Português (Brasil)

Cidade em foco

Data de Publicação: 17 de dezembro de 2021 20:46:00 17 de dezembro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista 

Chuvas

Nossa cidade vem dando sorte com relação às chuvas. Em muitos lugares do país e do estado as fortes chuvas vêm causando estragos.

Os temporais que aqui caíram por enquanto fizeram estragos pontuais, com alagamento de algumas ruas da cidade, como na última quinta-feira, mas por enquanto sem notícias de vítima ou desabrigados.

Limpeza do Rio

A limpeza do rio das Posses, que demorou mais do que o esperado para começar, se mostra lenta também em sua execução. Até a quarta-feira os serviços ainda não tinham chegado na área central da cidade, como era esperado.

Revitalização

Em compensação, os trabalhos de capina e limpeza de vias públicas andam em ritmo acelerado, pelo menos neste início. A equipe contratada pela Prefeitura vem limpando a estrada de acesso à Ponte Preta, após darem uma geral na principal praça do bairro.

Estradas Vicinais

Além de problemas de alagamentos, a cidade agora vai sofrer com as precárias condições das estradas vicinais. Este é um problema recorrente em época de chuvas, e depois desse temporal de quinta, várias comunidades estão com dificuldades de acesso. A foto mostra a entrada do bairro Água Espraiada.

As secretarias de Obras, Agricultura e a Defesa Civil estão empenhadas para ao menos minimizar estes problemas de forma mais urgente.

CREA-MG

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais esteve na cidade na quarta-feira, dia 15, realizando uma fiscalização em obras e empresas locais.

Segundo informações, a fiscalização não foi educativa e sim punitiva. Pela quantidade de obras irregulares no município, se eles forem a fundo nisso vai ter muita gente sofrendo no bolso neste final de ano.

Lixo nas Ruas

Esse recorrente problema de lixo nas ruas da cidade, principalmente no centro comercial, pode ser resolvido facilmente com a colocação de fiscais de postura para, inicialmente, notificar os lojistas que insistem em descartar o lixo fora de horário. Caso a desobediência continue, o caminho seria multar e até punir com fechamento por alguns dias as lojas de empresários desobedientes à lei.

Contratação

Sabemos da dificuldade em se contratar fiscais sem concurso público, mas se o concurso não for uma solução a curto prazo, uma lei que autorize para uma contratação temporária por prazo determinado poderia ser uma solução.

Campanha Cidade Limpa

Descansa nas mãos da assessoria do prefeito um projeto de implantação de uma campanha intitulada ‘Cidade Limpa’, onde ações de limpeza urbana, colocação de lixeiras nas ruas e campanhas de conscientização da comunidade andariam juntas visando objetivos comuns. Entre eles, melhorar o aspecto da cidade, cuidar melhor do meio ambiente e evitar problemas de entupimento de bueiros e transbordamento de rios e córregos.

Passados mais de dois meses o projeto ainda não foi levado para análise do prefeito.

Mais Mudanças?

Passada uma semana da troca de comando na Secretaria de Desenvolvimento Social, anda correndo solta articulações visando mais trocas no primeiro escalão do atual governo.

Muita gente querendo derrubar os próprios ‘colegas’, e pra isso a maior arma é a troca de interesses entre os postulantes e seus ‘apoiadores’.

Só não sei até onde o prefeito sabe destas conversas e se ele engolirá mais esta armação que acontece debaixo de seus olhos.

Necessário

Acredito até que algumas pastas precisam de uma oxigenação e que uma troca seria benéfica para todos, mas isso tem que partir exclusivamente do prefeito, e não de pessoas que se acham influentes e querem cargos para conquistar objetivos próprios.

Tomógrafo

O Hospital Misericórdia recebeu a notícia que vai ser beneficiado com a compra de um tomógrafo de última geração. Isso é muito bom para todos que necessitam de atendimento em nosso hospital e não possuem condições de pagar pelo caro exame.

Mas a população deve ter paciência, já que entre a liberação dos recursos, a aquisição e instalação devem passar muitos meses.

Maternidade

Visitei o Hospital esta semana e me surpreendeu a qualidade de suas instalações. Diversas obras já foram feitas e outras estão em andamento, oferecendo muito mais conforto e bem estar aos pacientes e funcionários.

A Maternidade Ana Maria é um destes locais, onde sua aparência atual nos remete aos melhores hospitais do país.

Homenagem

Por falar na Maternidade, fiquei sabendo durante esta visita que seu nome, ‘Ana Maria’, se deve a uma homenagem de um dos integrantes da família Pareto, antigos gestores da CBCC, que após perder uma filha por não ter na cidade uma maternidade, construiu a que até hoje existe em nosso hospital dando a ela o nome de sua filha que iria nascer.

Galeria

Ivan Amorim, atual provedor do Hospital, fez um estudo e homenageou a todos os provedores que passaram pela instituição implantando no setor administrativo uma Galeria de Ex-Presidentes.

Ao todo foram 18 provedores que passaram pela centenária história de nosso hospital, sendo que apenas três não foram agraciados com fotos, por não terem sido localizadas. A direção espera que algum cidadão forneça estas fotos para serem também inseridas na Galeria.

Os nomes estão devidamente registrados e com o espaço para as fotos reservado. São eles: Dr. Júlio Gurgel do Amaral – 1909 a 1909; Dr. Augusto Ribeiro Mendes – 1913 a 1918; e Antônio Teixeira Meirelles – 1932 a 1934.

Os Provedores

Completam a lista dos provedores que construíram a história do Hospital de Santos Dumont:

Major Olympio José da Fonseca Manso – 1902 a 1909

Dr. Júlio Gurgel de Amaral – 1909

Dr. José Vieira Marques – 1909 a 1913

Dr. Augusto Ribeiro Mendes – 1913 a 1918

Coronel José Guilherme de Almeida – 1918 a 1922

Antônio Rodrigues Ladeira – 1922 a 1922

Francisco Rodrigues Ladeira – 1922 a 1928

Sérgio Neves Borges – 1928 a 1931

Jaques Gabriel Pansardi – 1931 a 1932

Antônio Teixeira Meirelles – 1932 a 1934

 

Eugênio Borges Ferreira – 1934 a 1963

Dr. Dionízio Bentes Sobrinho – 1963 a 1964

Dr. Armando Sá Fortes – 1964 a 1969

José Antonio Pedro – 1970 a 1971/1973 a 1999

Dr. Dante Pampanelli 1971 – 1972

Dr. Marcos Barreto 1999 a 2015

Dr. Salomão Michel Abdo – 2015 a 2017

Ivan Gonçalves de Amorim – 2017 até os dias de hoje

Início de tudo

Esta foto mostra como começou a história de nosso Hospital, em 1902. De lá prá cá se passaram 119 anos, com muitas conquistas, crises superadas e a certeza de sua importância para nossa população.

Mais tempo

Os provedores com mais tempo no cargo foram Eugênio Borges Ferreira (29 anos); José Antônio Pedro (27 anos) e Marcos Fernandes Barreto (16 anos). Só estes três conduziram o Hospital por mais de 70 anos.

Liberação

Por falar em hospital, na sexta-feira saiu o valor R$ 1.443.000,00, proveniente de emenda do senador Rodrigo Pacheco (PSD), viabilizado pelo deputado Luiz Fernando. O dinheiro vai cair no fundo de Saúde da Prefeitura, que posteriormente fará o repasse para o caixa do hospital.

Esse recurso será usado para custeio e vai possibilitar uma gestão mais tranquila nos próximos meses.

Fogos Sem Barulho

Alguém se lembra da polêmica do ‘peido sem barui’? Pois é, após vetarem o projeto do vereador José Abud em 2019, que proibia fogos de artifício com barulho em festas e eventos públicos, vereadores da atual legislatura voltaram a discutir a matéria.

A justificativa é a mesma, ou seja, proteger idosos, pessoas com doenças neurológicas e os animais. Um abaixo-assinado tem corrido pela cidade em busca de apoio da população, e até o dia 13 já tinha mais de 1.000 assinaturas.

Se isso prosperar pode já ter resultados na passagem de ano, onde o prefeito Betinho já determinou que não teremos festividades, mas programou uma queima de fogos para marcar o Réveillon em Santos Dumont.

Carnaval

Com o cancelamento de todas as festividades de rua no carnaval 2022, os clubes sociais de nossa cidade poderiam, seguindo os protocolos determinados pela Prefeitura, tentarem retomar esta antiga e saudável tradição de nossa cidade.

Grêmio e Cabangu podiam tentar organizar pequenos bailes, preferencialmente, voltados para as crianças, fomentando a alegria que era confraternizar de forma alegre e saudável nesta época festiva.

Isso mantendo lotação máxima dentro do protocolo, cuidados como uso obrigatório de máscaras (no carnaval seria tudo a ver) e com as festas realizadas durante o dia.

Marchinhas de Carnaval

Não sei se poderíamos ter de volta aquelas gostosas marchinhas de carnaval, já que muitas delas, sempre tratadas como inocentes, hoje causaria arrepios nos que acham que tudo é racismo, homofobia e preconceito.

Destaque

Nosso destaque de hoje vai para o competente servidor público municipal, Luiz Machado. Sempre com muita paciência, atenção e educação, ele atende a todos muito bem, sendo pessoa de extrema confiança de todos os governos que passaram pela Prefeitura pelo menos no últimos 20 anos.

Exemplo

Num momento em que lutamos para tentar fazer o certo e dar exemplo para a atual e para as próximas gerações, não é nada agradável ver policiais militares parando para conversar no meio da rua, travando o trânsito como se isso fosse normal.

A foto mostra como alguns policiais agem acima da lei, penalizando o cidadão comum e abusando de sua autoridade para fazerem o que bem quer.

Devemos registrar que a maioria absoluta dos policiais de nossa 63ª Cia. PM deve ser reverenciada por sua dedicação, coragem e educação, e deviam ser exemplo para poucos colegas que ainda não se tocaram da importância de seus exemplos para a comunidade.

Orçamento

A Câmara Municipal aprovou o orçamento da cidade para o ano de 2022. Estão previstas arrecadações na ordem de 109 milhões de reais, sendo que de impostos e taxas municipais (ISS, IPTU e outras), a previsão chega a 11 milhões.

As maiores fatias do orçamento provem de repasses dos governos federal e estadual (ICMS e FPF, além de repasses de convênios), valor que ultrapassa 105 milhões.

A diferença percebida acima se refere principalmente à dedução para formação do FUNDEB, que passa dos 11 milhões.

Despesas

Entre as maiores despesas previstas no orçamento está a administração municipal (folha de pagamento, custeio, etc), que chega a 13 milhões, repasse para saúde (35 milhões) e educação (31 milhões).

Revitalização da Estação

A empresa que está realizando as obras de revitalização da estação ferroviária encerra esta semana a primeira etapa das obras. Esta etapa incluiu a reforma do telhado, parte elétrica e hidráulica, restauro de portas e janelas e pintura do prédio. A AMA, responsável pela captação dos recursos e acompanhamento das obras, deve fazer a entrega desta etapa em breve.

Uma segunda etapa da revitalização está aguardando a liberação de novos recursos, e inclui o equipamento de todo o espaço, dotando-o da estrutura necessária para que abrigue diversas ações culturais com todo o recurso necessário.

Bom lembrar que a obra foi custeada pela MRS Logística através da Lei Rouanet, e esta mesma empresa já sinalizou que pode enviar mais recursos para a segunda etapa no próximo ano.

Limpeza Geral

Seria muito bom se a Prefeitura providenciasse, para a entrega na nova estação, ao menos uma limpeza geral no entorno, com retirada de entulhos, capina e revitalização da iluminação. Senão, seria o mesmo que sair de roupa nova com sapato sujo.

Recuperação

Muito bom ver o amigo Hilton Abud novamente circulando pela cidade. Hilton tomou um susto recentemente, mas se encontra em franca recuperação e em breve retomará suas diversificadas atividades empresariais.

Tribunal de Contas

O mineiro Antônio Anastasia, ex-governador de Minas e atual senador da República, teve seu nome indicado e aprovado pelo senado para ocupar uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas da União – TCU.

Sua indicação partiu do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e em seu lugar assumirá o suplente Alexandre da Silveira.

Quem participou ativamente destas articulações foi o sandumonense Luiz Fernando Faria, na foto com Alexandre da Silveira (novo senador), Antônio Anastasia e Rodrigo Pacheco.

Foi Notícia no JM’

Dando seqüência à publicação de fotos que foram notícias em um passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Quem é capaz de reconhecer esta turma curtindo os famosos e tradicionais carnavais de Santos Dumont?

Vamos tentar acertar: Júnior, Huguinho, Perrone, Funério, Eduardo Abreu, Ricardo Caetano, Carlos Eugênio, Serginho e Marco Aurélio Albanese

Descontraído encontro de amigos entre Maninho, Cláudia, Eduardo, Cidinha Faria, Caterina Peduzzi, Patrícia, Márcio, Paula Márcia, Lívia, Luiz André, Paula e Valério, além das pequenas Mariah e Carolina

Quem reconhece esta gatinha desfilando? Uma dica: é empresária do ramo imobiliário em nossa cidade

A juíza Maria Cecília Stephan homenageando um dos decanos da advocacia em nossa cidade, Dr. Celso Vieira Marques

Dr. José Roberto Lombello, Dr. Pacífico Estites e Dra. Sílvia Rocha Rodrigues, em solenidade na Câmara Municipal

O sobrinho-neto de Alberto Santos Dumont, Dr. Jorge Henrique Dumont Dodsworth com sua esposa Maria Odíla, em mais um evento no Museu Cabangu em que eles se fizeram presentes.

Doquinha, José Pedro, Dr. Daniel e Valter Barbosa em um dos animados carnavais no Grêmio Mário de Lima.

Os ‘compadres’ Dalton Abud e Cláudio Volpe, duas figuras importantes na história de nossa cidade.

Quem se lembra do tempo em que nossa cidade sofria com o ‘pó’ da carbureto??? Apesar de tudo, nossa comunidade era mais feliz do que agora que a empresa está sob o comando dos americanos da Dow

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário