Português (Brasil)

Escritora Fernanda Pittella lança livro "Contos da Cidade de Santos Dumont"

Escritora Fernanda Pittella lança livro "Contos da Cidade de Santos Dumont"

Data de Publicação: 8 de dezembro de 2021 17:25:00 Obra que visa preservar a memória local reúne contos de 16 escritores ligados de alguma maneira ao município. Lançamento realizado na noite dessa quarta-feira (07) contou com a presença de amigos, familiares e entusiastas

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Houve quem disse que somos todos feitos de histórias. Cada vez mais, Fernanda Pittella faz questão de reuní-las e contá-las. Na noite dessa terça-feira (07), a escritora lançou seu mais novo livro: 'Contos da Cidade de Santos Dumont'. A obra tem a proposta de compartilhar olhares, percepções históricas e deixar um legado sobre a cidade, construída, ao longos dos anos, por tantos personagens.

O evento de lançamento do livro aconteceu no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no centro, e contou com a presença de amigos, familiares, outros escritores e entusiastas da literatura. 

"Esse livro tem como objetivo reunir os autores da cidade de Santos Dumont. Cada um contribuiu com um conto envolvendo algum personagem da cidade real ou fictício, mas tudo tendo como pano de fundo Santos Dumont ou os tempos de Palmyra ou ainda o Arraial de João Gomes. Foi uma contribuição de talentos, os contos são de ótima qualidade, com um arsenal memorialístico muito importante para preservarmos a memória da cidade", explicou Fernanda. 

Ao todo, foram confeccionados 150 exemplares da obra. Além da venda, Fernanda revela que pretende fazer a doação do livro à Biblioteca Municipal Antenor Ayres Viana e ainda disponibilizar, em breve, a versão digital para quem se interessar. Para a escritora, que atualmente vive em Vitória-ES, essa é mais uma oportunidade de estreitar os laços com a cidade natal.

"É um livro muito específico de Santos Dumont e quem viveu aqui vai ter a referência afetiva, de memória. Acaba sendo um reservatório de histórias que no futuro as pessoas vão poder sentir como era a vida no século XVIII, nos anos 70, nos anos 2000, é um passeio. Há também uma particularidade na obra, pois foram inseridas algumas participações póstumas, como a de dois historiadores que fizeram parte da coroa portuguesa e passaram por aqui para explorar o Caminho Novo. Eles viram como era a rocinha de João Gomes e fizeram relatos, publicaram um livro. A história da cidade é antiga e tentei resgatar esse passado. Rui Barbosa, por exemplo, já era um político, orador e jurista renomado internacionalmente, quando escolheu o Sanatório Palmyra para repousar. São personalidades que cruzaram nossa terra", conta.

A obra conta com a participação de 16 escritores como Laurete Godoy, Victor Kingma, Luiz Mauro Andrade da Fonseca, entre outros. Um deles é Wagner Aniceto, professor e referência em literatura no município. Wagner, de 77 anos, falou sobre a participação no livro.

"O que a Fernanda está fazendo é fundamental para que as pessoas de hoje visitem e conheçam um passado muito bom que houve aqui na cidade. Eu fiz esse conto para relembrar alguns pontos do carnaval de Santos Dumont, apesar do personagem ser fictício, é uma figura que sempre esteve no imaginário carnavalesco sandumonense", afirma. 

Renda convertida para projeto social

Toda a renda arrecada nas vendas do livro será revertida para um projeto social que visa comprar materiais escolares para crianças carentes de Santos Dumont. O projeto é fruto de uma parceria entre Mariana Barbosa, proprietária do Afeto Mineiro, e de Carolina Alvim, dona da loja que leva seu nome.

"Sempre fizemos essas doações pelas cartinhas do Correios, de forma bem discreta, nunca foi a intenção tomar nenhum tipo de proporção como essa. A Caroline Alvim no ano passado fez a arrecadação de material escolar na loja dela junto aos clientes, conseguindo montar 80 kits. Como em 2020 as cartas de doações nos Correios foram suspensas por conta da pandemia, decidi encaminhar as minhas doações pra loja Carol. Agora em 2021 resolvemos unir forças e usar as redes sociais para atingir o maior número de pessoas. Nisso, fomos presenteados com esse convite da Fernanda em abraçar a causa e converter a renda do livro pra esse projeto. Nossa meta é superar os 80 kits do ano passado", conta Mariana Barbosa.   

Quem puder e quiser doar algum material escolar, pode entrar em contato através de mensagem direta no instagram dos perfis: @espacocarolinaalvim e @afetomineiro.

Sobre Fernanda Pittella

Fernanda Pittella, nasceu em Santos Dumont, mas estudou e viveu em diversos países, têm três livros publicados, todos traduzidos e com versão em francês. As referências culturais enriquecedoras e o estilo tradicional e regionalista complementam as obras a autora sandumonense. Em Singapura, Fernanda escreveu e produziu suas três principais obras: 

Adágio com Brio, uma aventura Toscana (2013); 

Allegro Vivace, da província à Provence (2015);

Andante Moderato, aquarela asiática (2017).

A autora já participou de diversos festivais como o Salon du Livre de Paris – o maior evento literário europeu -, Feira Literária de Belo Horizonte (FLI-BH) e Feira Literária de Paraty (FLIP) -  maior evento literário da América Latina.

 

Fotos: Peterson Escobar

 

Imagem da Galeria Wagner Aniceto, Escritor - Foto: Peterson Escobar
Imagem da Galeria Estela Barbosa, Mariana Barbosa e Fernanda Pitella - Foto: Aline Barbosa
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário