Português (Brasil)

Biblioteca Municipal de Santos Dumont ganha painel em homenagem a Antenor Ayres Vianna

Biblioteca Municipal de Santos Dumont ganha painel em homenagem a Antenor Ayres Vianna

Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2022 16:13:00 Obra intitulada "Dedim de prosa com Antenor", da artista Carla Amorim, foi finalizada nesse domingo (13)

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Mais cores, mais aconchego, mais arte, mais vida. Nesse domingo (13) o painel que coloriu uma das paredes da Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna, em Santos Dumont, foi finalizado pela artista Carla Amorim. A obra intitulada "Dedim de prosa com Antenor" homenageia o ilustre sandumonense que já empresta seu nome ao local.

A obra é fruto de recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, que tem o intuito de promover o trabalho de artistas locais, como é o caso de Carla, que possui murais a céu aberto espalhados pela cidade. Como em editais anteriores Carla trabalhou em áreas externas, em conversa com amigos da área cultural, surgiu a ideia de estampar um de seus trabalhos na biblioteca. 

"Foi uma ideia que eu fiquei muito feliz porque tenho uma relação próxima com a biblioteca há muitos anos, na verdade, desde o tempo em que ela funcionava na rua Cel. Severiano de Rezende", conta.

Nada na obra da artista é aleatório. Carla afirma que cada elemento presente no painel é acompanhado de um significado, a começar pelo principal deles.

"O patrono da biblioteca é o Antenor Ayres Vianna que, mesmo não sendo uma pessoa letrada, era um grande apoiador da leitura, tanto é que a biblioteca leva seu nome. Além disso, ele tem um quadro no local que eu sempre achei icônico. Toda vez que entrava via aquele senhor intrigante, naquele terno xadrez, com aquela bengala, sempre achei muito chique, então decidi trazer ele pra essa tela", revela  

A artista segue a explicação: "coloquei ele acima dos livros, em um local de destaque, como se fosse realmente o protagonista da leitura. Trouxe também outros elementos como, por exemplo, a figura de uma mulher negra, sendo a mãe, simbolizando a criadora. Hoje a ciência nos mostra que a civilização no planeta é descendente da África. Então coloquei ela com a mão em um livro como se dali saísse todas as informações e conhecimentos em geral pro resto do mundo".

A obra foi aprovada por quem trabalha diariamente no local e já dedicou anos ao maior acervo literário da cidade.

"Ah, ficou lindíssimo. Foi um presentão que não só a  biblioteca mas também a comunidade ganhou. Eu sempre falo que a biblioteca não é dos funcionários, mas nossa, no sentido de comunidade. Deu um colorido muito bacana. Você ver o croqui, depois o desenho na parede acompanhado da pintura, é uma transformação muito grande, coisa de artista mesmo", afirma Sinomea Gomes, bibliotecária.

A Biblioteca Municipal, localizada na rua Prefeito José Maria Pitella, no centro de Santos Dumont, funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Em breve será possível  fazer consultas online no acervo do local. Sinomea informa sobre o andamento deste processo de mudança.

"Nós ainda precisamos fazer a interligação com o sistema da Prefeitura. Esse será o próximo passo, que será realizado pelos desenvolvedores do programa. As partes de literatura, literatura infantil, ciências sociais, religião, filosofia, todas estão no sistema. É um trabalho de formiguinha. Futuramente, a pessoa vai poder acessar o link pelo site da Prefeitura e verificar se há o livro que ela deseja".

 

 

Fotos: Peterson Escobar   

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário