Português (Brasil)

Covid-19: UFJF aprova retomada gradual das aulas presenciais da graduação a partir do 2º semestre de 2021

Covid-19: UFJF aprova retomada gradual das aulas presenciais da graduação a partir do 2º semestre de 2021

Data de Publicação: 14 de setembro de 2021 18:26:00 As disciplinas teóricas devem continuar a ser ofertadas em modelo remoto, como ocorre desde o início da pandemia. A instituição também aprovou um calendário suplementar para alguns cursos. Saiba mais

Compartilhe este conteúdo:

 Por G1 Zona da Mata

As aulas práticas e estágios presenciais de todos os cursos de graduação foram autorizados pelo Conselho Superior (Consu) a partir do 2º semestre de 2021 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A previsão de início é 4 de novembro, conforme publicação da instituição nesta terça-feira (14).

Na ocasião, a instituição também informou que as disciplinas teóricas devem continuar a ser ofertadas em modelo remoto, como ocorre desde o início da pandemia de Covid-19. Além disso, um calendário suplementar para alguns cursos foi aprovado.

Desde julho, somente as atividades práticas presenciais dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia voltaram. Os estudantes seguem um calendário suplementar, com 10 semanas de duração e protocolos de biossegurança.

Até o momento, a UFJF registrou 195 casos suspeitos de Covid-19 e 17 confirmados na comunidade acadêmica após o retorno de alguns cursos da saúde. A informação é do 2º boletim informativo do sistema "Busco Saúde" que foi divulgado na última semana pelo G1.

Volta a partir do 2º semestre

Segundo a UFJF, a partir do 2º semestre de 2021 poderão ser oferecidas, em formato presencial, disciplinas práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios. As matérias teóricas devem continuar a ser ofertadas em formato remoto.

A decisão sobre quais disciplinas serão oferecidas de forma presencial caberá aos conselhos dos cursos.

Ainda de acordo com a instituição, o uso dos espaços físicos das unidades acadêmicas poderá ser interrompido diante de uma situação de agravamento do cenário epidemiológico.

Semestre suplementar

Consu aprovou também a oferta de um 2º semestre suplementar, com duração de 10 semanas letivas, para os cursos de Jornalismo, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Rádio, TV e Internet do Campus de Juiz de Fora e os cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia do Campus de Governador Valadares.

O calendário para o início das atividades ainda será definido pelo Conselho de Graduação (Congrad).

Além das atividades do semestre suplementar, o Consu decidiu que o 2º semestre de 2021, que começa em 18 de outubro, será realizado com a oferta de disciplinas teóricas em formato remoto e com atividades destinadas à capacitação dos discentes, docentes e terceirizados. O objetivo é organizar o retorno antes de novembro.

 

Foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário