desejam agendar uma visita, podem entrar em contato através do número (32) 3251-6678. A ideia, segundo a Fundação, é que em breve seja estabelecida uma parceria com o IF Sudeste - Campus Santos Dumont para que orientadores do curso de turismo passem a acompanhar os grupos maiores de turistas.

Centro gastronômico e museu interativo 

Desde que a Fundação assumiu a direção do Museu Cabangu, o objetivo sempre foi fazer do local um polo turístico que tenha verdadeiramente suas potencialidades exploradas. Em julho de 2021, o Portal 14B mostrou que a diretoria conseguiu as Certidões Negativas de Débito (CND) e a regularização das dívidas tributárias e trabalhistas, que na prática habilitam o Museu a participar de qualquer projeto, além de firmar parcerias públicas ou privadas.

De acordo com a direção, o objetivo, agora, é que os próximos passos sejam dados em breve.

"Agora estamos na expectativa da aprovação da Epcar para esse projeto mais audacioso que é de transformar o Museu em um parque. Hoje em dia não existe mais um museu apenas contemplativo, ele precisa ser interativo. Então teremos essa fase da construção do centro gastronômico e futuramente outras atrações que vão viabilizar essa movimentação do museu. A partir disso, vamos colocar a cidade de Santos Dumont num polo de turismo não só nacional como internacional, é um momento muito especial", afirmou Tatiana Emídio.

 

Fotos: Divulgação / Ana Carolina Souza 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário