Português (Brasil)

Feira Literária de Conceição do Formoso começa nesta quinta e homenageia o professor Wagner Luiz Aniceto

Feira Literária de Conceição do Formoso começa nesta quinta e homenageia o professor Wagner Luiz Aniceto

Data de Publicação: 23 de setembro de 2021 11:29:00 Evento será virtual e presencial e visa promover a leitura e divulgar a produção literária de Santos Dumont e região

Compartilhe este conteúdo:

  Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

A IV edição da Feira Literária de Conceição do Formoso, a FLIF, acontece a partir desta quinta-feira, dia 23, até o dia 26 de setembro, no distrito que dá nome à mostra. Com o objetivo de promover a leitura e divulgar a produção literária de Santos Dumont e região, o evento pretende trocar experiências e aproximar as pessoas, ainda que virtualmente, devido ao período da pandemia.  

A Feira é uma iniciativa da Associação Turismo é Bom e dá Trabalho, criada por Gicele Brites, moradora do distrito e curadora da FLIF. Segundo ela, a exposição é uma forma de valorizar a cultura local.

"Trata-se de um trabalho de muita perseverança, porque não há nenhum tipo de apoio. Para nós de Conceição do Formoso, essa falta de apoio público vem de longe, pois pintamos os bancos e os muros da escola com a contribuição dos moradores e amigos. A FLIF é uma forma de democratizar o acesso à cultura e de oportunizar trocas de saberes", explica Gicele.

A primeira edição da FLIF ocorreu em 2018, com o nome de Feira Literária de Santos Dumont, mas em função dos projetos desenvolvidos e da equipe, a feira foi transferida para Conceição do Formoso, distrito da área rural de Santos Dumont, no ano de 2019.

Sheila Naves, coordenadora da Adesan (Agência de Desenvolvimento de Santos Dumont), define a FLIF como um ato de resistência.

"Todo movimento que promove a cultura, que persiste em educar,  que incentiva a leitura  tem que ser considerado como um gesto de resistência. Persistir onde não há apoio. Insistir e não desistir!", ressalta Sheila.

A edição de 2021 da FLIF homenageará o poeta e professor sandumonense Wagner Luiz Aniceto, autor do livro Porto Solidão, entre outras obras. A escolha foi feita entre os curadores da Feira Literária, Gicele Brittes, Sheila Naves, Simonea Gomes, Renan Souza e Ana Maria Marques.

Wagner é pai da também escritora Patrícia Aniceto, umas das convidadas da quarta edição da FLIF.

Confira a programação completa da FLIF:

Dia 23 de setembro - Quinta-feira

- 15h - Abertura da FLIF.

- 16h - Bate papo com o autor Wagner Luiz Aniceto.

- 19h30 - Mesa temática com escritores sandumonenses "Fazendo Cultura em Santos Dumont através da literatura".

Dia 24 de setembro - Sexta-feira

- 14h - Dedo de Prosa com as jovens escritoras Patrícia Aniceto e Carol Passos.

- 19h30 - Lançamento do livro SerUrbano do escritor juiz-forano Jorge Lenzi.

Os eventos citados serão transmitidos virtualmente pela página no Facebook Turismo é Bom e dá trabalho: www.facebook.com/turismoebomedatrabalho

Dia 25 de setembro - Sábado

Serenata literária pelas ruas de Conceição do Formoso

- 09h Plantio de árvores e doações de mudas na praça.

Dia 26 de setembro - Domingo

- 08h - Café colonial.

- 09h - Exposição e comercialização de artesanatos da comunidade.

- 10h30 - Bate papo com Vanda Maria Ferreira e Roberto Carvalho.

- 11h - Lançamento do livro infantil Leco e Seus Amigos Monstrinhos - Sem Medo de Aprender com Alice Gervason.

- 11h30 - Bate papo com Vanda Maria Ferreira sobre o livro Revogação do Julgamento de João Jiló.

- 12h - Lançamento do livro de Bruno Guilarducci.

- 14h - Contação de estórias no coreto da praça com distribuição de livros pela ONG Cavaleiros da Cultura.

Os eventos do final de semana serão realizados de forma presencial em Conceição do Formoso, e podem sofrer alterações em função das determinações sanitárias de combate a Covid-19. O uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios, e segue proibido qualquer tipo de aglomeração e som automotivo.

"Com a pandemia temos experimentado um evento híbrido e mais restrito. Contudo, esperamos que ano que vem haja uma grande festa literária, cultural e gastronômica, pois percebemos que a FLIF tem a literatura como carro chefe mais é um evento agregador para nossa comunidade" afirma Gicele.

 

Fotos: Gicele Brites / Feira de 2019 e Conceição do Formoso

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário