Português (Brasil)

Cidade em foco

Data de Publicação: 17 de junho de 2022 19:25:00 17 de junho de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista

 

Festival Estação Jazz

Muito concorrido o Festival Estação Jazz, realizado no último final de semana na Praça da Estação.

O evento foi organizado pela ADESAN e pelo restaurante Trem de Prata, reunindo músicos consagrados e um público de apurado gosto musical.

Todos que por lá passaram rasgaram elogios para o evento.

Toninho Faria

O grande homenageado no evento foi o maestro Toninho Faria, fundador do Conservatório Musical Johann Sebastian Bach, e um dos maiores músicos da história de nossa cidade.

Diversos ex-alunos do maestro Toninho se apresentaram no evento e ressaltaram a importância do professor para suas trajetórias na música.

Marcília Queiroz

  

A dona Marcília Queiroz, que tanto nos orgulhou este ano e que também tem uma linda história na cultura local, também foi homenageada no Estação Jazz.

Estas duas fotos, que circulou nas redes sociais esta semana, mostra dois momentos destes músicos sandumonenses: uma em apresentação nos famosos programas musicais da Rádio Cultura, nos anos 50; a outra esta semana, durante a realização do Estação Jazz.

Sem Participação

Apesar de o evento contar com apoio da Prefeitura Municipal, funcionários e professores atuais do Conservatório não prestigiaram o Festival, não mostrando muitas vezes a mínima boa vontade de apoiar um evento de tão grande envergadura.

Celeiro de Talentos

A cidade de Santos Dumont é conhecida nacionalmente por ser celeiro de grandes músicos, muitos deles participantes deste festival.

Nomes como Juninho Sá, Northon Ferreira, Márcio Hallack, Cacaudio Ribeiro, Francis de Moura entre outros, demonstraram muita alegria e orgulho de participarem deste encontro de talentos que mais uma vez elevou o nome de nossa cidade em toda a região.

Lindos Quadros

 

O evento contou ainda com a exposição da artista plástica sandumonense Franci Lopes, que atualmente reside em Lagoa Santa – MG.

Seus trabalhos são lindos e seu talento também reconhecido em todo o território nacional.

Ela presenteou o Maestro Toninho Faria com uma bela pintura de seu rosto, o que emocionou toda a família presente.

Organização

 

Merece elogios os músicos que abraçaram a causa, assim como o trabalho de Sheila Naves e Daniela Tavares, que se empenharam muito para que a organização do evento fosse reconhecida por todos os presentes.

Show Polêmico

O aniversário da cidade será comemorado na noite do dia 26 de julho, com um show gratuito para a população do cantor sertanejo ‘Felipe Araújo’.

Muita gente questionando o valor de 234 mil a ser gasto no show. O valor é alto, mas compatível com o preço praticado no país. Só para efeito de comparação, o show do Gustavo Lima custa de 800 mil a 1 milhão de reais; Jorge & Mateus 500 mil; Henrique & Juliano 500 mil, e por aí vai...

Se fosse eu o prefeito faria outros eventos culturais com essa grana, mas temos que ver que a massa da população gosta destes eventos e que se não for assim, esse público pouca possibilidade tem de ver um artista desta grandeza.

Eventos Culturais

Sou totalmente favorável a mais eventos em quantidade e com custos menores, que podem atingir a todos os gostos culturais, mas é legítimo atender ao povão que curte e gosta deste tipo de show.

Questionar se este é o melhor evento para se investir na cultura é legítimo, mas jogar para a plateia afirmando que este dinheiro deveria ser investido em outras áreas é politicagem.

Existe um orçamento que separa dinheiro para cada área de atuação da prefeitura, e todos deveriam saber disso. A questão é opção de gestão, e o prefeito foi legitimado pela população para fazer suas escolhas.

Acesso da Estação

O prefeito Betinho se mostra impaciente com a demora para que problemas burocráticos sejam resolvidos para ele iniciar a construção do acesso ligando a estação ao bairro Graminha.

Sabendo que uma desapropriação deste tipo é simples e pode ser feita rapidamente, estranha saber que isso se arrasta há mais de ano sem qualquer resultado prático por parte da assessoria do prefeito.

 

Mudanças

Por falar em gestão municipal, mais algumas mudanças devem acontecer no primeiro escalão da prefeitura nas próximas semanas.

Lembranças

Essa semana, no dia 12 de junho, seria comemorado mais um aniversário do amigo Dalton Abud, o ‘Padrinho’. Ele foi lembrado por familiares e amigos, sendo unânime a falta que ele faz para todos nós.

Notícia Ruim

Mais uma pessoa querida na cidade partiu esta semana. Estou falando da sra. Neuza Paiva da Costa, esposa do Sr. Geraldo Magela (Geraldo Bocão), e mãe dos empresários Gilmar e Valmar  (Dú-Lar) e da médica Waldeth Paiva da Costa.

À família, nossos sinceros votos de pesar...

Cachorrada

Está crônico o problema dos cachorros nas ruas da cidade. Quem mora no centro tem sofrido nas madrugadas com o barulho causado pela matilha que roda pelas ruas até o amanhecer.

Providências urgentes precisam ser tomadas pela prefeitura, sempre garantindo o bom trato destes animais.

Desordem Urbana

Outro problema que vem se arrastando há tempos na cidade é a questão do acúmulo de lixo reciclável nas principais vias do município. A foto, postada nas redes sociais, mostra a desordem urbana na avenida Getúlio Vargas, e esse problema se repete principalmente no Calçadão.

Em nenhum lugar do mundo essa prática seria permitida no coração da cidade, mas aqui essa bagunça virou rotina.

Projeto

A Prefeitura está preparando um projeto visando a conscientização da população com relação à limpeza da cidade, projeto este que engloba a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis.

Mas como sabemos que conscientização leva certo tempo, para resolver precisamos é de multa, mexer no bolso dos catadores que provocam esta desordem, e principalmente, no bolso dos comerciantes que são os maiores fomentadores desta desordem ao colocarem a bel prazer o lixo pra fora na hora que bem entendem.

Problema Sério

Como está sério o problema do transporte público em Juiz de Fora...

Esta semana, após muitos acidentes, quebras diárias de ônibus e muitas reclamações dos usuários, a prefeitura decretou a caducidade do contrato com o Consórcio Manchester, que operava a maioria das linhas na cidade.

O próximo passo é conseguir outra empresa para assumir este contrato, que vigora de forma provisória pelos próximos 90 dias.

Casamento Comunitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social promove este ano um grande Casamento Comunitário, quando o poder público custeará os documentos necessários e a cerimônia para esta união civil, realizando a vontade de vários casais que só não se casaram ainda pelos altos custos envolvidos.

Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de junho, na sede da Secretaria ou nos CRAS instalados nos bairros 4º Depósito, Glória e Córrego do Ouro.

Ícones

A Rede Municipal de Jornalismo, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial – ACE, Sindicomércio e Adesan, está preparando uma noite inesquecível para empresários, empresas e instituições que se tornaram parte fundamental da história de nosso município.

Mais informações em breve...

Eles Fizeram a História de Santos Dumont

O livro que leva este título, escrito pelo jornalista, professor e advogado Clézio Paulo de Sá, foi o presente escolhido pelo chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Santos Dumont, Renan Souza, para presentear a ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira, Márcia Fú.

O encontro aconteceu durante entrevista da atleta ao Up Cultural.

Impasse com Taxistas

Os taxistas não andam muito satisfeitos com alguns itens da lei que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros em táxi e que deverá ser votada em breve pela Câmara.

Eles querem isonomia na questão do tempo de uso dos veículos, subindo de 6 para 10 anos, como foi aprovado para serviços por aplicativos; e também não se mostram favoráveis à padronização na cor dos veículos.

Sobre o tempo de uso da frota, acho justa a isonomia, apesar de ser favorável a sempre cobrar veículos novos para atender à população.

Quando à padronização das cores, acredito que dando um tempo de carência, isso é sim essencial para se organizar o serviço de taxi na cidade, como já é feito na maioria das cidades do mundo.

Novo Telhado

Estão concluídas as obras de troca do telhado do prédio sede da Prefeitura Municipal. O antigo, de telhas de amianto, apresentava diversos vazamentos e comprometia documentos e a segurança e conforto dos servidores.

Agora, funcionários da própria Prefeitura vem realizando a modernização das instalações elétricas, e em breve o prédio passará por reforma de portas e janelas e pintura interna e externa.

 

Compartilhe este conteúdo:

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Como sempre nos informando com seriedade o que acontece na nossa cidade e região. Parabéns

Vá em frente !