Português (Brasil)

Coluna do dia 20-8-2021

Data de Publicação: 20 de agosto de 2021 14:57:00 Os fatos da semana na visão de Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Gilberto Freire - Colunista 

COPASA

A Copasa iniciou uma obra na Rua Capitão Fidélis (Biquinha) na semana passada, e os trabalhos foram retomados na manhã da última segunda-feira (16). A iniciativa da autarquia estadual é trocar a tubulação da rede de esgoto no local. Segundo os moradores, as intervenções naquela via têm sido frequentes, e todos esperam que os problemas sejam solucionados de forma eficaz.

COMTRAM

A assembleia do Comtram que definiu a diretoria para o exercício entre 2021 e 2023, realizada no último dia 11, reelegeu Clésio Santos, como presidente; Edmilson Inácio de Souza, para vice-presidente; Valquíria de Oliveira Carvalho como 1ª secretária e este colunista para 2º secretário.

Também foram eleitos para o conselho técnico do Comtram, José Francisco Araújo como presidente, José Roberto Nascimento e Edmilson Inácio como membros. O conselho tem relevante importância para o município, mas atualmente encontra muitas dificuldades quando delibera algum assunto relacionado ao trânsito, pois na prática, os projetos não são executados pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana. Na assembleia da semana passada, José Francisco fez duras críticas ao secretário Paulo Barreto. Infelizmente, muitas das deliberações do conselho têm sido desconsideradas pela Secretaria. Aí quando o povo reclama, reclama com razão.

TEM RAZÃO

Com o asfaltamento das ruas José Barbosa de Carvalho, Juarez Cristiano da Silva e Vereador Castilho de Toledo, o amigo e vereador Felipe da Silva Chaves ficou indignado com a situação. Segundo ele, o que vale asfaltar uma rua se no local não foram providenciadas as redes de captação de água e esgoto? Ou mesmo expandir tais redes para as ruas em que a população não conta com este tipo de serviço? Pensando friamente, não é que o vereador tem razão?

REPERCUSSÃO

Ainda sobre as ruas do Córrego do Ouro, o vereador Flávio Faria foi enfático ao comentar que as ruas só foram asfaltadas, porque constavam no projeto do Loteamento Espacial, contempladas com recursos federais por indicação de Luiz Fernando, quando deputado federal. Minha gente, no desenvolvimento atual de nossa cidade, não podemos deixar de considerar os grandes feitos da ação política de Luiz Fernando.

Muitas pessoas podem até não gostar dele, o que eu acho difícil, mas precisam concordar que sem ele na política, nossa cidade levaria uma vida ainda mais difícil. Pessoas como Alberto Santos Dumont, José Vieira Marques, José Antônio Pedro, Wilson Modesto Ribeiro “Sacadura’ e Luiz Fernando, sempre estiveram acima da média. Eles deixam marcas profundas até nas futuras gerações. Com Luiz Fernando ainda atuando fortemente, vamos ver o que o futuro reserva para a nossa cidade. E todos que tiveram suas vidas marcadas e as ruas asfaltadas, com certeza têm uma grande dose de agradecimento.

PATROL

Muito se discutiu sobre a urgência do projeto de lei, de autoria do nosso executivo, que formaliza um convênio para o empréstimo de uma patrol pertencente ao município de Rio Novo, e que está operando em nossas estadas vicinais. O vereador Tiãozinho do Formoso chamou a atenção para as várias máquinas do município que estão paradas por falta de peças. Na verdade, todas estão em péssimas condições, sabe lá se vale à pena tentar recuperá-las. Mas essa situação não pode continuar assim, afinal de contas, tem dinheiro público envolvido.

BANCADA

Ainda sobre o projeto de lei acerca da patrol, depois de tanto explicar, o vereador Keilon Mazilão convocou a bancada governista para aprovar a urgência do texto. Não deu outra, a bancada aprovou com maioria simples.

DESENVOLVIMENTO

Outra questão importante foi levantada na segunda-feira pelo vereador José Abud Neto. Ele cobrou a adesão da Prefeitura Municipal ao programa “Minas Livre Para Crescer”. O vereador enviou um requerimento ao executivo para saber sobre o conhecimento da Lei federal 13.874/2019 – Lei da Liberdade Econômica, também do Decreto Estadual da Liberdade Econômica e do Programa Minas Livre para Crescer, que podem ajudar no crescimento econômico do município. Particularmente, espero que nossa cidade esteja desenvolvendo ações no sentido de implementação destas leis e também do programa. Como empresário e representante deste segmento, José Abud sabe das repercussões que estas iniciativas podem ter em nossa economia.

RIO DAS POSSES

Essa semana, o vereador Flávio Faria encaminhou requerimento ao secretário de Obras, Oscar Toledo, solicitando a limpeza do rio das Posses, em toda a sua extensão e também, nos córregos de vários bairros de nosso município. Esse tipo de limpeza é realizada pela Secretaria de Obras todos os anos, mas existe uma necessidade de que seja feita o quanto antes, não deixando para a última hora.

Com certeza, o secretário Oscarzinho já está pensando no assunto. Também nesta semana, o vice-presidente da Câmara, Altamir Moises de Carvalho, apresentou um pedido parecido, tendo ele solicitado a limpeza do riacho do Córrego do Ouro, pois um senhor falecido recentemente, que cuidava e mantinha o local limpo.

SUCESSO

Quem tem marcado presença na noite sandumonense com produtos de qualidade é Túlio Lorenzo Caetano, da Cap Jack Pizzearia. O caro amigo demonstra o mesmo talento que seu saudoso pai, Martinho Caetano. Registro aqui meus votos de grande sucesso ao amigo.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário