Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 30 de julho de 2021 14:17:00 A resenha dos fatos mais importantes - 30 de julho de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Rodrigo Sá - Colunista  

Curso Técnico em Administração

Uma boa notícia para os sandumonenses é a possibilidade de se profissionalizar em, agora pela Escola Estadual Eng. Henrique Dumont, o ‘Polivalente’, no curso técnico em Administração.

Os cursos podem ser feitos com aulas presenciais ou on-line, e o campo de atuação deste profissional é bem amplo.

Informações podem ser obtidas na secretaria da escola.

Carreira de Sucesso

A sandumonense Érica Cardoso Fonseca é uma das modelos de maior sucesso em Juiz de Fora. Seu talento e beleza levam as mais conceituas empresas e marcas a quererem sua imagem, e o resultado é sempre muito bom gosto e campanhas lindas.

Érica é filha do estimado casal Duda e Nara Cardoso

Encontro

Prazeroso o encontro de amigos no tradicional Bar do Chicão, em Juiz de Fora, que reuniu Enrique de Lima, o renomado advogado sandumonense Omar de Paulo, o médico Carlos Sérgio, Chicão, Rominho Andrade, e Eduardo Villela de Andrade.

Lá sempre as conversas são boas, o clima amistoso e o atendimento do Chicão acolhedor e animado...

História

Correu em grupos de whatsapp esta semana esta histórica foto, que reúne, segundo informações, o presidente da empresa, Fritz Merk e o vice-presidente Alberto Boeck.

A empresa Merck tinha nada menos que 100 funcionários, isso naquela época, mostrando como nossa cidade tinha vocação industrial e uma ampla oferta de empregos.

Palmyra

Em conversa com meu particular amigo João Vitor Abdallah, relembramos histórias dos bons tempos de nossa cidade, quando ela era considerada um pólo industrial e caminhava a passos largos para o desenvolvimento.

Palmyra era referência no país em vários setores, como a produção leiteira, o laticínios, a produção de coalho, o tratamento contra a tuberculose, entre outros diferenciais que atraíam os olhos do país para cá.

O início do declínio industrial e agropecuário em nossa cidade é debatido até hoje entre amigos com várias versões e causas, mas devemos sempre ter esperança, acreditar e trabalhar para fazer de Santos Dumont uma continuidade do que tivemos em nossa Palmyra.

Homenagem

Merecida a homenagem que a Câmara Municipal de Juiz de Fora prestou ao sandumonense Martinho Antônio Caetano pela sua atuação em prol da cultura, do turismo e da culinária em nossa região.

A iniciativa foi do vereador Cido Reis, que esteve na cidade no último final de semana para fazer a homenagem à família do homenageado, que é claro, não escondeu a emoção em ver a trajetória de Martinho sendo reconhecida além de nossas fronteiras.

Aqui como Lá

O presidente da Câmara Municipal de Santos Dumont, Luciano Gomes, esteve na entrega da ‘Moção de Aplausos’ feita à família de Martinho e garantiu que o legislativo sandumonense não vai ficar para trás. Luciano afirmou que voltando do recesso, vai estudar uma maneira de reconhecer, também aqui, o trabalho e o legado de Martinho para nossa cidade.

Absurdos

Nossa cidade vem sofrendo há algum tempo com a atuação nada responsável de grandes empresas que aparentam não se importarem muito com nossa comunidade, apesar de utilizarem de nosso território e de nossa população para engordarem seus faturamentos.

Este é o caso, por exemplo, da MRS Logística, que gera um número mínimo de empregos, não deixa nenhum imposto nos cofres do município e, ocasionalmente, apóia projetos culturais, mas sempre com o incentivo fiscal do governo, ou seja, faz o bem com o dinheiro dos outros.

Acidentes

Um dos poucos a levantar voz contra a MRS é o vereador Conrado Luciano Batista (PT), que vem reclamando da seguida falta de providências com relação à uma maior atuação da empresa na prevenção de acidentes no perímetro urbano da cidade.

As passagens de nível aqui existentes, que são muitas, são mal sinalizadas e a empresa se nega a instalar cancelas automáticas alegando um alto custo.

Realmente, pelo que ela ganha, deve caro investir na segurança das pessoas...

Copasa

Outro exemplo do descaso de grandes empresas com a cidade é a Copasa. Já está até cansativo bater nessa tecla, mas o que esta empresa faz com a gente é demais.

Agora, além do problema com a manutenção das vias e o descumprimento do contrato para tratar o esgoto, a empresa vem deixando a população sem água, única coisa que ela atendia bem.

Essa semana moradores do 4º Depósito penaram com a falta d’água, sem receberem qualquer justificativa ou atenção da empresa.

Desvio Ferroviário

O ex-deputado Luiz Fernando reafirmou recentemente que um de seus sonhos pessoais é conseguir tirar a malha ferroviária do centro da cidade de Santos Dumont. Sem dúvida isso seria muito bom para todos.

O projeto deste contorno ferroviário é o único no Brasil já aprovado pelo Dnit, e precisa agora da união das forças políticas da cidade para que os recursos necessários sejam viabilizados.

Novo Momento

Viabilizado esse contorno, a cidade certamente viveria um novo momento, com a possibilidade de se criar uma nova e ampla avenida ligando o bairro 4º Depósito ao bairro Santo Antônio. Isso resolveria problemas no trânsito e criaria uma nova e ampla margem de crescimento para a cidade, sem falar que ficaríamos livres dos trens circulando pela cidade, causando acidentes, ceifando vidas e importunando as famílias com buzinas exageradas durante a madrugada.

Acesso

O sonho que pode se tornar realidade não dispensa a necessária obra que o prefeito Betinho pretende realizar em breve ligando a praça da Estação ao bairro Graminha. Essa é uma obra mais simples, mais barata, mas que tem uma importância gigante com relação ao trânsito central da cidade e, ainda, visando resolver o crônico problema da passagem de nível que divide o centro da cidade do bairro Graminha e o trevo Norte.

Nova Delegacia

Aracitaba acaba de ser contemplada com uma Delegacia de Polícia Civil, a primeira fora de Santos Dumont nos municípios da Comarca.

A conquista é fruto do trabalho do Dr. Milton Cunha e da prefeita Marcília do Neném (PSDB), única mulher na nossa micro região a ocupar o cargo de chefe do Executivo Municipal.

Apoio Político

Neste evento em Aracitaba, conversei com alguns prefeitos da região presentes, e todos enumeraram obras que estão em andamento ou para serem iniciadas, todas com recursos dos governos estadual ou federal.

Isso mostra a importância de ser apoio de deputados comprometidos com o município. Só Oliveira Fortes, que já tem várias obras entregues, tem garantido mais 2 milhões em emendas para iniciar novas obras.

Cidade Órfã

Enquanto isso, em Santos Dumont o prefeito Betinho ainda realiza obras com recursos deixados pelo prefeito Bebeto com emendas do então deputado Luiz Fernando.

Betinho não pode abrir mão de ter apoio forte de pelo menos um deputado estadual e um federal. Ele governa uma cidade de quase 50 mil habitantes, mas desde o início de sua gestão não conseguiu a parceria de nenhum dos muitos deputados que vieram buscar votos aqui.

Apressados

Pode parecer estranho, mas passados apenas 7 meses do início desta gestão, já tem gente preocupada com os próximos candidatos a prefeito em Santos Dumont. O pior é que muitos desses ‘articuladores’ apressadinhos estão na equipe do prefeito Betinho.

É preciso calma e tranqüilidade, e mais que isso, deixar nosso prefeito trabalhar para realizar um bom mandato. Essa conversa só atrapalha e desagrega.

Assim, teremos poucas chances de contrariar aquela conversa de que sempre o segundo mandato é pior que o primeiro.

Visita

Quem esteve na nossa região visitando familiares e amigos foi o casal Ricardo e Elenice Almeida. Muito queridos por todos que tem o prazer de conhecê-los, eles residem em Rio das Ostras-RJ, mas não escondem o carinho por Santos Dumont e a alegria que tem de estarem aqui celebrando a vida com os amigos.

Operação Tapa Buracos

A secretaria de Obras iniciou uma grande operação tapa-buracos pela cidade. Os trabalhos se iniciaram pelo bairro Córrego do Ouro, mas o secretário Oscar Toledo afirmou que pretende estendê-lo a todas as ruas da cidade.

Idade Nova

Um abraço para o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Lúcio de Almeida, que comemorou idade nova no dia 29. O maior presente ele já ganhou da esposa Patrícia, mais um filho, Davi, que em breve estará chegando para alegria do casal e do primogênito Mateus.

Na foto José Lúcio com o prefeito Betinho e o vice-prefeito Gonzagão, no dia de seu aniversário.

Felicidades

No mesmo ritmo, a secretária de Finanças Sheila Ribeiro Alvim comemorou aniversário no dia 28. Ela foi cercada pelo carinho da filha e recebeu inúmeras felicitações de amigos e colegas de trabalho na Prefeitura Municipal.

Água é Vida

Um grande serviço visando a melhoria da qualidade da água fornecida à população do distrito de Formoso foi realizado pela Secretaria de Obras. O reservatória de água que atende àquela comunidade foi trocado, serviços de infra-estrutura no local foram realizados e o resultado foi uma água de melhor qualidade e garantia de mais saúde para todos em Formoso.

Um reservatório de 20.000 litros novinho em folha agora garante água limpa e em quantidade suficiente para tranqüilizar a todos naquele que considero o mais aconchegante distrito de nossa cidade.

Museu Cabangu

Continuam acelerados os trabalhos visando a reformulação do Museu de Cabangu. A nova diretoria da Fundação vem fazendo sua parte e o vice-prefeito Gonzagão se mostra cada dia mais empenhado neste projeto.

Esta semana a vice-presidente da Fundação, Tatiana Emídio; o secretário de Turismo, Fabrício Andrade; e o vice-prefeito Gonzagão receberam museólogos da Aeronáutica que estão auxiliando o município neste grande projeto.

Apoio no Senado

Luiz Fernando revelou recentemente que Gonzagão já manifestou o desejo de uma reunião visando buscar apoio do senador Rodrigo Pacheco para este projeto; e o prefeito Betinho afirmou a este colunista que o projeto do Museu seria um dos pontos a tratar com Luiz Fernando em uma conversa que deve acontecer em breve.

Tudo isso nos enche de esperança de que tudo caminha para um desfecho muito bom...

Alinhados

Depois de muito tempo, parece que agora temos finalmente um prefeito e um vice alinhados em prol de um objetivo comum. Betinho e Gonzagão estão com o discurso afinadinho, e pelo menos nas palavras do Gonzagão, ele não pretende dar nenhum passo dentro da Prefeitura que possa levá-lo a qualquer desacordo com Betinho.

Relações Difíceis

Acredito que as últimas chapas que passaram todo o mandato sem nenhum tipo de ruído foram José Pedro/Dr. Juliano Palmieri; Dr. Pacífico/Dalton Abud e Evandro Nery / Dr. Adalberto.

Já os mandatos de Dr. Nogueira / Dorival; Evandro Nery / Peter Pedro; Bebeto Faria / Luíza Garcia, e Betinho / Gerson Guedes foram marcados por altos e baixos, com poucos momentos de alinhamento e muitos desentendimentos.

Solidariedade

Nestes dias de frio intenso que passamos, devemos sempre nos lembrar dos menos favorecidos que nem sempre tem um lar e uma cama quentinha para vencer as noites e madrugadas geladas.

Se ainda não conseguimos nos desprender daqueles agasalhos que gostamos mas que não nos fazem falta, a hora é essa.

E a solidariedade não deve ficar restrita aos nossos irmãos, já que muitos animais também sofrem com o frio intenso e podem ter um inverno melhor com pequenas ações de todos nós.

Coronel PM

Após 31 anos de bons serviços prestados à Polícia Militar de Minas Gerais, o sandumonense Mário Jorge Sandy foi para a reserva. Ele reformou como coronel PM, e agora vai dedicar seu tempo à família.

Aulas em Outubro

Está decidido. A volta às aulas em Santos Dumont acontecerá em outubro. O prefeito Betinho tomou a decisão após conversa com a secretária de Educação, Bárbara Barros. A decisão levou em conta pesquisa feita com professores e pais de alunos, que preferem o retorno gradual após os professores terminarem o ciclo de vacinação com a segunda dose. Até outubro todos os profissionais da educação já devem estar vacinados, garantindo mais segurança na volta às aulas no município.

Música e Cultura

Como estamos na ‘Onda Verde’ do ´Minas Consciente´, o prefeito Betinho decidiu também liberar, à partir desta semana, a música ao vivo nos bares e restaurantes da cidade, seguindo decisão tomada na maioria das cidades de Minas, mas seguem valendo os protocolos de segurança sanitária.

Também fica liberada a transmissão de programas de televisão.

Sem Grades

Outra decisão tomada pelo prefeito e sua equipe é a retirada das grades de isolamento das praças da cidade. Com isso, vamos retomando devagar nossa vida, mas não podemos nos esquecer de sempre manter os cuidados básicos, que são o uso de máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.

Foi Notícia no JM’

Dando seqüência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Nádia Bara, o cantor e compositor Milton Nascimento, a juíza Maria Cecília Goldner Stephan e o ex-prefeito José Antônio Pedro, em evento no Museu Cabangu

Peter Pedro com os saudosos amigos Celso Barreto, Jakson Barreto e Jader Guerra, em almoço de amigos no Faria’s Restaurante

Emy Macedo, Maria Lúcia Abreu e José Macedo, em evento do Jornal Mensagem

José Antônio Pedro, Ivaldo Moreira, José Lomeu, Dr. Pedro Torres e Dr. Daniel José da Silva, em reunião no Sindicato Rural

Helvécio Pizziolo, Dona Luzia Faêdo Pizziollo e o neto Anderson

A desembargadora Selma Marques com o advogado Guilherme Ladeira

O inesquecível Celso Eloy com seu Waldemar, Dona Helena e Dona Dinorá

O ex-prefeito Evandro Nery com sua esposa Carla e Mariza Fontes

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Adorei ler a sua coluna.Informações importantes da nossa cidade.Recordar é viver!!Parabéns ????????