Português (Brasil)

Secretaria de Saúde faz repasse de medicamentos ao Presídio de Santos Dumont

Secretaria de Saúde faz repasse de medicamentos ao Presídio de Santos Dumont

Data de Publicação: 16 de junho de 2021 14:26:00 Expectativa é que a população carcerária seja vacinada na próxima semana com a dose única da Janssen, braço laboratorial do grupo Johnson & Johnson.

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde repassou medicamentos ao Presídio de Santos Dumont. Os remédios foram entregues depois de um pedido de Alexandre Ferrari, diretor do Presídio, que detectou uma baixa no estoque do local. A chegada da medicação é fruto de um recurso estadual através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP).

A entrega foi feita pessoalmente pela secretária de saúde, Rosangela Garcia, e a lista da medicação conta com os chamados remédios controlados, antiinflamatórios, calmantes, medicação para alívio de dor, entre outros. "É um recurso estadual destinado ao Presídio, mas como cai no fundo da saúde, a gente faz esse repasse mediante às necessidades expostas pelo diretor do local", disse Rosangela. 

O diretor do Presídio explicou a necessidade de ter esses remédios no estoque: "Essa medicação que recebemos da Secretaria de Saúde hoje são remédios controlados que não estávamos recebendo e que o Estado não abrange. O PNAISP é uma parceria entre o Presídio, a Secretaria Municipal e o Estado para aquisição de remédios que por ventura não tenha estoque, além da contratação de equipamentos e pessoal. Nesse primeiro passo, recebemos a medição, isso é muito importante pra gente. Hoje muito desses remédios não tínhamos em estoque e era a família que precisa custear e trazer. Então é um benefício para os familiares também", disse Alexandre Ferrari.

AInda segundo o diretor, o Presídio conta com um médico clínico diário que realiza o atendimento dos detentos e prescreve a medicação necessária.

Detentos devem receber vacina da Janssen 

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a população privada de liberdade faz parte dos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19. Em SD, com o avanço da campanha, a expectativa é que os detentos sejam vacinados nas próximas semanas. 

"A previsão é que nas próximas duas semanas seja feita a vacinação de todos os detentos aqui no sistema prisional. Hoje temos cerca de 165 presos a serem imunizados, estamos aguardando a chegada da vacina. A vacinação é de suma importância, não só pra os presidiários como para toda a comunidade. Uma vez que eles estão aqui confinados e, apesar do pouco contato com a sociedade, há a possibilidade do contágio. Uma infecção aqui dentro geraria uma pandemia por estarem carcerados", afirmou Alexandre Ferrari.

O Portal 14B apurou que o Presídio aguarda a chegada da vacina da Janssen, braço laboratorial do grupo Johnson & Johnson. Como essa vacina é aplicada em dose única, facilitaria a logística da Secretaria de Saúde que precisa deslocar os funcionários até o local para realizar a imunização. Os profissionais de segurança já começaram a ser vacinados anteriormente.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, a previsão era de que as vacinas da Janssen chegassem a SD ainda nesta semana, porém com o atraso, a data ficou incerta e é provável que chegue na próxima semana. Por questões de logística de voos e cargas, o chefe da pasta, Marcelo Queiroga, disse que as doses devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira (16).

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário