Português (Brasil)

Crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental retornam às aulas presenciais

Crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental retornam às aulas presenciais

Data de Publicação: 11 de outubro de 2021 13:26:00 Confira como foi a primeira semana do sistema de ensino híbrido em Santos Dumont

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

Com o retorno das aulas presenciais das crianças dos 1º e 2º períodos e 1º ao 5º anos do ensino fundamental na última semana, a diretora da Secretaria Municipal de Educação, Bárbara Barros, comemora a nova fase que aconteceu sem transtornos. A volta ocorreu em todas as escolas de Santos Dumont, incluindo as regiões rurais.

"A gente realizou a capacitação dos professores e funcionários, e deu tudo certo. Até agora não tivemos nenhum problema na volta às aulas", afirma Bárbara. 

Neste momento, o retorno às aulas está acontecendo em um sistema híbrido, as atividades presenciais acontecerão intercaladas em semanas, isto é, as crianças terão aulas durante uma semana e na outra semana, as atividades continuarão sendo remotas.

Protocolo Sanitário

Nesta nova etapa, o distanciamento social e a utilização de equipamentos de proteção individual para funcionários são fundamentais. O protocolo sanitário, elaborado conforme o protocolo estadual, foi autorizado pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município. 

Entre as exigências presentes no protocolo de volta as aulas da Prefeitura Municipal de Santos Dumont, destacam-se o distanciamento de pessoas e carteiras de 90 cm a 1,5 metros, a capacidade de sala de aula reduzida a 50%, bebedouros lacrados, sendo permitidos os dispensadores de água para o uso de copos individuais, as refeições devem ser realizadas, preferencialmente, em locais abertos, com escalonamento de turmas em caso de uso do refeitório.

O Portal 14B noticiou que há cerca de dois meses, as escolas estavam passando por vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária.

Para funcionar, as escolas foram obrigadas a apresentar um laudo com o aval das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, demonstrando que o local estaria apto para essa nova fase. Além disso, qualquer contato com a Covid-19 que possa colocar alunos, membros da família e funcionários da escola em risco deverá ser notificado.

Decisão dos pais

Coube aos pais e/ou responsáveis a decisão de as crianças continuarem apenas com o ensino remoto ou se participariam do ensino de forma híbrida.

Lucélia Santos é mãe da Alice, de 12 anos, e do Cláudio, de 14 anos, e não autorizou que seus filhos participassem do sistema híbrido de ensino:

"Não autorizei o retorno de meus filhos às aulas presenciais. Me sinto insegura quanto ao fato da vacina para adolescentes estar começando agora. Prefiro esperar mais um pouco, já que esperamos tanto, né?!"

Já a mãe e professora Elisana Reioli, autorizou que sua filha voltasse a assistir as aulas de forma presencial no Colégio Militar e explicou:

"Apesar do empenho e das diversas estratégias pedagógicas apresentadas pelos  professores, os alunos estavam desestimulados. A dinâmica da sala de aula é insubstituível e além disso, a interação entre os alunos no espaço escolar é fundamental para os adolescentes. O avanço da vacinação e o protocolo de retorno apresentado pela escola também me deixou bem confiante", afirmou Elisana.

No próximo dia 18, será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e Superior retornarem às aulas presenciais. 

 

Fotos: PMSD

Edição: Gláucia Rabello 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário