Português (Brasil)

Construção de um novo presídio em Santos Dumont é discutida na Câmara

Construção de um novo presídio em Santos Dumont é discutida na Câmara

Data de Publicação: 17 de maio de 2021 13:27:00 Projeto esbarra na cessão do terreno pela Prefeitura

Compartilhe este conteúdo:

Nessa semana a diretoria do Presídio de Santos Dumont esteve no plenário da Câmara Municipal para discutir com os

vereadores sobre o projeto para a construção de uma nova unidade no município.

O montante a ser aplicado pelo governo do Estado, através do Fundo Penitenciário, é de R$ 12 milhões, que será destinado à construção da nova unidade podendo abrigar até 300 detentos.

O atual presídio localizado o bairro São Sebastião foi construído na década de 80, mas tinha a finalidade de abrigar provisoriamente até 52 detentos, que ficavam sob custódia da Polícia Civil de Minas Gerais. De lá para cá a realidade foi mudando e hoje a unidade passou a ser gerida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), comportando até 200 detentos em um prédio com condições precárias.

A unidade atual coleciona várias tentativas de fugas e longo período de reformas. O diretor geral da unidade, Alexandre Henrique Ferrari, e os conselhos da Comunidade e de Segurança Pública (Consep), sob a presidência de Clésio de Oliveira Santos, tem articulado junto à administração pública a viabilidade deste projeto que promete reforçar a segurança pública na cidade e região.

Executivo

No decorrer do ano de 2019 e 2020, várias foram as conversas realizadas por Alexandre Ferrari e Clésio Santos no intuito de esclarecer os benefícios de uma nova unidade prisional para Santos Dumont. As reuniões foram

realizadas com o chefe do Executivo, prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania), que fez vários questionamentos sobre a viabilidade do mesmo. Oportunamente todas as dúvidas foram sanadas. Porém foi solicitado a realização de duas audiências públicas que foram feitas no Plenário ‘Maurílio do Carmo

Ribeiro’ em 2019. Naquela oportunidade várias autoridades policiais, como Cléber Faria e Kênia Almeida, então da Polícia Civil, além do então major da PM, Ricardo Borges, apoiaram o projeto.

Legislativo

Depois de um tempo parado devido ao ano eleitoral de 2020, não houve progresso na condução do projeto. No entanto, ele foi recolocado em discussão nessa segunda-feira (10) na Casa Legislativa. Como uma nova composição vereadores, hoje presidida por Luciano Gomes (Cidadania), vários parlamentares ficaram curiosos quanto ao projeto.

Perguntas foram feitas ao diretor Ferrari, que buscou esclarecer todos os pontos levantados pelos vereadores Conrado Luciano (PT), Felipe Chaves (DEM), José Abud Neto (PSL), Keilon Mazilão (PSL), Niltinho (PDT), Sandra

Cabral (PSD), Tião da Van (PTC), Tiãozinho do Formoso (PSC) e Valdir da Banda (Patriota).

Encerrado os esclarecimentos, a diretoria do presídio ficou de agendar uma nova reunião com o prefeito para discutir o envio do projeto ao Executivo, solicitando à Câmara a concessão de um terreno entre os bairros da Glória e Santo Antônio para a construção da unidade.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário