Português (Brasil)

Sexta-feira 13 de agosto: azar em dobro?

Data de Publicação: 13 de agosto de 2021 13:01:00 A única sexta-feira 13 do ano de 2021 cai justamente em agosto, o mês que carrega a má fama de ser o "mês do desgosto"

Compartilhe este conteúdo:

Por Mariana Figueiredo - Estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

A data que já virou até franquia de terror nos cinemas, tem diferentes teorias que explicaria o motivo de ser tão temida. Umas delas tem origem no século XIV, quando o rei da França, Phillip IV, decretou no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, em que a ordem dos Cavaleiros Templários fossem perseguidos, torturados e presos, resultando em muitas mortes. 

Há também a crença cristã, de que essa é a data que Jesus teria sido crucificado. E a lenda nórdica que Loki, o deus da trapaça, invadiu uma jantar de Odin, no panteão dos deuses, com 12 convidados e começou uma briga resultando na morte do deus Balder. 

Esse ano, temos a sexta-feira 13 no mês de agosto, que já é visto como um mês de azar. Agosto recebeu a má fama trazida pelos colonizadores portugueses. Em Portugal, nenhuma mulher se casava no mês de agosto, pois era quando os navios das expedições saíam à  procura de novas terras. 

Se você sai da cama com o pé direito, não passa debaixo de escadas, não abre o guarda-chuva dentro de casa ou bate 3 vezes na madeira, pode se considerar bastante supersticioso. No meio de tantas crenças, sobrou até pro gato preto que virou sinônimo de má sorte.

A dona de casa Rute Marta, de 59 anos, acredita que passar embaixo de escada atrai infortúnios: "Eu até passo, mas com muito medo, porque eu sei que é perigoso. E eu não gosto de ver chinelo virado, isso atrai a morte da mãe ou do pai".

Há, entretanto, quem não acredita em nada disso. Como a confeiteira Mariane Oliveira, de 30 anos, que acha que são apenas histórias repetidas de geração para geração, porém sem fundamento.

E você, se considera uma pessoa supersticiosa?

Fotos: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário