Português (Brasil)

Divisão do Meio Ambiente faz doação de mudas no centro de Santos Dumont

Divisão do Meio Ambiente faz doação de mudas no centro de Santos Dumont

Data de Publicação: 9 de junho de 2021 15:58:00 Ao todo, 130 mudas foram doadas em poucas horas, na barraca montada ao lado da Praça Cesário Alvim

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Quem passou pela Praça Cesário Alvim, na tarde desta quarta-feira (9), teve a oportunidade de levar uma muda nativa para casa. A ação foi realizada pela Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos Dumont em parceria com o Instituto Estadual e Florestas (IEF). As 130 mudas receberam destino em poucas horas e, quem demorou a passar no local, ficou sem as mudas dessa vez.

De acordo com Amanda Henrique Costa, chefe da Divisão de Meio Ambiente, ações como essas são fundamentais para melhorar aspectos da cidade e da própria qualidade de vida dos moradores. 

"Essa atividade é em função do Dia do Meio Ambiente, que foi comemorado na última sexta-feira (5). Esse tipo de ação é importante para as pessoas entenderem os benefícios de plantar essas mudas, isso ajuda na fauna e na flora do local, na qualidade do ar e na criação de sombras que influi na temperatura da cidade", explicou. Amanda continua: "Além disso, a ação ajudou a montar um cadastro de pessoas, principalmente da zona rural, para projetos futuros que serão desenvolvidos pela divisão municipal". 

Dona Maria das Dores do Nascimento, de 54 anos, é moradora do bairro Graminha. Ela foi uma das últimas a conseguir a doação de uma muda e levou pra casa uma quaresmeira. "Estão acabando com as áreas verdes e o meio ambiente no geral. É importante a gente fazer pelo menos a nossa parte e contribuir para mais áreas verdes na cidade", disse Maria. Ela conta que plantar é um hábito que carrega há bastante tempo: "Lá em casa tenho dez e quero arrumar espaço para mais".

Segundo a Divisão do Meio Ambiente, quem levou para casa alguma muda foi orientado a não demorar para realizar o plantio e dar preferência a locais abertos, já que algumas das espécies crescem bastante.

Parceria com IEF

A parceria entre os órgãos municipal e estadual deve render mais frutos em breve. Segundo Amanda Costa, a cidade carece de mais áreas verdes, mas com a ajuda do IEF de Barbacena esse cenário tende a melhorar. 

"Vamos realizar mais ações. Tendo a disponibilidade de carro para ir buscar as mudas, eles se colocaram à disposição em ajudar. Vale ressaltar que, depois do plantio, tem todo um trabalho de acompanhamento, inclusive sendo necessária fazer as podas de forma correta".

A divisão municipal pretende plantar novas mudas nos canteiros da Alameda Hermínia Chaves Pedro, conhecido como "escadão",  que liga a Av. Getúlio Vargas à rua Coronel Serrado.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário