Português (Brasil)

Coluna Cidade SD

Data de Publicação: 9 de julho de 2021 13:58:00 A resenha dos fatos mais importantes - 9 de julho de 2021

Compartilhe este conteúdo:

 

 

  Por Rodrigo Sá - Colunista 

Hospital

Muito bom ver nosso Hospital caminhando a passos largos rumo à excelência administrativa. O provedor Ivan Amorim conseguiu tirar todas as desconfianças gerenciais que pairavam sobre a gestão do hospital e vem conseguindo seguidas vitórias e melhorias no atendimento à população.

A mais recente foi um convênio com a UFJF, onde estudantes de medicina, já nos últimos períodos, passarão a auxiliar os médicos no atendimento dos pacientes.

O resultado será menos tempo de espera e diminuição da sobrecarga de trabalho dos médicos.

Vacinação

O ritmo de vacinação da população segue avançando no país, o mesmo acontecendo em Santos Dumont. A expectativa é que em setembro toda a população esteja imunizada, pelo menos com a primeira dose, o que nos enche de esperança de que possamos retomar a normalidade em nossas vidas.

Digno de nota o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, liderada pela secretária Rosângela Garcia e pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim.

Entidades Assistenciais

Neste momento de crise em que passa o mundo, especialmente o país, as entidades assistenciais de nossa cidade merecem um olhar especial de nossa população. São importantes demais para a camada menos favorecida de nossa comunidade, e nos últimos 4 anos perderam muito apoio do poder público.

Esforço

Não podemos falar nestas entidades sem citar o ex-prefeito Bebeto Faria, que fez um esforço enorme em seu governo para manter, e até aumentar, o repasse de subvenções a entidades como o Lar São Miguel, Educandário, Instituto Joaquim Soares de Oliveira, entre outras.

Reconhecimento

Como forma de reconhecer o trabalho voluntário e imprescindível das pessoas que lutam por estas entidades, homenageamos hoje o presidente do Lar São Miguel, Geraldo Amarildo Cobucci pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol dos idosos que lá vivem.

Através do Geraldo, homenageados a todos os diretores e funcionários do Lar São Miguel, assim como as demais pessoas envolvidas em entidades assistenciais em nosso município.

De Olho no Futuro

Alguns integrantes do atual governo estão trabalhando já de olho nas eleições de 2024. Me parece cedo demais para se pensar em sucessão municipal, e mais do que isso, é um desrespeito ao eleitor e ao prefeito Betinho, que acaba de iniciar uma nova gestão e tem muitos compromissos a cumprir com a população sandumonense.

Vice-Prefeito

Quem já declara aos quatro cantos que não quer de jeito nenhum assumir a Prefeitura é o atual vice-prefeito Gonzagão. Ele afirmou a este colunista que não só torce para não ter que assumir um dia sequer o governo neste mandato, como não tem a mínima pretensão de suceder Betinho na próxima eleição municipal.

Meu foco é só o turismo. Quero mudar a cidade de patamar em relação ao turismo. Espero que consiga isso neste mandato, mas se não conseguir por em prática tudo que pretendo, no próximo mandato posso até querer continuar trabalhando, mas nunca como prefeito”, afirmou.

Volta às Aulas

  

A expectativa de volta às aulas presenciais tem sido muito esperada por alunos, seus pais e professores. O governo do estado já está retomando as aulas gradativamente, mas em nossa cidade a expectativa é que o retorno aconteça em agosto ou setembro.

As escolas particulares Promove e Pitágoras (Colégio Santos Dumont) já estão prontas para o início imediato das aulas híbridas, aguardando só a sinalização da Secretaria Municipal de Educação para startar o processo.

Queimadas

Muitas pessoas irresponsáveis continuam provocando queimadas em pastos e às margens das rodovias, o que é condenável em todos os aspectos.

Essa semana uma queimada às margens da BR-499 colocou em perigo motoristas e pessoas que caminhavam pela ‘estrada de Cabangu’, já que a baixa visibilidade era um risco grande de acidentes graves no local, próximo ao antigo Campo do América.

CBCC

Que saudade nossa comunidade tem da CBCC, nossa tradicional Carbureto. Era uma empresa que valorizava a comunidade, tratava seus funcionários como ‘família’ e nunca se furtava a ajudar as entidades que à sua porta batiam.

RFFSA e Ribeiro Fonseca

  

Além da CBCC, duas outras empresas deixaram saudades em nossa cidade: a RFFSA e a Ribeiro Fonseca Laticínios. Estas 3 empresas eram o retrato do progresso e dos tempos áureos da indústria em nossa cidade. Significavam geração de empregos bem remunerados e valorização da comunidade.

Após a privatização da Rede, perdemos nossa referência de cidade ferroviária, e depois da Ribeiro, vários foram os laticínios que fecharam as portas e levaram com eles a tradição da cidade do queijo do reino.

Remando

A Ribeiro Fonseca ainda resiste, com funcionários que lutam para manter a marca do Queijo Palmyra ligado à cidade de Santos Dumont. Hoje não produzimos mais o queijo aqui, e torcemos que o trabalho destes abnegados funcionários, liderados pela Ana Paula, um dia possa resultar na volta dos tempos em que nossa cidade era o retrato da produção de laticínios no país.

Nova rua

O vereador Keilon Mazilão elogiou esta semana o Procurador Jurídico da Prefeitura, Dr. Adalberto Dimas (foto), pela maneira que está conduzindo as negociações com a Fundação Dom Orione, em São Paulo, visando a desapropriação de uma área pertencente ao Educandário Santa Terezinha visando a abertura de uma rua ligando a praça da estação ao bairro Graminha.

Segundo Keilon, as negociações com a MRS estão praticamente concluídas, e acertando esta desapropriação, as obras começam e não param mais.

Interesse

Por falar em apoio a esta obra, a Dow poderia entrar nesta parceria, já que teria muito a ganhar com este novo acesso. Ela é proprietária de uma imensa área industrial desativada, que sem esta nossa rua não gera interesse em nenhuma grande empresa, exatamente pela dificuldade de acesso de grandes caminhões.

Com a nova rua, a antiga fábrica da CBCC volta a ser um local muito interessante para a instalação de empresas de diferentes ramos de atuação devido à excelente infraestrutura já existente no local.

Represa

Por falar em empresa que deveria investir na cidade, a Brookfield está com uma dívida alta com a nossa cidade. Proprietária da represa da Ponte Preta, esta empresa tira um alto lucro gerando energia com nossa riqueza natural, mas não dá nenhum tipo de retorno social ou ambiental para Santos Dumont.

Há alguns anos funcionários a empresa chegaram a apresentar aos moradores da Ponte Preta um projeto de preservação ambiental e apoio ao turismo e lazer, mas ficou só na promessa. Acho que ela está se espelhando em uma outra empresa multinacional que vem buscando riquezas aqui, mas só deixa um pouco de empregos e um alto índice de poluição para nossa população...

Em Evidência

O empresário Daniel Volpi vem se destacando na cidade no ramo da gastronomia. Mesmo enfrentando a maior crise do setor na história devido à pandemia do Coronavírus, Daniel não deixa a peteca cair e vem mantendo a qualidade do serviço na Villa Choperia. Isso quando não está se dedicando também ao Recanto da Raposa.

Por falar nisso, Daniel é um dos mais empenhados empresários na luta pela retomada do setor, sempre correndo atrás para mostrar que, se conduzidos com responsabilidade e dentro das normas, os restaurantes podem sim funcionarem sem causar maiores riscos à população.

Ruas Cheias

Ao contrário dos restaurantes, as ruas da cidade estão ficando lotadas durante os dias. Parece que a pandemia já se foi. Entendemos que a população não está mais agüentando ficar em casa, mas precisa entender que estamos perto da imunização total e colaborar para que cheguemos ao fim com o menos risco possível de contaminações.

Coleta de Lixo

A Prefeitura poderia estudar uma mudança no horário da coleta de lixo nas ruas centrais da cidade. Sabemos que são muitas coisas envolvidas, como pagamento de horas extras por exemplo, mas pelo menos as ruas Sérgio Neves, Antônio Abud, Antônio Ladeira, Prefeito José Maria Pitella, Luiz Cunha e Silva Fortes não comportam o caminhão de lixo passando no meio da tarde em dias úteis.

O resultado é um nó no trânsito que reflete em todo o centro comercial da cidade.

Colaboração

Por falar em lixo, moradores e comerciantes precisam colaborar com a Prefeitura e ajudar não colocando lixo na rua fora do horário de coleta. Além de um péssimo aspecto, dificulta a circulação de pessoas pelas calçadas.

Isso sem falar naqueles que insistem em colocar latões e caixas de papelão nos canteiros centrais da Antônio Ladeira. Um absurdo!

Partido Novo

Os integrantes do Partido Novo em nossa cidade poderia interceder junto ao Governador Zema, que aliás vem fazendo um bom governo em Minas, em busca de verbas e melhorias para nossa cidade.

Passados mais de 2 anos de governo, não temos notícias de nenhuma obra ou recurso destinado para SD pelo nosso governador Romeu Zema.

Sucesso

Gostaria de agradecer a todos que vem acreditando no projeto do Portal 14B. Em pouco mais de 1 mês no ar, já ultrapassamos a marca de 200 mil acessos, prova de que estamos no caminho certo e contando com o crédito e a confiança dos sandumonenses que realmente acreditam no jornalismo sério e que buscam a notícia em prol da população local.

Cães nas Ruas

É impressão minha ou diminuiu consideravelmente o número de cães nas ruas da cidade?

Sabemos que algumas pessoas vêm trabalhando incansavelmente em prol da causa animal em Santos Dumont, e estas pessoas merecem o apoio não só das autoridades, mas também de toda a população.

Tomara que esta diminuição já seja resultado deste trabalho...

Convocado

O chefe de gabinete do prefeito Betinho, José Lúcio de Almeida, foi convocado para prestar esclarecimentos à Câmara Municipal na próxima segunda-feira.

A convocação foi apresentada pelo vereador Felipe Chaves e aprovada por unanimidade pelo plenário.

Segundo Felipe, o motivo da convocação é a necessidade de se saber o que anda acontecendo no governo municipal, já que segundo o vereador, José Lúcio é o homem escolhido para representar o prefeito, e nem Betinho e nem seus secretários tem informado aos vereadores sobre o que anda acontecendo na cidade.

O governo atual não tem uma relação boa com os vereadores, não responde aos nossos requerimentos e só se reúne com alguns vereadores escolhidos por eles. Isso não está certo”, afirmou Felipe.

Sem Informações

Entre as informações solicitadas pelo vereador e que não foram respondidas pelo Executivo, está a listagem dos ocupantes em cargos comissionados no governo e a listagem de verbas recebidas e gastas pela Prefeitura nos últimos meses.

Emendas Impositivas

O vereador Flávio Faria encaminhou ao Ministério Público denúncia contra o prefeito Betinho. O motivo é o não pagamento das emendas impositivas dos vereadores, o que está previsto em Lei. O vereador informou que vai entrar com uma ação na Justiça visando obrigar o prefeito a cumprir esta lei.

Perseguição

Mostrando irritação com o chefe do Executivo, Flavinho falou ainda que Betinho não deve fazer represálias à sua família pela oposição que ele vem fazendo a ele na Câmara. “Tenho CPF, RG e sou responsável pelos meus atos. Qualquer represália do prefeito deve ser feita a mim, e não a minha família”.

Polêmico

Foi derrubado por 11 votos, com abstenção do líder do governo, Keilon Mazilão, o Veto do prefeito ao projeto de lei nº 011/2021, que ‘Dispõe sobre a regularização de construções, reformas ou ampliações de imóveis realizadas sem prévia licença do poder público e dá outras providências’.

De autoria do Executivo, o projeto recebeu algumas emendas na Câmara, e com a justificativa de que não poderia ser de iniciativa do Legislativo, o prefeito vetou o projeto em sua integralidade.

Os vereadores derrubaram o veto afirmando não entender o que passou na cabeça do prefeito e seus assessores ao vetarem um projeto que eles mesmos elaboraram. A justificativa de que o projeto não poderia receber as emendas não se sustenta, já que o Executivo poderia vetar apenas as emendas e manter o projeto original.

Habilidade

O veto ao projeto foi tão difícil de defender que, apesar de se esforçar, o líder do governo acabou não votando contra a derrubada do veto, se abstendo na hora da votação. Aliás, Keilon vem mostrando que herdou de seu pai, Aggeo Mazilão, a arte da política da boa vizinhança, já que tem sido um defensor leal ao governo, mas nunca discorda da oposição e sempre fica bem com todo mundo.

Novidade

Impedidos de realizar uma reunião tradicional para celebrarem a chegada do já amado David Lúcio, o casal Tia Paty e José Lúcio estão convidando os amigos para uma ‘Carreata de Fraudas’ neste dia 11 de julho, às 15 horas.

O casal é muito querido na cidade e certamente merecerá muitas felicitações pela chegada de mais um herdeiro.

Foi Notícia no JM’

Dando sequencia à publicação de fotos que foram notícias no Jornal Mensagem num passado recente, essa semana trazemos mais alguns registros que merecem ser relembrados:

O saudoso radialista Roberto Silva, que fez história no esporte e na comunicação em nossa cidade, durante mais uma transmissão na Rádio Cultura

Padre Camilo e o empresário e benfeitor de causas sociais de nossa cidade, Paulo Cosme, o ‘Paulinho da Malharia’

Em evento na ‘Casa 20’, Dr. Pacífico, José Pedro, Dr. Rogério Fragalle, Dr. Mário Nacif, Dr. Marco Jordão e Bert, nos bons tempos da CBCC

 

Como já falamos hoje de radialista, resgatamos uma transmissão da Rádio Serra Azul FM com Amir Paulo, Peter Pedro e Luiz Fernando

 

As servidoras públicas municipais Mizora Araújo, Tida e Teânea Grillo

Em reunião na Câmara, vemos em destaque Wanderley Alves, Inácio Barbosa, Durvalino Machado, Cledir Ramos e José Gamado

Compartilhe este conteúdo:

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Parabéns! Muito bom trabalho de vcs.

Quero parabenizar a toda equipe pelo trabalho.

Quero parabenizar a toda equipe pelo trabalho.

Exelente trabalho