Português (Brasil)

Sandumonense disputa torneio de sinuca no Espírito Santo neste fim de semana

Sandumonense disputa torneio de sinuca no Espírito Santo neste fim de semana

Data de Publicação: 15 de outubro de 2021 21:59:00 Rochinha pratica o esporte desde os anos 80 e sonha em trazer grandes eventos para Santos Dumont

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Sinuca, bilhar ou até mesmo snooker. O nome varia conforme a categoria e o local, mas características como precisão, concentração, postura e raciocínio para sair de condições adversas são universais na prática desse esporte. Neste fim de semana, José Carlos Ferreira, o popular Rochinha, vai representar Santos Dumont em um torneio de sinuca em Marataízes, no Espírito Santo.

O servidor municipal, de 49 anos, viaja neste sábado (16) para o estado vizinho, e teve o custo da passagem arcada por apoiadores. Rochinha irá junto com Zezinho, outro nome de destaque ligado à sinuca na cidade. Porém, a competição para o sandumonense acontece mesmo é no domingo (17), no local conhecido como "Bar do Máskara", e vai reunir mais de 60 competidores de várias partes do Brasil. 

"Esse campeonato tem uma importância muito grande pra nós pois ele é uma porta que vai se abrir, já que nossa intenção é trazer um evento de grande porte para Santos Dumont. Já entendemos como funciona, mas vamos para articular e trazer o maior número de pessoas pra jogar aqui", disse Rochinha.

Além da "missão intercâmbio", Rochinha tem condições de trazer até mesmo o título para o município. Pelo menos essa é expectativa de Renan José, dono do bar que leva seu nome, localizado próximo à Igreja Matriz de São Miguel e Almas. O bar é o espaço que Rochinha utiliza para treinar durante a semana.

"O Rochinha é um professor que eu tenho. Atualmente ele é um dos nomes mais fortes da cidade em relação à sinuca. Nos últimos torneios que eu organizei aqui, ele precisou ser vetado como jogador, o pessoal olhava o nome dele na lista e desistia, então passei ele para a organização", revela Renan, que continua: "Foi aí que comecei a incentivar ele a jogar fora da cidade. Tenho certeza que Santos Dumont vai estar bem representado". 

O sandumonense vai disputar a modalidade par ou ímpar, na chamada sinuquinha. Para isso, ele treina cerca de duas horas todos os dias no bar do amigo Renan. "A sinuquinha é onde se encontra muitas dificuldades. Então você põe a bola em determinadas posições e treina 10, 20, 30 vezes a mesma jogada. Tem uma rotina, o ideal é treinar de 3h a 5h por dia, mas eu tenho feito isso 2h por dia. Se não treinar, fica pra trás, é prática. Inclusive, prefiro treinar sozinho porque faço as jogadas mais específicas. O Renan ter disponibilizado a mesa aqui me ajudou muito", disse.  

De acordo com Rochinha, a sinuquinha é a representação do equilíbrio nesse esporte:

"Claro que existem os favoritos, mas a sinuquinha é a modalidade que causa um maior equilíbrio. Dependendo da posição das bolas no início da partida, o mais fraco pode ganhar do mais forte. Não basta só habilidade, vai um pouco de sorte também. No sinucão, que é a regra brasileira, é pra quem está muito treinado, mesmo porque tem posicionamento certo e as bolas tem suas marcas definidas", explica.

A competição deve durar todo o dia e tem o sistema "mata-mata", ou seja, quem perder está fora do torneio. O sandumonense, que começou a jogar sinuca nos anos 80 e coleciona títulos na cidade, diz que vai sem pressão para o evento. 

"Essa parte de ansiedade já passou pra gente. Antigamente, nos torneios da cidade quando a gente jogava na sexta-feira e passava para a final no domingo, aí sim, o sábado era de ansiedade por saber quem íamos enfrentar, saíam os finalistas no Jornal Mensagem, era muito bacana. Tinha toda uma atmosfera, eram jogos pegados. Hoje o nosso objetivo é chegar lá e enfrentar quem tiver que enfrentar. Classificando ou não, é um enriquecimento que a gente ganha, levar o nome de Santos Dumont", considerou. O torneio terá a transmissão online pelo Youtube.

Sinuca em Santos Dumont

Recentemente, os torneios de sinuca passaram a ganhar grande repercussão nacional revelando nomes como "Baianinho de Mauá". Os vídeos do jogador têm milhões de visualizações nas redes sociais. Rochinha vai ao Espírito Santo com a intenção de trocar experiência e de fazer com que a cidade de Santos Dumont surfe também nessa onda.

"Agora com as redes sociais, os toneios de sinuca estão fervendo. Existem transmissões pela internet com milhares de visualizações. A internet alavancou demais, antes era só torneio oficial voltado para o sinucão, que sempre carregou mais prestígio. Agora, com a sinuquinha, o esporte popularizou e tomou essa proporção. Hoje é encarado como algo que é passado de pai para filho", conta Rochinha. 

Um dos locais mais conhecidos em Santos Dumont por conta das competições de sinuca é o "Bar do Sô Tião", que recebeu torneios por mais de 30 anos. No entanto, desde 2016, segundo Geraldinho Rodrigues, filho do dono do bar, não há mais campeonatos no local por questões pessoais. A bola da vez por enquanto é o bar do Renan, que pretende voltar a organizar partidas a valer em breve na cidade.

"A participação do Rochinha nesse campeonato está sendo essencial pra gente nesse momento de retorno às atividades que estavam paradas por conta da pandemia. Estamos voltando aos poucos e agora o pessoal tá curioso, querendo descobrir como que faz pra jogar também. Muitos jogadores antigos também já se manifestaram na intenção de voltar, então deu uma chacoalhada na turma", explicou Renan.

Segundo o dono do bar, a expectativa é que no início de 2022 os campeonatos retornem no local, assim como no período pré-pandemia. Renan chegou até a instalar câmeras em cima das mesas para gravar as jogadas. 

"Fica posicionado aqui e de vez em quando a gente vai descobrindo quem tem potencial pra jogar mais a sério. A partir das imagens, a gente orienta o pessoal, discute sobre o jogo, é uma troca bem bacana", conta.

 

Fotos: Peterson Escobar

Edição: Gláucia Rabello

Imagem da Galeria Geraldinho, Rochina e Renan - Foto: Peterson Escobar
Imagem da Galeria Zezinho, companheiro que vai viajar junto com Rochinha - Foto: arquivo pessoal
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário