Português (Brasil)

Aulas presenciais retornam na próxima segunda-feira em Santos Dumont

Aulas presenciais retornam na próxima segunda-feira em Santos Dumont

Data de Publicação: 1 de outubro de 2021 14:52:00 Pais poderão optar pelo sistema presencial ou online para seus filhos. Retorno começa com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e e 1º e 2º ano da Educação Infantil. Veja como funcionará o protocolo sanitário

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

A partir da próxima segunda-feira, dia 04 de outubro, as aulas presenciais vão retornar em Santos Dumont. De acordo com a Prefeitura, a retomada será em formato híbrido e também será facultativa: ou seja, os pais poderão escolher se os alunos vão acompanhar as aulas de forma presencial ou online.

O documento que oficializa o retorno das aulas presenciais foi assinado pelo prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania), no dia 27 de setembro, e contempla as redes de ensino municipal, estadual, federal e também as escolas particulares, desde que sigam todas as orientações do Programa Minas Consciente e do protocolo elaborado por uma comissão municipal.

"Nossas escolas estão seguras para receberem os alunos. Esse retorno está pautado na higienização dos ambientes, na segurança dos alunos, no distanciamento social e na capacitação dos nossos funcionários. E, claro, na parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde", disse Bárbara Vieira Marques, secretária de Educação.

A Prefeitura divulgou um vídeo com as orientações diante do retorno às aulas presenciais em Santos Dumont. Assista:

 

 

Inspeção e calendário de retorno

Há quase dois meses, funcionários da Vigilância Sanitária estão visitando escolas e observando as adequações necessárias a serem realizadas nas instituições para o retorno gradual. Para funcionar, as escolas são obrigadas a apresentar um laudo com o aval das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, demonstrando que o local está apto para essa nova fase.

Além disso, a manutenção das instituições reabertas dependerá diretamente dos indicadores epidemiológicos. Qualquer contato com a Covid-19 que possa colocar alunos, membros da família e funcionários da escola em risco deve ser notificado. Já o calendário de retorno, segundo a Prefeitura, vai obedecer a seguinte ordem:

- 04 de outubro de 2021: retorno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I; e 1º e 2º da Educação Infantil

- 18 de outubro de 2021: retorno do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Ensino Médio e Ensino Superior

Berçários e maternais ainda continuam de forma remota e dependem de novos estudos e dados estatísticos pra retornarem, de acordo com a Prefeitura.

Protocolo de segurança

No site da Prefeitura de Santos Dumont está disponível, na íntegra, um protocolo sanitário de retorno às atividades escolares. Entre as exigências, destacam-se o distanciamento de pessoas e carteiras de 90 cm a 1,5 metros; capacidade de sala de aula reduzida a 50%; bebedouros lacrados, sendo permitidos os dispensadores de água para o uso de copos individuais; refeições preferencialmente em locais abertos, com escalonamento de turmas em caso de uso do refeitório; proibição de self-service; entre outras.   

Segundo Verônica Bordonal, coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, em caso de sinais ou presença de sintomas dentro da escola, haverá o pronto atendimento de profissionais capacitados: "Estamos preparados, dentro do protocolo de segurança, para que todos realizem seus estudos. Toda criança ou funcionário que apresentar algum sintoma, será atendido pelos profissionais do Posto de Saúde mais próximo", afirmou. Além disso a Casa da Criança também servirá como um ponto de apoio para eventuais atendimentos.

Na avaliação de Maria Aparecida Mendes, psicóloga da Secretaria de Educação, o momento inicial de retorno vai exigir paciência com os alunos e as escolas vão desempenhar um papel primordial na ressocialização.

"Com o impacto emocional nesse retorno às aulas, é preciso garantir que as crianças e alunos tenham um desenvolvimento físico, emocional e social assegurado nas escolas. Nesse momento, a escola é fundamental. O espaço escolar não vai ser apenas de aprendizagem, será também um espaço de reencontro, de acolhimento e de ressocialização. Os pais e professores vão ter que ter muita paciência com as crianças e aceitar que cada um vai ter o seu tempo para a aprendizagem", avaliou. 

Transporte escolar

Já para os alunos que necessitam do transporte escolar, há também regras a serem seguidas. Renan Souza Araújo é o responsável pelo setor em Santos Dumont. Segundo o funcionário, mais de 35 veículos vão estar em operação a partir de outubro.

"Visando reduzir o contágio, os veículos escolares vão operar com 50% de capacidade, evitando a proximidade dos alunos; uma fator fundamental é que motoristas e alunos não poderão viajar sem máscara; outro ponto é a proibição da ingestão de bebidas dentro dos veículos, além da colocação de cadernos e mochila no chão dos veículos; no embarque, o motorista será o responsável pela higienização; no momento de desembarque, ficará a cargo das escolas tomar medidas para que a chegada dos alunos não cause aglomeração", disse.

 

Fotos: Peterson Escobar

Edição: Gláucia Rabello 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário