Português (Brasil)

Coluna do Meio

Data de Publicação: 4 de julho de 2022 09:54:00 01 julho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

14º salário um grande benefício para os aposentados 

Com a antecipação do 13º salário para os meses de abril e maio, os aposentados e pensionistas passarão o Natal na base do pão e água, ou melhor, só na base da água, isso porque vai faltar dinheiro para comprar o pão.

É claro que o ministro Paulo Guedes e a sua equipe econômica vão se posicionar contra o pagamento de um 14º salário. Vão alegar mil motivos para que isso não aconteça. O certo é que eles recebem elevados salários, gratificações e outros benefícios e mordomias. Eles não sabem como é humilhante passar as festas de fim de ano sem um “tostão” no bolso.

O elogiável projeto do 14º salário está em tramitação no Congresso. Ele já conta com o apoio de vários deputados, inclusive de alguns ligados ao governo Bolsonaro.

Eles estão solidários aos aposentados e pensionistas do INSS porque sabem a situação aflitiva que eles vivem e desejam proporcionar mais um momento de alegria e felicidade nos natais de 2022 e 2023. O custo desse abono ao governo gira em torno de R$ 50 bilhões

Por se tratar de um projeto de grande relevância social, alguns parlamentares da base aliada ao Planalto já avisaram que votarão a favor do texto dessa medida, contrariando o líder do governo, o deputado Ricardo Barros (PP-PR)

O projeto já foi aprovado em duas comissões da Câmara: de Seguridade Social e a de Finanças e Tributação. Caso seja aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, esse projeto segue para o Senado em caráter conclusivo, caso tenha o aval de 52 deputados. O problema maior será o provável veto pelo presidente Bolsonaro, alegando falta de recursos.

Com um pouco de boa vontade e espírito humanitário, o governo poderia sancionar o projeto, buscando receita para cobrir esse débito com o aumento temporário da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as empresas ligadas ao setor de petróleo, de 9% para 25%, segundo o parecer do relator desse projeto na Câmara.

Como o governo Bolsonaro tem como lema o slogan “Pátria e Família”, ele deveria olhar com mais atenção o setor família, sancionando esse projeto de grande alcance social, sem nenhum veto.

Questão de Justiça e Humanidade.

Clézio Paulo de Sá

 

Um senhor médico

Dia 25 de junho, o conceituado médico Dr. Pacífico Estites Rodrigues comemorou mais um aniversário ao lado dos seus familiares e amigos. Mas a grande surpresa foi preparada pelos seus colegas da Policlínica, que lhe prestaram significativa homenagem não só pelo aniversário, mas pela merecida aposentadoria naquela modelar unidade de saúde. Dr. Pacífico conquista a amizade e a simpatia de todos pela sua maneira simples, educada e afetuosa de se comunicar com as pessoas. Como político é nota dez; como médico, nota mil.

Dia e a vez do Bebeto

O ex-prefeito Bebeto Faria foi muito festejado no dia 27 de junho por um motivo muito especial: estava comemorando mais um aniversário. Bebeto deixou sua presença marcada nessa cidade pela excelente administração que realizou à frente do Executivo Municipal, no período de 2013 a 2016.

Dedicação à imprensa

O nosso prezado companheiro de jornalismo Gilberto Freire foi o aniversariante do dia 26 de junho. Ele fez da comunicação o seu maior prazer. Faz isso com muita dedicação, imparcialidade e precisão. No JM ele redige, faz reportagem e comenta as notícias com muita seriedade.

Destaque na educação e na política

A Isabel Paixão marcou presença no setor educacional dessa região como assessora da 22ª SER, como especialista e educadora. Na política foi figura marcante na prefeitura de Aracitaba e em Santos Dumont como militante ativa em várias eleições. Isabel comemorou idade nova no dia 28 de junho.

Dr. Léverson, o juiz...

O juiz aposentado do Ministério do Trabalho, Dr. Léverson Dutra, tem marcado presença no Facebook com intervenções objetivas e inteligentes sobre a política e a administração pública. Seu aniversário foi no dia 29 de junho.

Comunicação

O jornalista Antônio Veiga Costa, o popular Tunim, também comemorou aniversário no dia 29 de junho. A comemoração foi junto aos seus familiares.

Muita simpatia e alegria

Fechando o mês de junho, noticiamos o aniversário da bonita Clítia Dias de Castro, no dia 30. Ela sempre procurou ampliar os seus horizontes viajando por vários países da Europa. Londres foi o seu porto seguro por vários anos.

Pela ordem

O atuante vereador Flávio Ramos de Faria tem pautado sua gestão na Câmara Municipal com muita coerência e seriedade. Seus projetos são relevantes para o município, tem se preocupado com a situação dos moradores dos bairros e distritos e está sempre atento nos projetos enviados pelo Executivo Municipal. Flávio comemorou aniversário no dia 22 de junho.

Agora em São Lourenço

O sandumonense Carlos Abel Passos, após se aposentar na empresa Dow, mudou para São Lourenço, onde administra uma clínica odontológica com o seu filho, o cirurgião dentista Ahon Rocha Passos. Ele comemorou aniversário no dia 30 de junho.

Vitorioso empresário

O jovem empresário Henrique Volpe segue a vocação do seu pai Cláudio Volpe, se dedicando ao comércio de móveis e eletrodomésticos. Ele festejou aniversário no dia 30 de junho.

Pesquisas duvidosas

Com os resultados divulgados pelos institutos de pesquisas, depois de tantos atos de corrupção, roubos e lavagem de dinheiro público, adotei a política do Sócrates, não o ex-jogador do Corinthians, mas o grande filósofo grego: “em termos de política nesse país, só sei que nada sei.”

Auxílio Brasil

A Petrobras, com os seus constantes reajustes nos preços dos derivados de petróleo, está também reduzindo valor do Auxílio Brasil praticamente a zero.

Corte injustificável

Em um país sério que se encontra em fase de crescimento social e econômico, jamais se admite corte orçamentário nos setores educação e saúde.

Bicentenário da Independência

No ano em que o Brasil comemora o bicentenário de sua independência, nossas autoridades só falam em política, política e política. Para variar, também se pratica muitas fake news e se incentiva a prática de um tal de orçamento secreto. Isso é Brasil!

Fabricação de heróis

Na ânsia de se tirar proveito eleitoral em cima de todos os grandes crimes que ocorrem no país, bem antes da conclusão das investigações e dos inquéritos criminais, alguns partidos fazem das vítimas “grandes heróis nacionais.” Eles não citam o que eles fizeram pelo Brasil e pelo seu povo.

Crime organizado

A expansão do crime organizado no país e o poderio que os milicianos exercem nas principais cidades do Brasil trazem grande preocupação à sociedade brasileira. Essa praga já tomou conta da Amazônia, tirando a paz dos indígenas nativos, dos trabalhadores da região e do Brasil. A ganância pela exploração da madeira, dos recursos minerais, da fauna e a flora não tem mais limites.

Mais 15 heróis

Como dia o advogado da Comissão da Pastoral da Terra de Marabá (PA), “a corrida desenfreada para se apropriar das riquezas da região é a causa maior desses crimes bárbaros que vêm ocorrendo na Amazônia”. Segundo a Pastoral da Terra, mais de 15 pessoas foram mortas esse ano na Amazônia Legal.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário