Português (Brasil)

Santos Dumont fecha o mês de outubro com saldo negativo em contratações; porém números são positivos no acumulado de 2021

Santos Dumont fecha o mês de outubro com saldo negativo em contratações; porém números são positivos no acumulado de 2021

Data de Publicação: 16 de dezembro de 2021 09:28:00 Caged aponta perda de 16 postos de trabalho com carteira assinada no décimo mês de 2021. No entanto, desempenho da cidade tende a subir nos meses de novembro e dezembro em função das contratações temporárias de fim de ano

Compartilhe este conteúdo:

Por Gilberto Freire - Repórter 

Para Santos Dumont os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia parecem bastante desanimadores se o recorte for apenas o mês de outubro. Porém, as aparências enganam e, no acumulado do ano, os números são positivos na cidade.

No mês de outubro, foram 110 admissões e 126 desligamentos, o que totaliza um saldo de 16 trabalhadores a menos com carteira assinada no município. O pior desempenho do mês foi do comércio que demitiu 69 trabalhadores e contratou 43.

No entanto, levando em conta o mercado de trabalho em 2021, no período de janeiro a outubro, há um saldo positivo de 50 criações de postos de trabalho. Até o momento foram 1.372 admissões frente a 1.322 desligamentos.

A título de comparação, de janeiro a outubro de 2020, época em que as havia mais restrições nas atividades comerciais por conta da pandemia, os dados apresentavam 203 pessoas demitidas. Nesse período, foram 1.359 desligamentos contra 1.156 contratações.

Vale lembrar que os dados referentes aos meses de novembro e dezembro de 2021 ainda estão sendo processados pelo Ministério da Economia e não foram divulgados. A expectativa é que nesses meses haja a entrada dos percentuais das contratações temporárias para as vendas de Natal.

Sindicomércio espera crescimento de 20% nas vendas de fim de ano

O Portal 14B questionou o presidente do Sindicomércio de Santos Dumont, André Borges, sobre os números divulgados e as expectativas para o fim de ano. Para André, alguns fatores contribuem para uma visão otimista em relação às vendas nesse período.

“Nós sempre temos uma expectativa positiva para o fim do ano, visto que este ano os números da pandemia têm mostrado uma queda vertiginosa. Em Santos Dumont, há vários meses, os números vêm caindo de forma acentuada, não temos casos novos de contaminação pelo menos até agora. Em relação há 2020, a nossa expectativa no comércio é de crescimento, achamos que o setor de varejo de alimentos, como supermercados, hipermercados sacolões, mercearias tenha um crescimento bem significativo. No setor de vestuário e calçados também esperamos um aumento considerável nas vendas de fim de ano. Fazemos uma expectativa em torno de uns 20%”, disse.

 

Foto e edição de texto: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário