Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 29 de outubro de 2021 15:22:00 29 de outubro de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Colunista

PALESTRA

A eficiente professora Joseani Netto, Mestre em Letras e Especialista em Educação, é a palestrante convidada do II Ciclo de Palestra da AJL - Academia Juizforana de Letras - Amor na Literatura Universal; no próximo dia 03 de novembro, às 19 horas. O tema de sua palestra é ‘O amor em Luzia Homem - a outra face do Sol’. Faço votos de sucesso.

HOSPITAL

Após a visita do prefeito Betinho ao Hospital Misericórdia na semana passada, ficou evidente que o mandatário quer investir mais na unidade. O prefeito se dispôs a adquirir novo mobiliário para a unidade e reformar o pronto socorro. Com essa perspectiva, o provedor Ivan Amorim fica satisfeito em poder oferecer mais conforto ao pacientes do hospital.

VIGILANTE

A Polícia Militar, cumprindo suas obrigações constitucionais, vem realizando um bom trabalho no policiamento ostensivo. Constatamos que por ter obrigações tão complexas, essa corporação necessita sempre de mais investimentos por parte do governo do Estado, tanto em equipamentos quanto em um melhor soldo.

SEGURANÇA

A nossa conceituada Polícia Civil também necessita de investimentos, vemos o esforço dos delegados doutores Cleber, Daniel e Milton juntamente com suas equipes. Eles têm feito um excelente trabalho no combate ao crime. Essa corporação deveria ser mais valorizada pelo governador Romeu Zema.

MAIS VACINA

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que, nesta sexta-feira, 29/10, chegaram a Minas Gerais 280.800 doses da vacina produzida pela Pfizer. Os imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em dois desembarques, às 14h25 e às 14h45. As doses foram transportadas para a Central Estadual da Rede de Frio, localizada à Rua Governador Mineiro, 40 – Gameleira. Esta remessa faz parte do 63º lote de vacinas contra a covid-19. Daqui por diante, a Secretaria organiza a logística de distribuição para repassar às Unidades Regionais de Saúde e posterior entrega aos municípios, inclui-se aí Santos Dumont.

RETOMADA FERROVIÁRIA

Em audiência pública na Assembleia de Minas Gerais, algumas empresas apresentaram projetos de locomotivas movidas a bateria. A viabilização tecnológica e econômica de operações com as “locomotivas verdes”, ou seja, locomotivas ambientalmente mais amigáveis, está cada vez mais próxima. É nesse tom de otimismo que os convidados da audiência realizada na tarde de quinta-feira (28/10), apresentaram projetos que já estão em desenvolvimento no campo do transporte ferroviário. Durante o encontro, realizado pela Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, empresas privadas e agências públicas falaram sobre as novidades do setor, que envolvem principalmente soluções para novos tipos de combustíveis, que reduzam ou até eliminem a emissão de gás carbônico. Os ferroviários aqui de Santos Dumont acompanham os avanços do setor com muito otimismo e entusiasmo.

ORÇAMENTO

Também na quinta-feira (28), a Assembleia de Minas Gerais aprovou o Orçamento do Estado para 2022. Na Reunião Extraordinária de Plenário realizada na quinta-feira, O Projeto de Lei (PL) 3.191/21, do governador Romeu Zema, foi aprovado em turno único e em redação final e já pode ser remetido à sanção do Poder Executivo. A triste notícia é que o Orçamento para o próximo ano prevê um déficit de R$ 11,7 bilhões.

COISAS DA POLÍTICA

Ontem foi ventilado no mundo político a intenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ter como seu vice na próxima eleição, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Rodrigo Pacheco filiou-se na quarta-feira (27) ao PSD do ex-ministro de Lula, Gilberto Kassab. Alguns interlocutores confirmaram que o ex-presidente discute o assunto com aliados. Ele tem a expectativa de convencer Kassab a retomar a aliança. Caso a movimentação dê certo, Lula anularia a possibilidade de uma terceira via e ainda teria um palanque no estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. A estratégia me parece muito boa, mas será que o senador vai aceitar?

MOBILIDADE URBANA

Todo mundo tem acompanhado a situação da mobilidade urbana na capital mineira. O prefeito Alexandre Kalil bajulava seus aliados e foi pego em uma situação bastante suspeita. Depois que a questão da mobilidade urbana ganhou os holofotes, o prefeito tenta se desvencilhar dos aliados incômodos dizendo que eles não valem nada. O que é a política!

DESRESPEITO

Comentando sobre mobilidade urbana, a Secretaria de Transportes restaurou a pintura das vagas de deficientes e idosos essa semana, mas o desrespeito por parte dos motoristas continua. Todos que, de alguma forma, estão envolvidos com a mobilidade urbana, tanto na Secretaria, na Polícia Militar, motoristas e pedestres sabem que o que tem faltado na cidade é fiscalização. Outra coisa que todo mundo sabe é que não se pode passar a mão na cabeça. Alguns infratores estão bastante confortáveis com a situação.

MUNICIPALIZAÇÃO

Um projeto importante que está tramitando na Câmara Municipal é a questão da municipalização do trânsito, que no momento aguarda parecer favorável das comissões da casa. Particularmente, acho que o secretário de Transportes, Paulo Barreto, deveria articular a aprovação da matéria que é muito importante para o município. A falta da aprovação, gera um prejuízo em impostos na ordem dos R$ 200 mil reais, que deixam de ser arrecadados com as multas geradas com as infrações de trânsito na cidade.

CULTURA

Quem tem movimentado a cultura musical na cidade é o amigo Marcelo Guerra. Ele tem se apresentado no Faria´s Bar e Restaurante com a atração do ‘Caldeirão do Guerra’. Faço votos de muito sucesso ao amigo

DIA DE FINADOS

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos tem feito um esforço gigantesco para deixar o Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida limpo. Um esforço de Titan, que acredito não ser concluído antes do Dia de Finados. Todavia, a Secretaria tem se desdobrado para deixar o local em condições de ser visitado pela população no próximo dia 02. Mesmo com várias deficiências, como o local ter um terreno acidentado, de difícil limpeza, além das chuvas que contribuem para o crescimento de ervas daninhas, o trabalho no Cemitério é um trabalho duro. Assim, felicito o esforço do secretário Oscar Homem de Toledo Júnior por tentar manter o local limpo, e com ele, elogio também o trabalho do senhor Sérgio Amaro, que dentro do possível tem feito um bom trabalho. O nome dele foi indicação do COMSEP, Conselho da Comunidade e do Presídio de Santos Dumont, para coordenar a limpeza do local.

 

 

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário