Português (Brasil)

9º Grupo de Escoteiro de Santos Dumont retoma atividades presenciais

9º Grupo de Escoteiro de Santos Dumont retoma atividades presenciais

Data de Publicação: 9 de março de 2022 14:25:00 Reuniões são realizadas todos os sábados de 14 às 16 horas no 4º Esquadrão de Cavalaria

Compartilhe este conteúdo:

Na tarde do último sábado (05), o 9º Grupo de Escoteiros de Santos Dumont retomou as atividades presenciais em sua sede provisória cedida pelo 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado Leve, no bairro São Sebastião. 

A reportagem do Portal 14B acompanhou a retomada das reuniões e foi recebida pelos chefes Márcio Freitas de Mello e Maria Lúcia Ferreira Freitas.

O 9º Grupo de Escoteiros foi fundado em 03 de março de 1969 pelo saudoso Frei Leão Rodrigues, tendo como sua primeira sede as dependências da Igreja Matriz de São Miguel e Almas e posteriormente a antiga Cooperativa Regional dos Produtores de Leite, onde hoje funciona um supermercado. Em 1989, em virtude de um convênio com o Ministério do Exército, a entidade passou a realizar as reuniões nas dependências do 4º Esquadrão. 

Em 2010 os escoteiros interromperram suas atividades, que foram retomadas em 2019, onde o grupo participou de várias comemorações em alusão ao aniversário de 50 anos de sua fundação. Em 2020 e 2021, mesmo diante da pandemia, a entidade deu seguimento aos seus trabalhos de forma remota. Já em março desse ano foi realizada a eleição da nova diretoria do grupo, que trabalha para atender todos os jovens. Hoje a entidade conta com uma Alcateia (Lobinhos e Lobinhas), uma tropa de Escoteiros (Escoteiros e Escoteiras), e uma tropa Sênior (Sênior e Guias). As atividades acontecem em reuniões todos os sábados no horário de 14 às 16 horas. 

Desde 1994 o grupo era conduzido pela chefe Maria Lúcia Ferreira Freitas, que passou o bastão da presidência para o chefe Márcio Mello. Sobre a longevidade dos escoteiros na cidade, Maria Lúcia comentou: 

“Depois da pandemia o grupo cresceu demais, os pais voltaram a nos procurar e as crianças ficam interessadas. O Grupo de Escoteiros está aí até hoje, fizemos 53 anos agora no dia 03 de março. Hoje temos esta equipe ótima aí, e as pessoas continuam me procurando”, disse.  

Após assumir a presidência dos Escoteiros, o chefe Márcio comentou a importância dos princípios e do método de trabalho na vida dos jovens que abraçaram a instituição:

“O movimento de escoteiros é a maior organização educacional do mundo. Ela foi fundada em 1907, hoje estamos presentes em diversos países. Por definição, os escoteiros é um movimento educacional de jovens para jovens com a colaboração de adultos voluntários. O maior propósito do movimento é contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento. Para que isso aconteça nós trabalhamos em inúmeras atividades, que estão baseadas em grandes princípios, que é o caráter, físico, intelectual social, afetivo e espiritual".

Márcio continua e destaca a atividade prática.

"Uma coisa que diferencia muito o método dos escoteiros é que as crianças e jovens aprendam pela prática. Nosso método é sempre voltado para atividades práticas. E com isso trazemos o aumento da auto-confiança da criança, a iniciativa, hábitos de observação, indução, dedução, vida em equipe. As criança são divididas em pequenas equipe e grupos que é muito importante também” afirmou o atual presidente.

Hoje a diretoria da instituição é presidida por Márcio Freitas de Mello; tendo no administrativo Maria Lúcia Ferreira de Freitas; o diretor de métodos educativos Hércules da Silva Gomes e os chefes Denilson, Edinéia, Evandro, Jéssia, Leonardo, Márcia, Maria Aparecida, Maria Beatriz e Patrícia.

 

Fotos: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário