Português (Brasil)

Petrô e a paixão pela arte

Data de Publicação: 28 de agosto de 2021 12:09:00 O artista sandumonense além de criar personagens que chamam a atenção por onde passa, também é responsável pela confecção das fantasias.

Compartilhe este conteúdo:

Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello  

Se você já andou pelas ruas de Santos Dumont, com certeza já se deparou, ou até tirou uma foto com uma figura bem conhecida aqui, o Petrô.

Odair Petronilho leva alegria por onde passa, através das fantasias criativas que produz e do sorriso no rosto que está sempre presente. "Faço esse trabalho há mais ou menos 40 anos, é gratificante", ressalta Petrô.

Não tem dia especial, não precisa ser data comemorativa e nem festa, Petrô se caracteriza e vai pro centro da cidade, onde brinca com crianças e tira muitas fotos com adultos e fãs que o acompanham por todos esses anos. "Eu gosto de fotografia, mas prefiro ser fotografado do que fotografar, gosto de estar livre na câmera", comenta ele.

Petrô conta que começou a se caracterizar somente no carnaval, mas sempre quis fantasiar com mais frequência. Até que veio o projeto de incentivo à leitura infantil, o “Leiturama”, onde ele pôde começar a expor sua arte.

"No começo as pessoas estranhavam, até perguntaram pra minha irmã se eu tinha ficado doido, mas hoje em dia todo mundo acostumou", revela o artista.

No início do processo de transformação, Petrô estuda a personagem ou pessoa a quem vai homenagear para "pegar" suas características, e então, vai pra parte divertida, a de confeccionar as fantasias.

O artista fala com orgulho sobre como suas criações são recebidas pelas pessoas e, principalmente, pelas crianças. No início as crianças podem até olhar com desconfiança, e dependendo da fantasia, até medo, pois às vezes ele está vestido de vampiro, por exemplo, mas aos poucos, as crianças vão deixando o medo de lado e permitem que a curiosidade e o encanto tomem conta do momento e então, chegam perto, brincam e até colocam a mão nas fantasias.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, com o distanciamento social e mais de 570 mil mortes no Brasil, o sandumonense tenta levar um pouco de alegria para a população do município. Até durante a vacinação, Petrô esteve presente vestido de Cuca, personagem folclórico que possui cabeça e corpo de jacaré, e que tem sido muito citado na vacinação. Até agora foram duas fantasias, mas em setembro, o artista promete uma terceira versão bem-humorada da personagem.

Fotos: Arquivo Pessoal Petrô.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário