Português (Brasil)

De forma híbrida, município já começa elaborar retorno das atividades escolares para agosto

De forma híbrida, município já começa elaborar retorno das atividades escolares para agosto

Data de Publicação: 14 de junho de 2021 19:45:00 Chefe do executivo municipal faz reunião com Saúde e Educação para decidir protocolos de retorno das atividades escolares.

Compartilhe este conteúdo:

Em reunião no fim da tarde desta segunda-feira com a Secretária de Saúde, Rosangela Garcia, e a Secretária de Educação, Bárbara Vieira Marques, o prefeito de Santos Dumont discutiu sobre o tema “Retorno às aulas” no município.

O assunto encontra-se no meio de duas situações delicadas e amplamente afetadas por esta pandemia: Contaminação e educação. Após analisarem diversos paradigmas emergentes com o retorno às aulas, o prefeito agiu com muita cautela na tomada de decisões, baseando-se nas informações do setor da educação e da saúde do município, condicionando critérios a serem implantados para garantir a segurança dos profissionais do ensino e de todos os alunos.

No fim da reunião o prefeito baixou um novo decreto (DECRETO N° 3.464 de 14 de iunho de 2021) para que seja iniciado, de maneira híbrida, o retorno das atividades escolares. Veja o que o que foi decretado pelo poder executivo municipal abaixo:

DECRETO N° 3.464de 14 de iunho de 2021.
"Dispoe sobre o retorno das aulas presenciais de forma hibrida nas redes Municipal, Estadual e Privada do Municipio de Santos
Dumont, Minas Gerais em virtude das ações de enfrentamento ao Coronavirus (Covid-19), da outras providências."

Art.1 - Que as aulas presenciais das redes Municipal, Estadual e Privada no município de Santos Dumont, continuam de forma remota até que se tenha autorização da Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont, juntamente com o Prefeito, seguindo o Programa Minas Consciente, com possível retorno no dia 02 de agosto de 2021.

Art.2 - Caso o retorno seja autorizado, as atividades presenciais se darão de forma hibrida, ficando a cargo dos pais ou responsáveis decidir a volta do aluno para a escola, ou seja, aqueles que os pais ou responsáveis decidirem por não participar das aulas hibridas, continuarão com as atividades remotas.

Art.3 - 0 As Escolas das Redes de Ensino de Santos Dumont devem fazer levantamento com as famílias buscando informação sobre o possível retorno das  aulas hibridas.

Art.4° - Para o retorno, as escolas devem de seguir protocolos sanitários organização em medidas sanitárias, capacitar de forma continuada todos os envolvidos, esclarecendo sobre sinais e sintomas, meios de transmissão e formas de prevenção. Somente a partir do momento que todos os requisitos forem seguidos, as escolas terão autorização para volta às aulas presenciais.

Art.5° - A de Saúde inspeção sanitária será coordenada pela Secretaria Municipal através da Vigilância Epidemiológica.

Art.6° - A manutenção da escola reaberta depende diretamente da taxa de contaminação comunitária local, utilização das medidas sanitárias e de identificação casos suspeitos e contato direto de COVID 19 entre os funcionários da escola, alunos e membros da família.

Art.7 - Os colaboradores e trabalhadores que façam parte do grupo de risco (indivíduos acima de 60 anos, gestantes e portadores das condições clinicas constantes com a apresentação de laudo médico) devem ser suspensos das atividades presenciais e realocados para serviços "home-office", desde que as atribuições sejam compatíveis como trabalho remoto.

O que é o Ensino híbrido e como usá-lo na volta às aulas presenciais?

Nos últimos meses, temos enfrentado profundas transformações no nosso dia a dia, seja em nossa vida pessoal, no trabalho ou no estudo. E é possível que essas mudanças sejam duradouras e que impactem permanentemente nosso estilo de vida.

Devido à crise sanitária, a tecnologia possibilitou que milhões de alunos no mundo todo continuassem a estudar, mesmo com as escolas fechadas. Agora, quando já se fala em volta às aulas presenciais, as ferramentas digitais aparecem, mais uma vez, como grandes aliadas de alunos e professores.

Nesse contexto, o ensino híbrido se apresenta como uma das soluções para a reabertura das escolas prevista para o segundo semestre. Mesclar o ensino presencial com o remoto é uma das formas encontradas para possibilitar o retorno das atividades presenciais, garantindo o distanciamento social entre os alunos. A ideia é que haja um rodízio entre os alunos, para garantir que todos estudem sem estar fisicamente no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto alguns estudam em sala de aula, outros seguem as atividades on-line.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário