Português (Brasil)

Secretaria de Agricultura e Pecuária quer voltar a fazer de Santos Dumont uma referência em laticínios

Secretaria de Agricultura e Pecuária quer voltar a fazer de Santos Dumont uma referência em laticínios

Data de Publicação: 16 de novembro de 2021 18:26:00 SMAP pretende certificar os mais de 20 estabelecimentos da cidade e fazer com que os produtores possam expandir os negócios para a região

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

A vocação para a fabricação de queijos, doces e laticínios em geral vem de longe e remete uma tradição que pode ser vista no passado de Santos Dumont. Mas há quem esteja empenhado em resgatar toda essa história, trazê-la para o presente e fazer da cidade um polo no ramo outra vez.

Na última semana, Elizangela Mendes e Marcelo Alvim, funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), juntamente com o técnico da Emater Marco Aurélio, participaram da Feira e Rodada de Negócios do Produtor Certificado do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) - Cimpar, em Juiz de Fora. O evento, realizado pelo Sebrae com apoio da Ampar e da Emater, reúne produtores, fornecedores e compradores de cerca de 30 municípios da região, além de ser uma oportunidade para a troca de experiências no setor.

“Essa rodada de negócios foi de grande valia pra nós porque foi a primeira que envolveu os laticínios certificados do S.I.M, que Santos Dumont passou a integrar nesse ano. Por enquanto temos um laticínio certificado e outros no processo de certificação”, conta Elizangela.

Segundo a SMAP, Santos Dumont conta atualmente com cerca de 22 laticínios na cidade. Desses, o laticínio Oliveira é o único certificado e outros cinco estão no processo burocrático de certificação. A intenção da pasta é ter todos os estabelecimentos dentro do consórcio.

“Por enquanto estamos trabalhando com um processo de educação e conscientização. A gente sabe que pra toda novidade há uma resistência, alguns produtores ainda estão receosos e acabam trabalhando na informalidade. Nós vamos iniciar na próxima semana um trabalho in loco nos laticínios e explicar a importância de fazer parte do consórcio”, afirma Elizangela.

A SMAP aposta no consórcio para fortalecer as vendas, as negociações e a implementação de novas tecnologias nos estabelecimentos da cidade, já que o serviço engloba técnicos capacitados que podem potencializar e elevar a qualidade dos produtos. 

 

Feira Rodada de Negócios pode ser realizada em Santos Dumont em 2022

Entre tantos outros objetivos, a feira serviu para que os funcionários da SMAP articulassem uma possível realização do evento em Santos Dumont no próximo ano.

“Pudemos fazer contatos com outros laticínios, com fornecedores, com compradores e com pessoas que puderam conhecer a qualidade dos nossos produtos. Além disso, conseguimos junto aos presidentes do Sebrae e da Emater, a possibilidade de realizarmos uma edição do evento aqui em Santos Dumont, talvez no primeiro semestre de 2022. Afinal, a cidade é o berço do laticínio no país. Vai ser muito bom pro município e vamos voltar a nos tornarmos um polo do queijo como Santos Dumont já foi”, afirmou Elizangela. 

Entenda o que é o SIM

O serviço

Os Serviços de Inspeção Municipal visam a promoção da preservação da saúde humana e do meio ambiente, conciliando, ao mesmo tempo, para que a atuação não implique obstáculo para a instalação e legalização da agroindústria rural de pequeno porte. O serviço também atua diretamente na qualidade sanitária dos produtos finais.

Além disso, o SIM promove um processo educativo permanente e continuado para todos os atores da cadeia produtiva, estabelecendo a democratização do serviço e assegurando a máxima participação do governo, da sociedade civil, de agroindústrias, dos consumidores e das comunidades técnica e científica nos sistemas de inspeção.

Fiscalização

Laticínios, açougues e abatedouros de animais, a carne e seus derivados, o pescado e seus derivados, os ovos e seus derivados, o leite e seus derivados e os produtos das abelhas e seus derivados estão sujeitos à atuação da fiscalização.

A inspeção e a fiscalização abrangem, sob o ponto de vista industrial e sanitário, a inspeção ante e post mortem dos animais, a recepção, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, embalagem, rotulagem, armazenamento, expedição e trânsito de quaisquer matérias-primas e produtos de origem animal.

 

Fotos: Divulgação

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário