Português (Brasil)

Frio intenso: Termômetros podem registrar 5ºC em Santos Dumont nos próximos dias

Frio intenso: Termômetros podem registrar 5ºC em Santos Dumont nos próximos dias

Data de Publicação: 30 de junho de 2021 16:44:00 Uma frente fria chega nesta quarta-feira (30) à região. Além de diminuir as temperaturas, o sistema contribui para o aumento de nebulosidade e faz com que o céu fique parcialmente nublado até o fim de semana

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Preparados? A região da Zona da Mata deve ter a semana mais fria do ano nesse fim de junho e começo de julho. Em Santos Dumont os termômetros podem registrar mínima de 5ºC nos próximos dias.

De acordo com Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, uma frente fria chega nesta quarta-feira (30) à região. Além de diminuir as temperaturas, o sistema contribui para o aumento de nebulosidade e faz com que o céu fique parcialmente nublado até o fim de semana. A queda nas temperaturas é sentida desde o início da semana quando uma massa de ar frio de origem polar chegou ao Sudeste do Brasil e substituiu o anticiclone, que é uma massa de ar tropical marítima.

A previsão para Santos Dumont aponta mínima de 5ºC e 6ºC para quinta (1) e sexta-feira (2) respectivamente. As rajadas de vento podem chegar a 15km/h, o que aumenta a sensação de frio. Nos dois dias, a máxima não deve ultrapassar os 19ºC. O tempo gelado continua no fim de semana em SD. No sábado, os termômetro variam entre 7ºC e 21ºC; já no domingo, entre 7ºC e 22ºC. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meorologia (Inmet), o frio será sentido em toda a região da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Em Barbacena, a sensação térmica deve chegar aos 2ºC. A Defesa Civil de Minas Gerais ainda emitiu um comunicado alertando para o frio intenso com previsão de geada moderada a forte no Sul do Estado.

Tempo seco

A umidade relativa do ar vai ficar entre 36% e 95% no fim de semana em Santos Dumont. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal recomendado é entre 60% e 80% e, as regiões entram em estado de atenção quando a mínima fica abaixo dos 31%.

Esse tipo de clima pode causar ressecamento das vias aéreas superiores e inferiores, o que pode se desenvolver em quadros de bronquite, rinite, ressecamento da mucosa nasal e sangramento. Também podem surgir dermatites devido ao ressecamento da pele.

O órgão orienta que a população siga as seguintes recomendações para a própria saúde e segurança:

  • Ingerir bastante líquido e alimentos ricos em água (melancia, abacaxi, maçã);
  • Evitar a realização de atividades físicas enquanto expostos ao sol, especialmente entre as 11h e 15h;
  • Permanecer em locais arborizados e protegidos da luz solar;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins;
  • Uso de protetor solar, bonés, chapéus e guarda-sol;
  • Fazer a hidratação da mucosa nasal, com soluções fisiológicas a 0,9%.

Foto de capa: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário