Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 8 de julho de 2022 17:07:00 08 de julho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

Pacote Social com muito critério

Foi digno de elogios esse pacote social do governo, e a aprovação por unanimidade pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Em tempo de eleições ninguém é louco em votar contra um projeto que tem por finalidade atender um grave problema social em que atravessa o país, embora sendo julgado como um projeto de cunho eleitoral. Nessa aprovação está em jogo uma reeleição, ou até mesmo uma eleição a outro cargo eletivo.

Em princípio, mais de cinco milhões de famílias serão beneficiadas com esse auxílio emergencial de R$ 600, um botijão de gás a cada dois meses e os R$ 1.000 que será dado aos frentistas e taxistas e, ainda, o auxílio de gratuidade nos transportes para as pessoas idosas.

Esse pacote de benefícios irá vigorar até o dia 31 de dezembro de 2022. Certamente ele vai aliviar a qualidade de vida de milhares de pessoas nesses próximos seis meses em que o Brasil vem atravessando uma das suas piores crises financeira e social, em grande parte em consequência da pandemia do coronavírus, que praticamente parou o mundo nesses dois últimos anos, e, ainda, essa estúpida guerra da Ucrânia, com a invasão desse país soberano pela Rússia.

As importações de petróleo, de gás e dos fertilizantes produzidos pela Rússia vêm dificultando a estabilidade econômica e social da maioria dos países, inclusive as nações mais desenvolvidas, como os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e a Inglaterra.

O maior problema será o que irá acontecer no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023, com um novo mandato administrativo. O novo governo, eleito ou reeleito, irá manter esses benefícios sociais, aprimorá-los ainda mais ou suspende-los alegando falta de recursos?

Por questão de humanidade e até sobrevivência política, esse pacote social deverá ser mantido. Caso esse pacote seja suspenso, poderá gerar um clima tenso junto às pessoas que estão sendo beneficiadas e que jamais se conformarão em perder esses benefícios. Diante dessa situação, resta ao futuro governo estabelecer meios mais criteriosos e justos na escolha das pessoas a serem beneficiadas. É comum aparecer pessoas inescrupulosas e oportunistas querendo tirar proveito dessa situação.

Fiscalizar a distribuição desses benefícios é necessário; estabelecer normas é ato de justiça e punir os oportunistas é uma maneira de moralizar e continuar a manter esses benefícios.

Mesmo tendo objetivo eleitoral, a manutenção desses benefícios se faz necessária diante ao estado de penúria em que se encontra vivendo milhares de brasileiros.

Clézio Paulo de Sá

 

Questão de nível

Quem vê as declarações dos lideres mundiais da ONU sobre essa estúpida guerra da Rússia com a Ucrânia pode sentir e avaliar o desnível cultural e social existentes entre os políticos brasileiros e os principais dirigentes dos países europeus.

Grande idealista

A excelente promoção anual de encontro dos sandumonenses ausentes já justifica os elogios que recebe o César Romero Fernanades. Além disso, ele está sempre divulgando os fatos marcantes de Santos Dumont e a divulgação das notícias ligadas ao avanço da Covid-19 nessa cidade nesses dois últimos anos. Ele foi o aniversariante do dia 04 de julho.

Não é mentira não

\

Todos os pescadores desse país levam a fama de mentirosos. Esse não é o caso do empresário Juliermy Faria. Além de se dedicar muito à sua empresa, ele tem como hobby a pesca. Constantemente ele vai a Três Marias e aos principais rios de Minas e volta com belos exemplares de peixes. Juliermy comemorou aniversário no dia 04 de julho.

Beleza e simpatia

Aliado a esses qualificativos, poderíamos acrescentar competência profissional à nossa querida amiga, Dra. Elaine Henriques. Ela reside no Rio de Janeiro, mas sempre está em Santos Dumont visitando familiares e amigos. Seu aniversário foi, também, no dia 04 de julho.

Em evidência

A bela e dedicada professora e escritora, Dra. Patrícia Aniceto, vem se destacando muito no mundo da literatura de Minas Gerais. Seus livros são agradáveis de ler e revelam toda a sua capacidade cultural. Seu pai, o também professor Wagner Aniceto, anda muito orgulhoso com os feitos da querida filha.

Chegando lá

O Cruzeiro só não retornará à Série A do campeonato brasileiro em 2023 se desabar um dilúvio na Toca da Raposa. Seus torcedores, na maior euforia, já estão preparando a festa que poderá acontecer no mês de agosto. Hoje ele tem 92% de chances para conseguir esse sonhado acesso. Questão de tempo. É só aguardar e depois conferir.

Simpatia e humildade

Dia 05 de julho os familiares e amigos do José Cândido da Silva Filho se reuniram para comemorarem o seu aniversário. Reunião alegre e descontraída em consequência de seu excelente espírito de humor e comunicabilidade. O popular Bizuca foi um dedicado funcionário da antiga CBCC e ativo presidente do Grêmio Mário de Lima durante vários mandatos.

Lazer e diversão

Clube recreativo tem que ser politicamente certo, tal como acontece com o nosso Cabangu Campestre Clube. Ele tem uma administração inteiramente voltada para os interesses dos seus associados.

Pesquisa Datafolha

O Instituto de Pesquisas Datafolha publicou dados de uma pesquisa, realizada entre os dias 29 de junho e 1º de julho, pela qual o governador Romeu Zema conta com uma votação de 48% do eleitorado mineiro, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com 21%. Eu, incrédulo com pesquisas, continuo afirmando que, para mim, somente aquela feita após as eleições são verdadeiras. Será que dá para acreditar nessas pesquisas?

Muito sério

O número de pessoas contaminadas e mortas em consequência da Covid-19 vem crescendo muito em Santos Dumont. Isso se deve muito às pessoas que ainda não tomaram as quatro doses da vacina, não estão usando máscara e nem observando as recomendações do Ministério da Saúde.

Fanfarrão

O ex-presidente Lula, em conversa com o antigo poderoso dono do extinto IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, disse que, caso seja eleito, não vai tentar a reeleição em 2026. Irá passar a vida namorando pescando e cuidando dos netos. E tem gente que acredita nisso.

Tem sentido

 “Quando você morre, você não sabe quem está morto. Quem sofre são os outros. É a mesma coisa quando você é um idiota.” – Descartes

Sempre a democracia

Não é o regime ideal, mas ainda é o melhor sistema de governo, já dizia o ministro britânico Churchil. Caso apareça algum partido ou grupo de políticos querendo mudar o nosso sistema de governo para o socialismo ou comunismo, estejam certos de que haverá um retrocesso muito grande em nossa economia e na nossa qualidade de vida e, em consequência, muitas cobranças por parte da população e das nossas instituições. A nossa liberdade não tem preço.

Propaganda enganosa

Fazer propaganda enganosa é crime e prejudica os interesses das pessoas. Nesse período eleitoral ela se multiplica descaradamente através de candidatos inescrupulosos e oportunistas e nada acontece com eles. Nessa, as maiores vítimas são os eleitores.

CPIs

Virou o principal tema dos políticos da esquerda visando ganhar a simpatia dos eleitores nesse período eleitoral. Quando há motivos evidentes elas são úteis e necessárias, mas todas denúncias deveriam receber a mesma atenção. Se abrir uma, que se abram todas que foram pedidas. Questão de justiça e igualdade de tratamento.

Incentivo à cultura

Todos os projetos de incentivo à cultura são dignos de elogios, mas tem que apontar de onde vai sair os recursos necessários. Como sugestão eu sugiro aos ilustres parlamentares um ato de nobreza, destinando 60% das verbas partidárias e eleitorais para cobrir esses projetos. Pago para ver isso acontecer.

Divulgação política

Nesse período que antecede às eleições, iremos amanhecer com os portões de nossas casas cheios de “santinhos” e programas de governo dos candidatos a cargos eletivos. Alguns interessantes, outros vazios e desprovidos de qualquer fundamento, e outros alicerçados só em promessas. É assim que se faz política no Brasil.

Candidatura válida, mas...

A candidatura do Evandro Sarubbi Mandes à deputado estadual é válida sobre todos os aspectos. Merece o apoio dos eleitores sandumonenses, mas, por questão de bairrismo, não apoio candidatos de outras cidades. Certamente ele está em busca de votos em outros municípios da região. Isso faz parte da nossa política.

Fez a parte dele

O governador Romeu Zema fez a parte dele reduzindo a taxa do ICMS dos derivados de petróleo e da energia elétrica a 18% como recomenta o projeto dos combustíveis aprovado pelo Congresso. Resta saber agora se as concessionárias e os donos de postos irão fazer a deles abaixando os preços desses produtos para os consumidores?

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário