Português (Brasil)

Sandumonenses reclamam do novo aumento na tarifa de esgoto da Copasa

Sandumonenses reclamam do novo aumento na tarifa de esgoto da Copasa

Data de Publicação: 14 de setembro de 2021 15:36:00 Vereador Flávio Faria busca esclarecimentos da concessionária

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter

As contas de água estão mais caras. A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) aumentou as tarifas a partir do dia 1º de agosto de 2021, nas cidades onde a empresa presta serviços. Tal reajuste se deve ao acréscimo na tarifa de esgoto.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, o aumento segue as determinações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Segundo a empresa, com a revisão tarifária da Arsae, a tarifa de esgoto deixou de ter diferença entre as cidades quem têm apenas a coleta e as que têm coleta e tratamento de esgoto. Ou seja, a tarifa de esgoto foi unificada e corresponde a 74% do valor pago pelo consumo de água. 

“Essa alteração também foi determinada pela Arsae, que regula o setor. Mesmo tendo apontado caminho diferente nas discussões sobre a tarifa, a Copasa ressalta que é obrigada a seguir a determinação da agência reguladora, que é a responsável pelo reajuste das tarifas aplicadas pela companhia. O valor final da conta varia de acordo com o volume consumido e da categoria na qual o usuário está inserido”, divulgou em nota a assessoria de imprensa da Copasa.

Repercussão nas redes sociais

Uma publicação feita pela moradora Simone, de Santos Dumont, nas redes sociais, pediu aos vereadores que busquem soluções para o aumento na tarifa de água da Copasa na cidade.

Na postagem, a moradora escreve sobre o aumento de um serviço que a cidade não possui em sua totalidade, que é a captação de esgoto. Veja a íntegra da publicação abaixo:


“Senhores vereadores da cidade de Santos Dumont, MG. Venho através desse meio de comunicação, saber se os senhores estão cientes do aumento abusivo que a Copasa está cobrando pela captação de esgoto da cidade. Serviço este que nós não temos. Um aumento de 100% e um roubo de cara lavada. Acredito eu que outros moradores da cidade também estão indignados com esse procedimento da Copasa. Por favor, façam alguma coisa para a sociedade, pois, fomos nós que os colocamos aí. Queremos uma resposta plausível, porque tá demais né! Se não for a vcs que devemos recorrer, por favor nos indiquem a alguém que tenha coragem de peitar a Copasa. Buraco nas ruas não faltam. Fico no aguardo de uma resposta de vcs. Vcs estão aí para lutar pelos seus munícipes, afinal se não fosse através de nós vcs não estariam aí.  Aguardo retorno e providências a respeito desse assunto”.

Já outra moradora do bairro Graminha, que não quis se identificar por temer represálias, entrou em contato com o Portal 14B, em que fez o mesmo questionamento referente à nova tarifa. Segundo a consumidora, ela não entende o motivo do aumento “exorbitante” da taxa de esgoto. E fez uma reflexão sobre a cobrança. “A taxa do mês anterior foi de R$ 40,12. Este mês, o consumo da taxa foi para R$ 127,31, sendo que nem tratamento de esgoto temos”.  

A moradora, que ligou para o SAC da empresa com tal questionamento, recebeu a seguinte justificativa: “O valor da taxa de esgoto é cobrado conforme estabelece a Resolução Arsae-MG 154, de 28 de junho de 2021, não sendo possível alterar a forma de cobrança. Houve uma alteração na forma de cobrança na tarifa de esgoto, que passou a ser 75% sobre o valor do consumo de água para todos os imóveis”, explicou o atendente da Copasa. 

Vereador Flávio Faria busca esclarecimentos da concessionária

O vereador Flávio Henrique Ramos de Faria (PTB), falou sobre a queixa da internauta e também da população sandumonense, na sessão da Câmara, no último dia 08 de setembro. Segundo o parlamentar, ele procurou a gerência da Copasa na cidade na segunda-feira (06), para obter explicações acerca do aumento.

De acordo com Flávio, ele e outros vereadores receberam reclamações de moradores sobre o aumento na tarifa de água, que chamou de “absurdo”, e entrou em contato com a responsável pela empresa na cidade.

“A taxa de esgoto que era 25% foi para 75%. Eu recebi várias reclamações da população e em meu celular. Primeiramente, procurei a Vilma para buscar explicações sobre o aumento. Essa luta com a Copasa eu acho que vai ser eterna, porque desde que eu entrei como vereador é uma luta diária, sempre com problemas. A empresa não vem agradando a população nunca, você sai de 25% num problema tão grande em que estamos vivendo com a covid, e ir para 75% nessa crise. Conversei com a Vilma sobre o aumento da conta de água. O aumento de água na média abaixou 1,5%, mas na coleta do esgoto aumentou 50%, com os 25% dá 75%. Isso é um absurdo”, ressalta Flávio.

O vereador falou, ainda, que a Arsae é responsável pela fiscalização e regulação das tarifas, e que pretende entrar com uma denúncia na promotoria solicitando explicações da Arsae.

“Vou entrar com uma denúncia na Promotoria, pedindo à Arsae uma explicação. Mas a Copasa não fez isso só na cidade de Santos Dumont, ela fez em todo o estado, inclusive a Vilma me informou que houve uma regulamentação e que ela não cobra o esgoto até o tratamento. Agora vai ser 75% sobre o desentupimento da rede, na instalação de uma rede nova. Então agora piorou, pois vai continuar jogando o esgoto no rio e as pessoas vão continuar a pagar o 75%”, disse o parlamentar.

E questionou: “Qual a preocupação da Copasa em levar o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE? Qual? Nenhuma. Porque a intenção da empresa é para aumentar e receber os 75%. Agora a Arsae faz com que a Copasa mantenha um patamar de 75% tratando ou não o esgoto, isso foi o que a Vilma me passou. Quero me inteirar mais sobre isso e fico extremamente aborrecido com esse absurdo”.

 

Fotos: Divulgação Internet / Mariana Figueiredo / Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

QUERO AGRADECER AO CANAL 14 BIS,PELA MATÉRIA PUBLICADA SOBRE A COPASA, E, TAMBÉM AO VEREADOR FLÁVIO FARIA,POR ENTENDER A ATUAL SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO, E PROCURAR NOS AJUDAR. O QUE A POPULAÇÃO UNIDA PODE FAZER PARA ACABARMOS COM ESSA FARRA QUE ESTÃO FAZENDO CONTRA TODOS NÓS?

QUERO AGRADECER AO CANAL 14 BIS,PELA MATÉRIA PUBLICADA SOBRE A COPASA, E, TAMBÉM AO VEREADOR FLÁVIO FARIA,POR ENTENDER A ATUAL SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO, E PROCURAR NOS AJUDAR. O QUE A POPULAÇÃO UNIDA PODE FAZER PARA ACABARMOS COM ESSA FARRA QUE ESTÃO FAZENDO CONTRA TODOS NÓS?