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Jovens sandumonenses são destaque na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Jovens sandumonenses são destaque na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Data de Publicação: 26 de agosto de 2021 09:08:00 Alunos do Colégio Santos Dumont são reconhecidos na busca pelo conhecimento.

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 Por Gilberto Freire - Repórter

Alunos do Colégio Santos Dumont que participaram da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizado em 2020, foram agraciados pela participação na quinta-feira (19), com a entrega dos certificados.

O evento tem o apoio da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, por intermédio da Comissão Organizadora das Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica.

O desempenho dos alunos na olimpíada é resultado dos trabalhos desenvolvidos pela direção do Colégio Santos Dumont, na pessoa de Ronald Albuquerque, pelos professores Patrícia Ferreira, Sandro Barroso, Maria Luíza e vários outros que contribuem para a excelência da educação escolar.

Os alunos Gabriel José Candido, Hagatha Vitória da Silva Guimarães, José Guilherme de Oliveira Bastos, Nicolas Martins da Silva e Samuel Montessi Amaral Silva foram certificados na modalidade “Ouro”.

Os alunos Eisa Amorim Ribeiro, Letícia Vieira Marques Carvalho, Luana Venâncio de Carvalho e Vyvian Ferreira de Amaral receberam certificados na modalidade “Prata”.

E os alunos Allícia Maria Ribeiro Oliveira, Felipe Fagundes Ribeiro, Felype Ferreira de Oliveira, Júlia de Araújo de Amaral Silva, Júlia Nadur Fortes, Laura Ferreira Barbosa, Luiza Borges de Assumpção, Maria Fernanda Gonçalves de Souza, Maria Luiza Costa Silva, Mariana Souza Rodrigues, Nicoly Diele da Silva Musse e Pedro Lucas Ribeiro Dias foram agraciados na modalidade “Bronze”.

“A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, além de aguçar a curiosidade dos meninos para esses assuntos, também desenvolve algumas habilidades de matemática, porque eles fazem determinados cálculos de velocidade e proporção, e isso ajuda muito, inclusive a nós, professores. No ponto de vista da ciência, a gente acaba falando de modelos, do sistema solar, do entendimento do universo, o que também é importante. Então, a competição traz um conteúdo que, apesar de estar relacionado dentro das nossas matérias do ensino fundamental e do ensino médio, acaba propiciando a eles uma maneira diferente de tentar buscar o mesmo conhecimento e entendê-lo”, falou professor Barroso.

De acordo com Barroso, a organização da OBA fornece aplicativos para que os alunos estudem determinados temas, o que auxilia os professores no desenvolvimento da matemática, da percepção do modelo científico, porque, segundo ele, os alunos conseguem ver o desenvolvimento da história científica e ver que participam e vivenciam o processo o tempo todo.

Fotos: Gilberto Freire

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