Português (Brasil)

Whatsapp, Facebook e Instagram ficam fora do ar por 7 horas

Whatsapp, Facebook e Instagram ficam fora do ar por 7 horas

Data de Publicação: 4 de outubro de 2021 22:08:00 Entenda o que pode ter causado o problema

Compartilhe este conteúdo:

Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

Não foi só com você, nem foi culpa da sua conexão de internet. Os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar, globalmente, por aproximadamente sete horas nesta segunda-feira (04).

Ninguém conseguia enviar mensagens ou carregar novos posts. O Facebook, dono dos outros dois serviços, não explicou o motivo.

Apesar de não haver uma explicação oficial, a principal suspeita é de que a culpa seja de uma falha no DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios), um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP) nos bancos de dados da internet.

Exemplo: quando você digita, www.portal14b.com.br, servidores DNS entram em operação e traduzem o endereço que você digitou para o IP 162.214.153.214 (relativo ao Portal 14B), permitindo o seu acesso.

Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance até para os funcionários, que sem acesso às ferramentas internas para corrigir o problema, ficam de mãos atadas.

Sheera Frenkel, repórter do jornal norte americano The New York Times, confirmou a tese em um tweet:

"Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios, esta manhã, para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não abriram as portas." 

O Twitter debochou do fato de sua rede social continuar "em pé", após a queda das empresas do Mark Zuckerberg: "Oi, literalmente todo mundo", tuitou o próprio Twitter.

Pessoas do mundo todo relataram problemas para acessar outros aplicativos, porém, não há indícios de que o mesmo problema que causou a queda do Facebook tenha afetado outros apps. 

Uma das possibilidades para a "queda" das redes é que o número de pessoas usando plataformas alternativas de comunicação tenha aumentado, causando a lentidão. Porém, a causa ainda não foi divulgada.

Além disso, existem os apps que dependem do login com o Facebook para serem usados, que também podem ter sentido algum impacto.

Os serviços de Whatsapp, Facebook e Instagram foram retomados por volta das 19h, entretanto, ainda apresentando instabilidade.

O Facebook emitiu um pronunciamento após o retorno das redes sociais:

"Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar."

 

Fotos: Mariana Figueiredo / Twitter

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário