Português (Brasil)

NOVAS DIRETRIZES EM SANTOS DUMONT PARA ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

NOVAS DIRETRIZES EM SANTOS DUMONT PARA ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Data de Publicação: 4 de maio de 2021 23:46:00 Os estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal em Santos Dumont vão passar a ter a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Compartilhe este conteúdo:

Os estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal em Santos Dumont vão passar a ter a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Para a próxima quinta-feira (6), no Sindicato Rural, está agendada uma reunião para discutir sobre as obrigações e deveres dos estabelecimentos desse setor, bem como a procedência dos produtos de origem animal que são comercializados por eles. Além disso, haverá a apresentação da nova equipe do SIM.

Para o encontro, o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Pedro Paulo dos Reis, convoca os proprietários de laticínios, açougues e abatedouros de animais (carne e seus derivados, pescado e seus derivados, os ovos e seus derivados e os produtos de abelhas e seus derivados).

A reunião está prevista para ocorrer às 15h para os proprietários de açougues e às 17h para os demais convidados, sendo permitido apenas um representante por estabelecimento, em cumprimento às normas sanitárias por conta da pandemia.

Adesão à CIMPAR possibilita comerciantes de SD a vender para municípios da região

O contrato entre a Prefeitura de Santos Dumont e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR), para a prestação de serviço do SIM, foi assinado no dia 8 de março. Na oportunidade, representantes da SMAP reuniram-se com os técnicos da CIMPAR para tratarem sobre a implantação desta nova etapa do SIM no município.

A inspeção e fiscalização agora são privativas do SIM, vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária de SD. Anteriormente à assinatura de contrato, a comercialização destes produtos só poderiam ser destinados ao comércio local. A partir de agora, todos os estabelecimentos cadastrados e autorizados receberão um novo registro do SIM e poderão comercializar legalmente seus produtos em 40 municípios que fazem parte do consórcio.

Serviço e Fiscalização

O serviço do SIM atua diretamente na qualidade sanitária dos produtos finais. No entanto, até chegar ao ponto final da cadeia é feita a inspeção e a fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, ante e post mortem dos animais, a recepção, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, embalagem, rotulagem, armazenamento, expedição e trânsito de quaisquer matérias-primas e produtos de origem animal.

O serviço visa facilitar a instalação e legalização da agroindústria rural de pequeno porte. Além disso, promove um processo educativo permanente e continuado para todos os atores da cadeia produtiva, estabelecendo a democratização do serviço e assegurando participação do governo, da sociedade civil, de agroindústrias, dos consumidores e das comunidades técnica e científica nos sistemas de inspeção.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário