Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 16 de julho de 2021 20:56:00 A resenha dos fatos mais importantes - 16 de julho de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista 

Paralisação

A cidade viveu momentos difíceis na última quarta-feira com a paralisação dos funcionários das empresas Celeste/Viplan. Muitos trabalhadores perderam o horário e a falta de transporte coletivo afetou diversas empresas, o comércio e até residências, que ficaram sem seus colaboradores na manhã do dia 14.

A situação foi normalizada no início da tarde, quando os funcionários, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Juiz de Fora e Região, entraram entrou em acordo com a direção da empresa e os ônibus voltaram a circular normalmente.

Queixas

As reclamações dos funcionários eram relacionadas a aumento salarial, garantia de emprego e melhores condições de trabalho.

Dr. Sandro Vilela, advogado da empresa, alertou sobre o risco do sistema de transporte público entrar em colapso em nossa cidade, já que em muitos municípios o setor está em crise, e com a empresa parada, o risco da crise afetar ainda mais toda a estrutura era enorme, colocando em risco até mesmo o emprego de motoristas, cobradores e demais funcionários. Ele frisou ainda que apesar dos problemas, a empresa estaria rigorosamente em dia com suas obrigações perante os funcionários.

Subsídios

A crise no setor de transportes está mesmo assolando empresas de norte a sul do país. Em Lafaiete há mais de um ano a população está sendo atendida por vans, e em Juiz de Fora, a Prefeitura enviou à Câmara projeto que autoriza o subsídio de até 11,9 milhões às empresas, com a condição de não se reajustar o preço das passagens.

Sabatina

Na última semana, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Lúcio, foi sabatinado pelo vereadores antes da realização da reunião ordinária. Convocado pelo plenário, após pedido do vereador Felipe, José Lúcio respondeu muitos questionamentos e ficou de buscar informações sobre outros, mas reconhecer que o Executivo precisa melhorar a interlocução com os vereadores.

Zelo com Projetos

Uma das reclamações dos parlamentares é a falta de zelo com que muitos projetos de leis estavam sendo enviados para a Câmara, alguns deles sem assinatura e até sem data.

Em conversa com este colunista, o chefe de Gabinete afirmou que já conversou com o Jurídico da Prefeitura e que uma nova sistemática será adotada internamente antes do envio dos projetos.

Triagem

O prefeito Betinho anda animado com mais uma inovação que a Secretaria de Saúde vai implantar no município: o Centro de Triagem de Covid. A intenção é antecipar o diagnóstico das pessoas infectadas e reduzir ainda mais o índice de contaminação no município, que vem caindo significativamente nos últimos dias.

Vitória

A taxa de ocupação da enfermaria e do CTI de covid em nosso hospital vem seguindo baixa, para alívio de nossa população e dos profissionais de saúde que desde o início da pandemia vem lutando bravamente contra esse vírus.

Com a campanha de vacinação avançando a cada dia, a expectativa é de dias melhores para todos nós.

Elogios

O vereador Conrado Luciano (PT) elogiou a administração municipal por estar acatando seus projetos em prol da comunidade, principalmente as emendas que ele vem obtendo nas esferas estadual e federal. “Apesar de ser oposição ao governo, tenho que reconhecer que nesse ponto eles vêm sendo corretos, aceitando e aplicando os recursos que tenho conseguido em prol da população’.

Conversa

Flávio Faria (PTB), que vem sendo o principal opositor do prefeito Betinho na Câmara, teve uma conversa informal com o chefe do Executivo na última semana. Ele escutou de Betinho alguns projetos para a população, principalmente da zona rural, e reafirmou que não tem nada contra o prefeito, mas quer que os compromissos assumidos com a população sejam cumpridos.

Betinho reafirmou que vai cumprir o que tem assumido, e com este colunista, revelou apreço pelo vereador Flávio, “apesar da oposição que vem fazendo na Câmara”.

Cidade Limpa

Uma campanha pela limpeza da cidade foi sugerida pelo vereador José Abud ao chefe de Gabinete José Lúcio. A sugestão aconteceu após um pedido do parlamentar para que a limpeza do Rio das Posses aconteça o mais rapidamente possível, já que moradores ribeirinhos e comerciantes não dormem na época das chuvas quando o rio está sujo.

Copasa

José Abud pediu também que uma providência seja tomada com relação à retomada das obras da Copasa visando o tratamento do esgoto em nossa cidade. Ele lembrou que cerca de 30 milhões foram (ou deveriam ser) investidos na cidade e o esgoto continua sendo jogado in natura no rio.

O vereador citou ainda a obra dos emissários, que além de estarem abandonados, estão soltos no leito do rio e ajudando a represar a sujeira e a água, colaborando com as enchentes.

Novela

A questão da Copasa na cidade já virou uma novela. O contrato previa uma coisa que não foi cumprida, os serviços relacionados à rede de esgoto são péssimos e todas as intervenções da empresa só causam dissabor na população.

Já passou da hora do Executivo, Legislativo e Ministério Público, juntos, pressionarem o Governo de Minas em busca de uma solução para essa pendenga.

Mais uma

Por falar na Copasa, a empresa está abrindo mais uma vala em nossas ruas. Agora na Rua Severiano Resende. Entendemos que se trata de obra de manutenção ou extensão da rede, mas a população sabe que o serviço será realizado de forma inadequada, e já espera mais uma rua danificada para os próximos dias.

Tá difícil conviver com a Copasa...

Irregular

Por falar em desrespeito com o Rio das Posses, um conhecido comerciante da cidade que recentemente inaugurou um empreendimento no bairro São Sebastião será autuado pelo município devido a uma obra irregular às margens do rio.

O prefeito Betinho nos informou que esteve no local na época da obra, alertou que a mesma estava avançando de forma irregular sobre o rio, mas que os alertas da Prefeitura foram ignorados.

Desrespeito

Obras como essa que avançam para dentro do leito do rio são recorrentes em nossa cidade. Basta olhar de uma das muitas pontes existentes em nossa cidade para ver a quantidade de casas que avançam sobre o leito do rio. Depois, quando a enchente vem, é um desespero e a culpa recai sempre sobre o poder público.

Aliás, muita desta culpa é sim do poder público por não ter uma fiscalização eficiente e que coíba esse tipo de irregularidade.

Praça Bagatelle

 

O município está com um projeto audacioso, que seria até bacana, de trazer a réplica do 14bis, construído pelos alunos do antigo Centro de Formação Profissional, para a Praça Cesário Alvim.

A ideia seria colocá-lo no coreto central e iluminá-lo, dando um novo e atrativo visual para a principal praça da cidade. Para a Praça Bagatelle a ideia seria viabilizar junto à aeronáutica um outro avião para manter a imagem de cidade do Pai da Aviação, como já existiu antigamente como o avião que lá ficou depois de exposto por anos na Praça Cesário Alvim. (Foto - Acervo Doquinha)

Praça Tombada

O problema é que a Praça Bagatelle é tomada pelo Patrimônio Histórico Municipal, e reverter esse tombamento não é uma coisa tão simples assim. A ideia é válida, mas os entraves burocráticos precisam ser vencidos e muita polêmica pode advir desta decisão.

Pesar

Comoção. Esta é a palavra que define o sentimento da comunidade sandumonense na tarde do dia 15, ao receber a notícia da perda de Ângelo Teixeira Dias, uma pessoa extremamente querida em nossa cidade. Alegre, amigo, trabalhador e extremamente ligado à família, Ângelo deixará saudades.

Ele foi mais uma vítima deste maldito vírus que vem espalhando tristeza pelo mundo.

Governador

O Governador Romeu Zema esteve em Juiz de Fora na última quinta-feira, quando se reuniu com jornalistas, lideranças locais e regionais. Ele anunciou, na oportunidade, a retomada das obras do Hospital Regional, que será concluído com recursos da multa aplicada à Vale, em razão da tragédia de Brumadinho em 2018.

Prestígio

Uma reunião em Brasília com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, reuniu 35 prefeitos que já declararam apoio ao ex-deputado Luiz Fernando em sua nova candidatura a deputado federal em 2022.

O evento foi organizado por Luiz Fernando, e teve como objetivo levar ao presidente do Senado as demandas municipalistas dos prefeitos visando a elaboração de projetos e emendas parlamentares que contemplem os municípios mineiros. Após a reunião, os prefeitos participaram de um almoço na residência oficial da presidência do Senado.

Quem esteve presente afirmou que Luiz Fernando está com muito prestígio nos corredores de Brasília, e os prefeitos presentes saíram animados da reunião e na certeza de que fizeram a escolha certa ao optarem por apoiar Luiz Fernando em mais um pleito eleitoral.

Boas Notícias

Quem esteve presente ao evento foi o provedor do Hospital Misericórdia, Ivan Amorim, que estava em Brasília em busca de recursos para a nossa Santa Casa e foi convidado para participar da reunião.

Ivan voltou animado e na expectativa de anunciar em breve boas notícias para nossa cidade.

Burocracia

A burocracia, que tanto atrapalha o desenvolvimento de nosso país, se mostra enraizada também em nossa cidade. Apesar de termos excelentes servidores que se desdobram para atender bem o contribuinte e agilizar os burocráticos processos administrativos existentes nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciários, temos visto também servidores que se encostam na estabilidade e no apadrinhamento e dão de ombro pela necessidade de agilidade nos processos em seus setores.

São servidores deste calibre que ajudam a manchar a categoria e revoltam a população. A vontade é listar cada um destes ‘encostos’ que trabalham pelo povo como se estivessem fazendo um favor. Eles só esquecem que é o povo que paga seus salários.

VISMIL

Num momento em que vemos a crise chegar às empresas de transporte público em todo o país, lembramos com saudades da inesquecível VISMIL – Viação São Miguel, do saudoso Edson ‘Biriba’.

Era tempo em que as crianças adoravam dar uma volta pela cidade nos ônibus do ‘Biriba’, sempre cuidados pelos amigos motoristas, que conheciam a todos. O ‘Biriba’ ainda existe e continua bem cuidado pelo seu filho Tiãozinho...

Liberação das Praças

Interditadas deste o início da pandemia, as praças da cidade foram motivo de polêmica na última reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. Alguns integrantes defenderam a liberação das praças, pelo menos durante o dia, com a justificativa de que as pessoas, principalmente os idosos, precisam de um local para respirar um ar puro e pegar um sol.

Parece que a ideia foi recebida com desconfiança por alguns, mas também contou com o apoio de outros. A decisão final será do prefeito Betinho.

ABC

A ABC da Construção, em Santos Dumont sob o comando dos empresários Ricardo Boza e Hilton Abud, vem se tornando uma potencia nacional no ramo de materiais de construção.

Com mais de 150 lojas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a ABC também é pioneira na implementação da revolução digital no varejo de acabamentos e já é considerada uma das principais ‘construtechs’ do país.

Idealista

Digno de registro o trabalho que o Edmilson Rogério Martins, o ‘Baby’, vem realizando à frente do Mineiro Futebol Clube. Ele assumiu o clube está em delicada situação, mas vem conseguindo mobilizar os sócios proprietários, que estavam sumidos do Mineiro e já estão voltando a contribuir para a manutenção do estádio.

Pequenas reformas estão sendo feitas, o acervo histórico do clube está sendo resgatado e projetos ousados estão sendo elaborados para que o ‘nosso’ Mineiro volte a ocupar o lugar que merece no cenário esportivo da nossa região.

Foguetório

Um foguetório à 00:00 do dia 16 assustou muita gente e atiçou a curiosidade de outros. Uma longa queima de fogos se iniciou à meia noite em ponto, e a maioria da população ficou sem entender o motivo da celebração.

Nas redes sociais era grande os questionamentos sobre esse foguetório, com muita gente reclamando do susto causado, principalmente aos mais idosos e aos animais.

Foi Notícia no JM’

Dando seqüência à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

Inácio, Simône, Betinho, Sebastião Diretriz, Gilmar e Luiz Mauro

O casal Francisco e Chiquita, que marcou época em nossa cidade no Banco do Brasil

Argeo Marques, Ricardo Caetano e Cidinha

Amilton Esteves, Neymar, Amir, Bizuca, José Luiz Conrado,

Vânia, Tómas, Aloísio, Alair e Irene

Rogéria, Zé Carlinho, Neide e Naujo

Eny, José Macedo, Maria Lúcia, Dr. Nogueira e Mafalda, em evento do Lions

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

É muito bom ver o JM agora em formato digital no portal14B. Da muito orgulho ler a notícia prezando pela qualidade , verdade e objetividade . Parabéns amigo Rodrigo e a todos da produção . Forte abraço . Edson V Carmo - Auditoria Corr Seguros